Ir para conteúdo

Ajuda para escolha de moedor comercial para uso doméstico


r.lima

Postagens recomendadas

Olá pessoal do fórum , boa tarde :)

 

Estou a procura de um moedor para fazer um combo junto a uma ECM , Rocket ou LM ( essa dúvida está me matando kkkk ) , não pretendo compra-lo já , já antes vou me decidir com a máquina ! E também se eu ficar com a La Marzocco , o moedor só vai ser comprado ano que vem .

 

O objetivo deste novo moedor é ser um doserless , rápido ( menos de 10 s para um duplo , o SJ faz em aproximadamente 9 s ) , robusto ( que irá durar por bastante tempo como o SJ por exemplo, que a única coisa que irei ter que fazer daqui uns bons anos é trocar as mós ) ,que não cause "clumps" ( a única coisa que quero fazer é : moer , compactar ! Sem rituais com distribuição excessiva , wdt etc... ; e que retenha "pouco" pó .

 

Sei que está ultima condição é meio difícil de ser encontrada em moedores comercias , mais algo próximo do SJ ( que considero pouca a retenção ) me faria super feliz :)

 

E antes de tudo o que vocês acham que seria um maior upgrade do SJ , um cônico ou um flat maior ainda ?

 

Os moedores que tenho em mente são :

 

Se forem flat : Mahlkonig k30 ( qual a diferença wbc para o não wbc ? ) - Compak k8 fresh (teria que importar , o que não gostaria de fazer ou poderia ver se a italian coffee me conseguia um ) - Compak a8 ( este tenho medo de uma retenção de pó monstruosa , mas posso estar enganado , mas a italian coffee vende .

 

Se forem cônicos :

 

Compak k10 fresh ........ ??????...........??????? Ainda não pesquisei outros :P

 

Desculpem pelo post gigante mas as duvidas são vastas :) , abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida: O SJ quebrou?

 

Não !!!!!!!!! É que eu pretendo comprar um doserless pois eu adoro o super jolly mas acho que faz uma bagunça ......

 

E estou vendo de comprar no futuro uma maquina , gaggia talvez ( em um mundo perfeito uma Silvia :P ) para deixar em um canto que tenho em um lugar fora de casa ...... Dai precisaria de um moedor , e iria usar o Mazzer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é o próprio. Moedores comerciais e retenção são duas coisas que não combinam. Há o Versalab M3, mas pelo que sei tem lá suas vicissitudes, então não sei se seria a melhor opção. E os grandes cônicos são bem legais pra consistência nas extrações, etc, por isso acho que talvez esse Ceado seja uma boa alternativa se reter poucos grãos pra um grande cônico, tem um dispositivo antiestática que não sei se funciona a contento, etc . Pelo menos a limpeza parece barbada, o que é ótimo pro uso doméstico, em que a troca de grãos é frequente.

 

O ruim é que é um moinho novo, por enquanto não tem muitas resenhas sobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo

Parece que o futuro Baratza Forté será uma alternativa muito apropriada para tua necessidade. Se for como os Varios, a retenção é irrisória e é rápido na moagem.

 

Forte-150x150.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Versalab é lento pacas. Caro, grande risco de em pouco tempo desalinhar (lá fora vários tiveram problemas assim, parece que a tolerância na fabricação é ruim), o sistema de segurar o porta-filtro parece ruim, o sistema de dosar é obrigatoriamente pesar ou então aquele recipiente com dosagem volumétrica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Versalab é lento pacas. Caro, grande risco de em pouco tempo desalinhar (lá fora vários tiveram problemas assim, parece que a tolerância na fabricação é ruim), o sistema de segurar o porta-filtro parece ruim, o sistema de dosar é obrigatoriamente pesar ou então aquele recipiente com dosagem volumétrica.

 

É eu não gosto muito do Versalab pelo vídeos que vi ........ Ele tem um design interessante mais eu não me arriscaria tanto :)

 

Agora falando dos moedores Ceado , precisamente no e92 , eu adorei ele ! Mas encontrei pouquíssima informação sobre , qual a sua opnião ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E compak a8, com aquele sistema de pré-moagem de até dois shots ???? Na minha cabeção é um monstro de retenção de pó ! Não sou louco por limpeza shot após shot ( tanto que só expurgo umas 30g de pó antes de tirar o meu primeiro shot do dia , e só limpo o dosador quando vou desligar a maquina ) , mas o que me preocupa nele é não tem como limpar o que fica retido !? Um moinho com dosador sendo aberto é fácil limpar completamente .

 

Seria melhor um k8 fresh ao invés de um a8 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, é verdade, o novo Elektra Nino parece que tem baixíssima retenção de pó. Esqueci deste, esta valendo sobre ele outro dia, mas é caro pra caramba. Entretanto, faz um belo par com a GS/3, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No Home Barista, há referências de que o Robur-E exige um expurgo de +/-35-40g pra eliminar o pó velho. O Elektra Nino, 5. É um puta diferença. 5g é o expurgo que eu faço no meu bezzerinha, é um nada pra um Titan.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que cônicos e planos tem caracteristicas diferentes, mas o que é consagrado e testado é que os grandes cônicos são muito mais consistentes entre extrações. Isso, por si só, é uma baita vantagem. Leia o Titan Grinder Project, no HB. Bastante informação pra quem quer comprar um moedor grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não essa história de 40g x 5g... É uma briga enorme entre os entusiastas de como medir isso. O Nino realmente parece ter um sistema legal que deve manter pouco pó na câmara, mas certamente qualquer um desses vai reter pó e o uso ideal é de várias extrações por dia, preferencialmente seguidas. O K30 também retém boa quantidade, por exemplo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, Márcio, eu colocando uma pilha no Lima e vc cortando o barato! :)

 

Mas, mais uma vez, você tem razão. Pelo que li, não há nenhum teste publicado com metodologia bem estabelecida pra retenção de grãos nesses Titans. O que dá pra afirmar é que o Nino retém relativamente pouco comparado a um papa-café declarado, como o Robur. O quanto exatamente, difícil afirmar.

 

São moedores comerciais, né? O tamanho dos monstros diz muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhem a opnião desse figura do HB ( se assim posso chama-lo ) sobre o k10 fresh.

 

 

by darcyb on Jan 16, 2012, 7:20 am

 

"Get the Compak K10 Fresh. I've had one for almost a year and I love it. With the small hopper it is only about an inch taller than a Mazzer Mini E, so easily fits under cupboards. It also grinds 21 grams in 6 seconds. It sounds fantastic too - like a 6 second growl from an angry rottweiler. Very powerful!. In person, the black one looks fantastic with thick industrial strength stainless steel in the front and an incredibly deep, glossy black finish for the body. Adjustment is incredibly easy. Just remember that there is about 20 grams of retention between adjustments ie once you make an adjustment you will have to skip a fill to see the result (of the adjustment). In the morning, just purge the first basket if you're having a short black. If you're having it with milk just give the first coffee to the wife - she'll never tell the difference. Neither will you, truth be told. Stale coffee (with milk) from this grinder tastes better than fresh coffee from a Mazzer mini E. Don't scoff all you coffee tossers. This grinder is that good. If you want a grinder with less retention get the Niño. Also, get the Niño if you want a divorce. She will take everything you own - except the Nino. Because it is effing massive. It'll be the first and only thing that visitors to your house remember (and talk about with rolling eyes). Anyway, I bet if you buy the Fresh and replace your Mini E that your wife won't even be able to tell. She may throw a few suspicious glances at it but won't say anything in case she looks stupid. With the Fresh, every shot is exactly the same size, Exactly. And you will taste amazing things in your espresso. You will also find that that you will get far longer extractions out of your coffee (than a mini E) ie better crema. Lastly, in the year I have had it, I have not had to clean out the chute once. This machine is great and for home use you will never wear it out. In the future, you may upgrade your coffee machine but you will never upgrade the Fresh. Cheers, Darcy"

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

O K30 também retém boa quantidade, por exemplo.

 

Márcio.

 

Márcio ,

 

Sei que é difícil medir a retenção de pó , na verdade não tenho a menor idéia de como eles fazem isto , mas uma estimativa em gramas seria de quanto ? 20g ?

 

Após ler um bocado a mais sobre moedores esta tarde , estou quase certo de que quero um cônico ; sinto que só assim terei a sensação de estar fazendo um verdadeiro upgrade .

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais uma duvida :

 

Um cônico além de aumentar a consistência entre extrações , também reduziria o número de fines , resultando em menos ou zero particulado no fundo da xícara ?

 

Ou um pouco de particulado é particularidade do espresso , ou seja , irei encontrar isto em qualquer combo de maquina x moedor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O K30 acho que acumula bem menos que 20g, mas não deve ser menos que 10g. A idéia é o quanto precisa jogar fora para ter a moagem nova e não ter problema na extração. Por exemplo, fez uma sessão logo cedo, aí depois do almoço vai fazer café. Quantos gramas iniciais estão "velhos"? Acho que no K30 uns 2-3s é suficiente, isso dá uns 8-11g.

 

Na verdade, os cônicos devem dar um pouco mais de particulado, ou quantidade parecida, e uma distribuição mais abrangente, não sei se variando em duas médias ou apenas uma média com desvio padrão maior.

 

Minha percepção na prática com o Pharos é que canalização é mais difícil acontecer. No K30 ou ProM eu botava mais pó ao invés de afinar, mas mesmo com boas extrações, o fluxo aumenta e clareia ("blonding") um pouco mais cedo. Mas não é melhor ou pior. São características de cada moedor mesmo. Ideal talvez seja ter 1 de cada. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li direito? :P

 

Não sei porque raios eu fui escrever 30g !!!!! Sem querer devo ter teclado 3 ao invés de 1 , o que resulta em ..... 30 !!!!!!!!!! :D:lol: :lol: :lol: :lol: :P :P :lol: :lol:

 

Léo ,

 

Devo expurgar no máximo umas 7g-12g antes do meu primeiro shot do dia

 

Abs :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Léo ,

 

Devo expurgar no máximo umas 7g-12g antes do meu primeiro shot do dia

 

 

Abs :-)

 

E não tenho o hábito de expurgar shot após shot . Quando fico um tempo um pouco maior sem usar apenas limpo a "saída" com um pincel , descarto o que cai e dou apenas uma ligada de uns 4s no moedor e descarto novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estava vendo aquele seu vídeo sobre singles e tive a impressão que o Vario deve acumular pouquissímo pó , não ?

 

É verdade, retém pouco mesmo. Li em algum lugar, acho que no HB, que bastam 3,5g para renovar o pó que fica dentro dele.

 

No primeiro shot de um dia eu sempre purgo cerca de 3g, nos demais daquele dia eu já faço direto, sem purgar. Tenho ficado satisfeito com os resultados.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...