Ir para conteúdo

Torra do "Café da Moça"


Victor D.

Postagens recomendadas

Hoje fiz duas torras do "Café da Moça" (entre aspas já que acredito que o Café da Moça ó o do Moço, com o perfil dele, esse daqui é o mesmo grão mas não a mesma xícara) ou o 2º Lugar Concurso Melhores Cafés de SP, como ele também é conhecido. Uma torra foi mais quente e curta e outra mais fria e longa. Durante a semana posto minhas impressões de cada uma.

Torra curta:

EE_Curto.png

E a torra longa:

EE_longa.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje provei os dois, um single de cada. Claro que ainda não estão desenvolvidos mas, pelo menos, já saiu bastante CO².

Ainda não dá para falar muito na complexidade mas a diferença na acidez é bem grande. O de perfil mais curto tem uma acidez bem cítrica e pronunciada já o de perfil longo tem é bem menos ácido e mais equilibrado. Sei que não estou falando grandes novidades mas é interessante fazer esses testes pessoalmente.

Em uns 4 dias faço outra prova e posto aqui.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Torrei na pipoqueira esse café ontem. Não vou falar em perfis porque seria ridículo, mas o ponto ficou uma torra média, algo como City+.

Provei agora no V60 e ficou bem legal, bastante redondo. Acidez presente, mas sutil, e boa doçura, corpo médio. Vamos ver daqui a uns dias no espresso como fica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também fiz 2 torras desse café na pipoqueira (08/07 e 09/07), não estou com as anotações aqui mas pelo que me lembro a primeira terminou em 213,9°C aos 13min e a segunda em 209,5°C aos 11min, ou algo próximo disso (depois confirmo).

 

Experimentei a primeira torra hoje cedo e achei excelente. Para quem vinha há um bom tempo tomando apenas o café da Unique (na maioria das vezes um blend de 12g de Unique Frutado com 6g de Unique Cítrico, que foi a melhor combinação que encontrei com esses grãos) o Café da Moça é bem diferente, o primeiro gole foi uma surpresa extremamente agradável.

 

Torrei também o Frutado de Verdade (2 torras + ou - semelhantes à essas descritas) mas ainda não experimentei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava, comprei 1Kg de cada dia 24/06, mas não sei se ainda está.

 

Quando fui torrar entrei na lojinha dele pra confirmar se o 'Premiado 2° Lugar no Concurso Melhores Cafés de SP' que eu comprei era realmente o Café da Moça e não consegui encontrar nenhum café verde pra venda mais. Não sei se ele parou de vender ou se é um problema no site.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aliás, esse Frutado de Verdade deu a torra visualmente mais bonita que já fiz na pipoqueira até hoje, extremamente homogênea.

 

O grão crú já é visualmente bem diferente dos outros que já torrei (os da Unique e o Café da Moça), ele tem uma coloração menos verde (um pouco mais pálido, puxando pro amarelado) e o grão parece ser mais "limpinho", mais brilhante.

 

Não sei se essa diferença se dá pelo processo de secagem, mas até a forma que as películas se soltam do grão durante a torra é bem diferente (é bem fácil perceber na pipoqueira). Todas as películas saem de uma vez no começo da torra e os grãos ficam sem película nenhuma depois de torrados, com os da Unique as películas iam saindo aos poucos durante todo o processo e muitos grãos continuavam com elas mesmo depois de finalizada a torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grão pálido é mais o tempo de armazenamento bem como condições. O café da Fazenda Santa Terezinha é interessante que dura bastante tempo sem desenvolver os gostos de madeira e perda de corpo, talvez pela secagem lenta dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...