Ir para conteúdo

Baratza Forté


Carneiro

Postagens recomendadas

Novo produto da Baratza a ser lançado esse ano.

 

http://www.baratza.com/new-products-forte-grinder-and-removable-hopper/

 

Bem legal. Só seria interessante eles conseguiram alguma melhoria nas mós e, claro, no resultado final. Gosto muito do resultado do Vario no espresso (não provei coado com café moído nas mós de metal), mas sempre acho que falta um pouco de clareza ou brilho nas extrações. Talvez esse "plus a mais" deixaria o preço de USD 950 imbatível, quando comparado ao ProM, Mazzer Mini E etc.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante. Realmente é bem caro, mesmo preço do SJ eletronic, que me parece uma melhor opção.

Não entendi muito esta parte:

"• Auto-dosing feature that converts weight to grind time, automatically, to allow precise direct grinding to portafilter"

Um pouco off topic mas nem tanto, viram que a baratza criou uma mó de metal para o Vario especificamente para moer mais grosso (coados e afins).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que por peso só vai funcionar para moer no recipiente. Assim, quando quiser usar o porta-filtro, ele converte para tempo para poder usar sem tem que medir tempo que dê aquele peso. Imagino que seja algo como, você mói 15g de um café, ele mede o tempo, e aí converte, assim ele já compensa a densidade do grão, regulagem etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Vario conseque moer pra prensa? Li ou ouvi em algum lugar que ele não chega numa moagem tão grossa. Acho que foi num comparativo Vario X Rocky da SCG. O Vario mói mais fino que o Rocky, mas o Rocky mói mais grosso que o Vario (ainda que este de forma mais consistente). É o que lembro de memória, posso ter cometido um equívoco... se essa suposta falta também fosse corrigida no Forté (não gostei do nome, rsrs), seria muito interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A faixa de moagem do Vario, quando calibrada no mínimo para espresso, deixa um pouco a desejar no final grosso para prensa. Mas vai de gosto também, pode ser que para muitos o resultado é bom. Mas as mós de metal é que estão sendo vendidas como solução de coado/prensa etc. Aí basta calibrar mais para cima, e o bom é que essas mós apresentam poucos particulados (parece que nem funciona direito no espresso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A faixa de moagem do Vario, quando calibrada no mínimo para espresso, deixa um pouco a desejar no final grosso para prensa. Mas vai de gosto também, pode ser que para muitos o resultado é bom. Mas as mós de metal é que estão sendo vendidas como solução de coado/prensa etc. Aí basta calibrar mais para cima, e o bom é que essas mós apresentam poucos particulados (parece que nem funciona direito no espresso).

 

Bueno, assim poderia ser uma solução definitiva para o entusiasta de infusões e coados na versão de mós metálicas. Muito melhor que Bunn e outras geringonças similares de grandes mós planas, que também tem essa característica de pouco particulado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Adoro os moedores Baratza. eles tem ótima qualidade e o tamanho é perfeito para minha humilde cozinha com armários em cima da banca onde ele fica. O melhor de tudo é a garantia para peças por 1 ano mesmo fora dos EUA. Para mim a grande vantagem do Vario é que ele tem uma qualidade de moagem comparada a modelos mais caros e maiores (espaço que me falta), mas se esse Forté vai custar o dobro do Vario com a mesma qualidade de moagem, ai começo a duvidar se ele vale a pena. Adoraria comprar este modelo mas só o faria se custasse por volta de US$750 ou se a qualidade da moagem fosse superior ao Vario. Imaginando que um vario possa durar 5 anos, se amortizamos seu custo ao longo desse período teriamos um custo aproximado de US$7,50 por mês( valor do modelo nos EUA). Para mim já é um valor satisfatório. Prefiro após 5 anos comprar um novo Vario ou um modelo que esteja com boas reviews do que comprar um vario pelo o dobro do valor que talvez dure o dobro do tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Adoro os moedores Baratza. eles tem ótima qualidade e o tamanho é perfeito para minha humilde cozinha com armários em cima da banca onde ele fica. O melhor de tudo é a garantia para peças por 1 ano mesmo fora dos EUA. Para mim a grande vantagem do Vario é que ele tem uma qualidade de moagem comparada a modelos mais caros e maiores (espaço que me falta), mas se esse Forté vai custar o dobro do Vario com a mesma qualidade de moagem, ai começo a duvidar se ele vale a pena. Adoraria comprar este modelo mas só o faria se custasse por volta de US$750 ou se a qualidade da moagem fosse superior ao Vario. Imaginando que um vario possa durar 5 anos, se amortizamos seu custo ao longo desse período teriamos um custo aproximado de US$7,50 por mês( valor do modelo nos EUA). Para mim já é um valor satisfatório. Prefiro após 5 anos comprar um novo Vario ou um modelo que esteja com boas reviews do que comprar um vario pelo o dobro do valor que talvez dure o dobro do tempo.

 

No âmbito domestico concordo integralmente com você. Aliás por isso mesmo o Forté está sendo direcionado como produto comercial e não domestico...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 1 month later...

E isso mesmo, são maiores que outras mós da Baratza e iguais a do Vario.

 

 

Functionality: Grinder guts

 

Like the Vario, the Forté grinds with 54mm steel or ceramic flat burrs, and the choice is yours. (Baratza recommends steel burrs to grind for brewed coffee and ceramic burrs — which can grind 200 microns finer — for espresso.) Both of these burr sets are a full 14 millimeters larger than other Baratza burrs, 10 millimeters smaller than the Mazzer Mini's, and 11 millimeters smaller than the Pro M's. But size doesn't say everything.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Tanto os discos de lâminas em cerâmica como em aço são de 54 mm de diâmetro. São os mesmos utilizados nos modelos Vario e Vario-W, sendo que para estes os discos em aço são opcionais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E isso mesmo, são maiores que outras mós da Baratza e iguais a do Vario.

 

 

Functionality: Grinder guts

 

Like the Vario, the Forté grinds with 54mm steel or ceramic flat burrs, and the choice is yours. (Baratza recommends steel burrs to grind for brewed coffee and ceramic burrs — which can grind 200 microns finer — for espresso.) Both of these burr sets are a full 14 millimeters larger than other Baratza burrs, 10 millimeters smaller than the Mazzer Mini's, and 11 millimeters smaller than the Pro M's. But size doesn't say everything.

 

Dizer que as mós são maiores que as outras da Baratza é mais marketing pra americano (maior=melhor) do que qualquer outra coisa, afinal as mós do Encore, do Preciso e do Virtuoso são cônicas, ficando meio sem propósito compará-las com as do Vario e Forté, que são planas.

 

De toda sorte, no mundo das mós tamanho costuma ser documento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

Mas não é isso que o avaliador diz ao final? "But size doesn't say everything." Justamente quando diz que é maior que as outra usadas pela Baratza e menor que as do Mazzer Mini e do Pro M.

Certo estás ao acusar imprópria a comparação entre discos planos e conjunto de anel e tronco de cone. Processo diferentes como o mesmo objetivo. Poder-se-ia até comparar resultados, mas não as peças empregadas, pois cada qual é adequada à seu processo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ruston.

Supostamente em nada, e tampouco é essa a pretensão. Na verdade os modelos Forté AP (all purpose grinder - discos em cerâmica) e Forté BG (brew grinder - discos em aço) são o Vario-W em versões reforçadas para aguentarem o uso em ambientes comerciais. Claro que, por exemplo, uma mudança que pode influir é o novo motor e o novo regime de rotações. Mas terei que esperar o recebimento em outubro para avaliar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...