Ir para conteúdo

bluecoffee

Senior Members
  • Total de itens

    83
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

bluecoffee last won the day on 23 Novembro

bluecoffee had the most liked content!

Profile Information

  • Localização
    Curitiba, Brasil
  • Equipamento
    Vários :)

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

bluecoffee's Achievements

Enthusiast

Enthusiast (6/14)

  • Dedicated
  • Reacting Well
  • First Post
  • Collaborator
  • Conversation Starter

Recent Badges

33

Reputação

  1. Eu diria que é alternativa d) Todas as alternativas acima estão corretas. Mesmo em concursos raramente há unanimidade quanto às notas apresentadas. Existem também os métodos de fermentação e infusão que deixam a detecção do que é natural mais difícil ainda e realçam demais algumas notas. E de forma alguma invalido nenhum método, nem a fermentação nem a infusão, desde que seja revelado pelo produtor. E principalmente para evitar o uso de química e aromatizantes artificiais em qualquer processo desses para realçar alguma nota de não sabemos se a longo prazo podem haver efeitos colateriais nocivos. A boa notícia é que quando há exageros, isso aparece no retrogosto. No final do dia eu tenho uma máxima que sempre digo, "A sua lingua nunca se engana. Se está ruim , está ruim mesmo. Se está gostoso, isso é o suficiente." Muitas vezes eu leio o rótulo com as notas apenas depois que provo o café. E a gente tem que voltar a se acostumar com aquele café verdadeiramente equilibrado, que você não consegue discernir uma nota em específico mas em 30 segundos você já tomou a xícara, facinho, facinho. E depois de meia hora vem aquele retrogosto te lembrando, "Aquele café tava gostoso, dá pra servir outro?"
  2. Boa dica, @Juliano Link, já consegui as resistências com o Beto e arrumei o forninho. Se alguém precisar consertar o seu forninho com resistência queimada, pode me contactar para conserto ou fornecimento de resistência de reposição.
  3. outro video com dicas de secagem
  4. Esse é o método bem artesanal aonde ele improvisa um pilão pra descascar o café. Depois ele passa a peneira pra separar a casca da semente. Tem outros métodos para separar a casca como a imersão em água. Mas se for tua primeira vez, sempre vale o método mais natural possível, na minha opinião. Pra secagem, recomendo a secagem manual usando o espaço que você tenha no mesmo lugar que você seca a tua roupa. Vai levar vários dias mas garante que você passe a maior parte dos açucares das polpa pra semente.
  5. Arquivo de Configuração Stratto_1.0_Serial_Novus no Artisan 3.0 Pessoal, acabei de instalar a versão nova do Artisan mas não aparece este arquivo de configuração para os Strattos pré-2020. Alguém conseguiu colocar? ps. 1.Nem na versão 2.10.2 ele aparece... Será que terei que compilar uma versão mais antiga e perto da v2.4.6 que é quando o suporte à Carmomaq foi introduzido? 2. O arquivo Stratto 2.0 até funciona mas não consigo acionar o mexedor, será que é isso mesmo?
  6. Pessoal, queimou uma das resistências do meu forninho. Procurei reposição mas sem chance de achar algo, nem mesmo forno usado pra usar como doador. O chato é que o quartzo que envolve a resistência é moldado nas pontas de cerâmica que seguram a peça toda no lugar, é impossível tentar ajustar alguma outra resistência similar de mercado. Infelizmente acho que condena esse forninho que torra tão bem... Se alguem tiver alguma recomendação ou conseguiu repor a resistência, me avise.
  7. bluecoffee

    Tricolate

    Revivendo o tópico. Já estou faz alguns meses com o tricolate. É bom interessante. Quebra bastante o paradigma da infusão em 3,5 min. Infusões em torno desse tempo dão xícaras com sabor de coado de passagem vide V60. Infusões com tempo maior que isso (lá por 6 min.) lembram um moka bem tirado, intenso com amargor maior mas sem o retrogosto amargo. Em outras palaras, é um método que dá asas a bastante experimentação entre tempos de infusão e moagens mais finas que o que normalmente seriam padrão para coado. É um método que veio pra ficar.
  8. São Luis do Maranhão é 220 V Fase - Neutro e 380 V entre fases. Nem pensar em fazer o que você comenta.
  9. Eu acho que o meu é de glicerina. Entendo que os que não são de glicerina tem uma escala mais ampla. Normalmente se usa escala de até 16 bar.
  10. Bom, imagino que você já faça pre-infusão na mão ne com o vaporizador meio aberto mais o botão de extração? Caso você ainda não experimentou, recomendo fazer isso antes de qualquer modificação. Caso você já tenha feito, recomendo instalar um manômetro antes pra você experimentar com vários perfis de pre-infusão. No final, não me animei a automatizar a pré-infusão. A Rancilio já faz um bom trabalho sem pré-infusão e depois que você pega a manha da infusão manual aí você decide.
  11. Também nunca fiz. Eu moro no Sul e nunca notei água dura. Pelo que eu sei ela é mais predominante no MS. Se as torneiras de pia mais antigas não se calcificam, dificilmente você tem água dura em casa. De qualquer eu sempre filtrei a água que eu tomo e consequentemente a que vai na máquina de café. Isso já reduz o cálcio caso a sua água seja dura. E caso você não tenha filtro, nada mais fofo do que comprar filtro de barro pra harmonizar com a nossa Rancilio.
  12. Depois comenta as tuas experiências de extração usando o manômetro.
  13. concordo em gênero e grau. em geral a pessoa já incorporou a torra carbonizada, o gosto e cheiro de queimado. comece com uma torra bem mais intensa e vá experimentando com ele. sinto tua dor, passo o mesmo com minha mãe mas no caminho contrário, ela acha os meus cafés fortes demais não faz mal, faço sempre um carioquinha bem longo pra ela meu pai já aceita de bom grado meus cafés apesar de preferí-los em geral com leite já que ele só toma café de manhã No final das contas, ambos reconhecem a qualidade de um bom café apesar dos dois me acharem crica demais
  14. 130 obamas sai no total pela Amazon. Nãaao, meu apetite não chega a tanto. E de mais a mais, uso o manômetro e já vou achar o pretexto pra pegar o termômetro digital. Perde um pouco o sentido da extração raíz, rústica. Eu gosto (e bastante) do desafio de conseguir tirar um espresso nessa geringonça só no tato e tendo cuidado com a perda de calor. Aqui em Curitiba então com esta semana de frio, é um execício e tanto. Mas temos que ser realistas, perde bastante café até você chegar no primeiro espresso decente. E pra ter repetibilidade? Você tem que praticar teu mindfullness até a última gota pra ativar todos os sentidos senão não sai bis
  15. Nem sabia que existia esse manômetro, preciso me atualizar. O material é ABS bem reforçado. Desculpe a franqueza mas não ponho fé num reparo. Um novo custa USD 56 mas pena que não despacham pro Brasil (teria que pedir pra cotar à parte via email).
×
×
  • Criar Novo...