Ir para conteúdo

De quantos BAR eu preciso ?


Postagens recomendadas

Bom dia a Todos,

 

Excelente vídeo esclarecendo a questão de quantos BAR são necessários. Tenho inclusive visto donos de Gaggia preocupados com seus 11 BAR de pressão.

 

 

 

(Obs: após fala em alemão vem em inglês e vice versa !)

 

Ótimo final de semana!!! :)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe-me o Luca Bezzera mas isso é uma grande besteira, ou no mínimo, tá mal explicado. Pressão é pressão... Digamos que o bolo tá restringindo bastante e no começo a água tá descendo beeeem devagar, num ristretto. Algo como 1 ml/s (3,6 L/h, menor que a vazão de ambas as bombas mesmo nas pressões altas no caso da vibratória). Não faz diferença a vazão máxima das bombas, nem a força do motor etc.

 

O que ocorre que a vibratória, se você deixar em 9 bar máximo (com o filtro cego no grupo), é que quando o bolo cede e o fluxo aumenta, a pressão chega a cair 1 bar. Isso não acontece porque o fluxo máximo da bomba é pequeno, mas pela curva de pressão/fluxo que é bem inclinada. Então normalmente dá para deixar em uns 9,5-10 bar. Quase certeza que a tradição de se regular essas válvula em 11 bar vem da certificação E.S.E., para sachês.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você que não entendeu, Márcio. Uma é a pressão profissional, outra é a pressão semi-profissional, mais fraquinha, Esta você precisa graduar um pouco mais alta, já que ela é meia-boca. :lol: :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Noite,

 

Comentários jocosos e pouco educados a parte; como ele mesmo diz esse assunto é um "cabo de guerra" tendo adeptos dos dois lados ! Pressão medida de 9 ou 11 bar é a mesma independente do método que a produziu! Agora meu entendimento do caso é que a pressão da bomba rotatória é mais constante do que a produzida pela a da vibração do pistão.Quem se der ao trabalho de estuda-las verá! Sendo essa a razão da (viber pump) calibragem em 11 bar a fim de ter a mesma eficiência no bolo de café (dos 9bar da rotary pump) ! No caso 11BAR equaliza melhor os fatores de quantidade de pó no Brew, granulação do grão e a qualidade do Tamper feito barista! No vídeo do youtube seguem os seguintes comentários que se corretamente interpretados melhor elucidam o ponto de vista do Bezzera !

  • m4tth3wh 2 meses atrás
     
    So the Bezzera domestic espresso machines with ulka pumps set at 11 bar. Does this equate to approx 9 bar at brew head during extraction?
    Responder · pixel-vfl3z5WfW.gif pixel-vfl3z5WfW.gif
  • pixel-vfl3z5WfW.gif
     
    1.jpg


    TheEspressoTV 2 meses atrás
     
    No,you do not understand the function of a vibration pump. It is calibrated at 11 bar, but the pressure on the brew unit depends on the amount of grounded coffee and the grinding degree and the tamping pressure. Good extractions are acchieved with vibrationpumps between 10 and 11 bar extraction pressure at the group. You can check it at the manometer of the brew ghroup, but you see it in the result of the outflow and in the creaminess of the espresso.
    Responder · pixel-vfl3z5WfW.gif pixel-vfl3z5WfW.gif em resposta a m4tth3wh

Uma boa noite a Todos ! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que no geral existe uma preocupação exagerada das pessoas com a pressão da maquina. Pressão de extração é só mais uma variável no processo e ainda assim uma das mais tolerantes...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia lido o comentário do Youtube e não há base alguma pra isso, de que melhores resultados se obtém com 11 bar, e que o bolo é quem manda...

 

A pressão da vibratória é constante. Claro que há os pulsos na frequência da rede elétrica, e na rotativa, por seu funcionamento, não. Mas basta medir a pressão com um filtro cego e se vê como é constante.

 

Como eu disse acima, a queda de pressão com o aumento do fluxo é significativo na vibratória. Mas basta deixar em 10 bar a OPV com o filtro cego, não 11 bar. E o problema é a explicação equivocada do Luca, de comparar o tamanho da bomba etc, e não há cabo de guerra algum entre "duas vertentes".

 

Como diz o Léo, certamente essa preocupação com a pressão é exagerada. Se 11 bar dá resultado e não há como regular (OPV fixa), paciência. Se dá para regular, o usuário pode tentar ver o que consegue com 7, 8, 9 ou até mais, como na Elektra, 13-14 bar, sem OPV. Nas máquinas de pistão tem de tudo também, domésticas pequenas com 6 bar, comerciais com 7-8 iniciais, ou ainda 10-11. E a maioria das comerciais variam a penas 3 bar, máximo 4, do começo ao fim, não é bem a curva idealizada por muitos de 9 a 0...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

e não há cabo de guerra algum entre "duas vertentes".

 

Márcio.

 

Boa Noite.

 

Fico imaginando como seria se houvesse "cabo de guerra" entre as duas vertentes !!! ;) Enfim; cada qual com o seu fundamento e conhecimento! :)

 

Abraço,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabo de guerra entre duas vertentes seria um grupo dizendo que é melhor 9 bar, outro dizendo que é melhor 11 bar. O exemplo ali foi do dono da Bezzera explicando o porque eles usam 11 bar, mas com uma explicação sem fundamento...

 

O que expliquei não é meu fundamento ou conhecimento, é física. O fabricante preferir usar 11 bar por motivos diversos, como bombas vibratórias perderem eficiência depois de um tempo, ser compatível com E.S.E., dar menos reclamação de maior parte dos clientes, aí sim, é a experiência (conhecimento) dele.

 

Abraço,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Meu comentário pode ter sido jocoso, mas não foi mal-educado. Aqui o clima é informal, mas a gente sempre tenta manter, na medida do possível, a acuidade científica (no sentido mais amplo) do que se escreve.

 

Não se esqueça que em geral a pressão máxima no grupo é determinada pela OPV (havendo), e a mínima pelo bolo de café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na extração do café o que importa é a pressão da água na saída do chuveiro. Como se chegou à tal pressão não importa. Pressão é pressão, como o Márcio bem observou.

 

Nas máquinas com OPV, a queda linear da pressão com o fluxo nas bombas vibratórias só vale quando o fluxo é alto e a OPV ainda não abriu. Assim que o fluxo é restringido a pressão na OPV sobe e ela abre. Então até um certo fluxo máximo temos pressão constante na saída da OPV, e a potência fornecida pela bomba já é maior que a necessária. Se esse excesso é de 2x ou 200x dá na mesma.

 

Porém nas máquinas domésticas, podemos ter duas outras fontes de queda de pressão, após a saída da OPV:

 

- A viscosidade da água ao passar pelas tubulações, especialmente as mais estreitas ou com mudanças bruscas de secção, gera uma perda de carga por atrito, que é proporcional ao fluxo. Quando o fluxo é zero, a queda de pressão por perda de carga também é zero, mas vai aumentando quanto maior for o fluxo.

 

- Nas máquinas com válvula de retenção, esta só se abre quando há uma diferença de pressão de 1 a 2 bar entre sua entrada e saída. Esta queda de pressão é fixa (não depende do fluxo)

 

Talvez seja p/ compensar estes fatores que as máquinas domésticas vêm normalmente com a OPV regulada p/ abrir em 11 bar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"DE QUANTOS BAR EU PRECISO"

 

Se meu avô Portufues fizesse esta pergunta a si mesmo, ele responderia 2. E o cavalo dele também, explico, ele foi o feirante numero 1 de São Paulo, as inscrições das feiras que fazia eram quase todas de no 1, terminada a feira ele subia na carroça, não tinha caminhào ainda, e o cavalo levava a carroça enquanto meu avô dormia, mas tinha 2 determinados bares que o cavalo já conhecia e parava sózinho para meu avô tomar "café".

 

Agora se a pergunta fosse " DE QUANTOS BAR EU PRECISO EM MINHA MÁQUINA DE CAFÉ" ai meu avô não saberia responder.

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"DE QUANTOS BAR EU PRECISO"

 

Se meu avô Portufues fizesse esta pergunta a si mesmo, ele responderia 2. E o cavalo dele também, explico, ele foi o feirante numero 1 de São Paulo, as inscrições das feiras que fazia eram quase todas de no 1, terminada a feira ele subia na carroça, não tinha caminhào ainda, e o cavalo levava a carroça enquanto meu avô dormia, mas tinha 2 determinados bares que o cavalo já conhecia e parava sózinho para meu avô tomar "café".

 

Agora se a pergunta fosse " DE QUANTOS BAR EU PRECISO EM MINHA MÁQUINA DE CAFÉ" ai meu avô não saberia responder.

 

Falou e disse Gilberto !!! :D :D :D​ Ainda estou sorrindo!!! Rapaz !!! Eu não preciso de BAR nenhum; só d'uma "cafeinazinha" !!! KKK!!!

Forte Abraço Gilberto!!!

:D

:D

:D

:D

:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...