Ir para conteúdo

Bomba rotatória - dúvida


Postagens recomendadas

Bom dia aos membros do forum,

Gostaria de saber de quem possue máquina com bomba rotatória e manômetro de pressão se "tirar espresso" sem o pó de café no porta filtro o manômetro marca 9 bar. 

No meu entender sem o pó de café no PF a pressão será 0 ou quase isso. Só haverá pressão se tiver pó no filtro e ela também dependerá da quantidade de pó, moagem e etc.

Quem possue pode por gentileza esclarecer a dúvida ? 

Bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As bombas para máquinas de espresso (residencial ou comercial) são todas hidrostáticas. Precisa da resistência do bolo para gerar a pressão alta, que é limitada por uma válvula reguladora (OPV). Sem café vai marcar 0 ou próximo de 0, dependendo da restrição criada pelo próprio filtro.

Algumas máquinas residenciais possuem filtros "pressurizados", com muito mais restrição à passagem de água, para criar a alta pressão mesmo com uma moagem muito grossa ou inconsistente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Victor ,

Pois é exatamente como pensei. É que tenho visto em forums pessoas falando sobre o "Mágico 9 bars" das rotatórias e eu não via como isso poderia ser. Pois já tinha visto a mecânica das rotatórias e elas têm uma OPV aclopada na própria bomba mas usando os mesmos princípios físicos das vibratórias. Recentemente vi um vídeo que reputo esdrúxulo do Mark, do Whole Latte Love, sobre vibratórias x rotativas , onde é falado a superioridade da rotativa em sempre produzir 9 bar. Então existe muito "vodoo" principalmente quando quem fez o vídeo é também vendedor. Reviews honestas são de usuários , que não são "fan boys" ( Rs Rs Rs ) . 

Obrigado e bons cafés! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que já pesquisei / assisti, as bombas rotatórias tem vantagens na vida útil, nível de ruido e estabilidade da pressão (visto que não tem a pulsação de bombas vibratórias). Apresentam vantagem também no controle de pressão (pressure profile), quando utilizado.

Mas não entendo que isto entregue um grande diferencial na qualidade do espresso. Seria algo mais desejável / factível em máquinas prosumer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite Gabriel,

Penso que o grande diferencial seja a capacidade de produzir extrações seguidas. No ambiente doméstico penso não haver muita diferença . Também descobri que a Invensys fabrica um modelo de 70watts vibratória para uso profissional. Esse modelo não tem diodo integrado e possue um conector diferenciado de 3 pinos. 

Quanto ao sabor, nenhuma cafeteria que frequentei com máquina profissional ,nem de longe chegou ao sabor da minha modesta breville. Também lá o café fica apodrecendo no hopper e quem opera o faz mecanicamente. Pra saber teria de por café novo e a técnica correta. Mas meu pensamemto é que não haverá muita diferença. Acho que só um estudo com várias extrações e duplo cego para confirmar . 

Sabor é algo muito subjetivo depende de quem saboreia.

Bons cafés ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que as máquinas não comerciais (e às vezes até as comerciais) vêm com a válvula desregulada ou com pressão nominal acima de 9 bar. Também usam componentes de menor qualidade em geral. Ao meu ver a vantagem da rotativa é o maior regime de serviço e a longevidade, não tem maior estabilidade. Uma das máquinas mais avançadas, a Decent, usa bomba vibratória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando eu falo em estabilidade, não seria sobre a possibilidade de manutenção de uma pressão média específica. Estava me referindo a pulsação de pressão gerada nas bombas vibratórias, característica intrínseca destes modelos (talvez o termo utilizado não tenha sido o mais correto). E Isso pode ser observado com um manômetro sem glicerina ou sem capilar (flutuação do ponteiro). Este comportamento poderia gerar ou facilitar o acontecimento falhas de canalização (em caso de preparação deficiente do puck).

Mas, novamente, não entendo que esse tipo de bomba tenha um grande diferencial para uso doméstico. A minha mesmo tem bomba vibratória (como a maiorias das máquinas do mercado) e consigo tirar bons / ótimos espressos com ela (sempre atentando claro a preparação do puck e OPV ajustada).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...