Ir para conteúdo

Thor Amorim

Senior Members
  • Total de itens

    27
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    5

Thor Amorim last won the day on 13 Setembro 2021

Thor Amorim had the most liked content!

Sobre Thor Amorim

  • Data de Nascimento 15-05-1993

Profile Information

  • Gender
    Male
  • Localização
    São Paulo, SP
  • Equipamento
    Aram, V60, Kalita Wave, Aeropress, Moka, Clever, 1Zpresso JX-pro

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Thor Amorim's Achievements

Explorer

Explorer (4/14)

  • Reacting Well
  • Dedicated
  • First Post
  • Collaborator
  • Week One Done

Recent Badges

28

Reputação

  1. Opa, tenta identificar se de repente tem algum passo que a princípio não parece influenciar mas influencia. De repente tem dias que você deixa a máquina ligada uns minutos a mais e isso ajuda a estabilizar a temperatura dela e tal. Você tem o hábito de passar um pouco de água pelo porta filtro vazio antes de colocar o pó de café nele? Apesar de não ter a mesma máquina a que eu tenho também é aquecida por termobloco e apesar da luz ficar ok pra extração rápido tem algumas partes da máquina (principalmente o porta filtro) que ainda estão frias e na hora da extração isso pode absorver mais calor do que a gente espera, fazendo com que a extração ocorra numa temperatura menor e consequentemente trazendo uma acidez maior.
  2. Eu tinha visto um comentário sobre o dispersor dar um deformada depois de um tempo, não sei o quão comum é. Faz sentido mesmo que uma segunda geração consiga iterar sobre os feedbacks a partir do momento que o uso vai ficando mais comum. Sobre ser interessante ou não pro caso que eu falei, eu tinha tido uma percepção contrária na verdade. Como você não precisa ter técnica de despejo, menos preocupação em nivelação da cama de café e tem uma gama de ratios que consegue funcionar com uma alta extração, achei que seria um dripper bem fácil de começar a usar e leniente a erros. Realmente o preço e o fator importação é um dos maiores impeditivos, mas espero que surja uma opção mais em conta num futuro próximo. E realmente, já importei pela DHL antes e aumenta legal a facada hahaha
  3. @riozebratubo Obrigado por compartilhar suas impressões! Eu to bem tentado a adquirir um, como você conseguiu importar? Acho que além do brinquedo novo seria um dripper bem legal pra minha namorada que não se liga muito nos rituais do V60. O preço pareceu bem salgado mesmo, você acha que realmente eles tem uma qualidade acima da média?
  4. Saiu um post novo no Coffee Ad Astra e eu achei as conclusões acerca da Aeropress bem interessantes! Testei hoje a receita que ele compartilhou e eu gostei MUITO do resultado, acho que foi um dos melhores resultados que tive numa Aeropress. A única coisa que eu não tinha e é até mencionado como opcional é aquele acessório da Fellow, o Prismo. Acho que vale a pena o teste apesar de entender que pra muitos a proposta da Aeropress pode ir meio contra um tempo de infusão de 10 minutos. https://coffeeadastra.com/2021/09/07/reaching-fuller-flavor-profiles-with-the-aeropress/
  5. Olá, dei uma pesquisada rápida e não achei nenhum tópico sobre esse dripper, se for repetido peço desculpas. A premissa é bem interessante e li por alto sobre ele no Coffee Ad Astra no post recente sobre a Aeropress (que aliás também recomendo). O formato e o filtro se assemelham bastante a uma Aeropress mas com toda a engenharia focada em eliminar os problemas comuns nos coados tradicionais. Alguém já tinha ouvido falar? O que acharam? https://tricolate.com/
  6. Acho que a maior preocupação seria se o material plástico usado na genérica não acaba liberando resíduos prejudiciais à saúde em altas temperaturas. Acredito que o resultado final consiga ser bem próximo, talvez o acabamento final não seja tão polido quanto uma Aeropress original, mas talvez nada que impacte drasticamente. Tendo dito isso, nunca usei uma genérica então é difícil dizer com certeza.
  7. Senti falta de já abrir os tópicos na última página e com foco nos posts não lidos, tirando isso não tive outros problemas e realmente acho que deu uma modernizada na interface.
  8. Opa, que interessante! Pergunta rápida: já foi considerado o uso de Let's Encrypt como solução pra eliminar o custo com SSL? Edit: Já fiz minha contribuição também, muito obrigado pelo esforço em manter esse fórum
  9. Tenho essa mesma balança da Timemore e tô muito satisfeito. Uma coisa bacana de notar que acho que fica meio escondido é que as versões mais novas (dessas que não são smart mesmo) tem a função de auto timer. Basicamente vc aperta o botão de tempo 6 ou 8 vezes seguidas e ela vai dar um bipe longo e adicionar um icone de um A com um círculo em volta. Depois disso da próxima vez que vc apertar o botão de timer vai ter uma contagem de 3 segundos e aí qualquer alteração no peso vai ativar o timer automaticamente, e depois se você retirar todo o peso da balança o timer tbm para sozinho.
  10. @PhantomCoffee acho que o pessoal acima já cobriu tudo na parte de dicas, o que eu vou falar é algo que talvez te alivie, porque esses dias tô usando esse mesmo Melodia da Unique e to tendo bastante dificuldade na extração no V60. Considero meu moedor bem competente e estava tendo extrações sensacionais com o Gesha. Fico pensando se os grãos que eles usaram ou a própria torra desse lote que a gente recebeu não está tornando propício a geração de fines na maior parte dos moedores mesmo.
  11. Opa, então aparentemente eu estava enganado e o que o @ivoesazevedo comentou é realmente o objetivo principal desse acessório. Interessante que é bem difícil alguém comentar sobre esse aspecto do melodrip nos reviews que você vê por aí na internet.
  12. Acho que o controle fino e individual ainda existe. É só um acessório e você encaixa como quiser e onde achar melhor no seu processo, não tem nenhuma regra dizendo que você deve usar ele desde o início até o fim da extração.
  13. Pelo que já vi sobre o Melodrip não é sobre menos partículas finas atravessarem o filtro, acredito que o que determina isso seja apenas o tipo de filtro que você usa, mas sim sobre manter um fluxo consistente e homogêneo de gotejamento para que a turbulência na cama de café seja menor. Verter a água sob a cama de café de forma muito rápida causa uma maior turbulência, que por sua vez aumenta a extração. Além disso com muita turbulência existe uma tendência das partículas mais finas se deslocarem para o fundo da cama de café, o que é outro fator que aumenta a extração porque, além delas extraírem mais rápido que outras partículas, elas "entopem" o filtro fazendo com que o fluxo de água seja menor, aumentando o tempo de contato do café com a água, também aumentando a extração. Sobre a vareta, o pessoal usa durante o bloom pra assegurar que a cama de café foi hidratada de maneira homogênea.
  14. Opa, @Luiz Hsilva, se você tem o moedor e descobriu que essa é a melhor forma, beleza! Eu também prefiro moer com o moedor em mãos, "no ar". No caso do Hario Slim isso acabava prejudicando a moagem um pouco porque isso tornava propício pras mós se moverem enquanto ocorre a moagem, fazendo com que o resultado fosse bem heterogêneo. Como geralmente esses moedores de entrada com mós de cerâmica tem uma construção bem similar achei que o processo que eu comentei pudesse ajudar no da Tramontina também. Vale lembrar também que as vezes não dá pra fazer comparação direta entre dois grãos diferentes porque a densidade dos grãos tbm afeta o resultado.
  15. Acredito que o maior problema nesse tipo de moedor seja a estabilização e não necessariamente os fios das mós. Não sei se você já faz dessa forma, mas vc pode tentar moer em cima de uma superfície plana e estável tentando não usar muita força pra girar mt rápido. Pelo menos me ajudava no Hario Slim moer dessa forma.
×
×
  • Criar Novo...