Ir para conteúdo

Roastilino


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Bem legal esse torrador de leito fluido doméstico, o Roastilino. Parece que finalmente resolveram fazer um torrador prosumer com essa tecnogia. Alguém mais crítico podia dizer que é uma pipoqueira de fresco, mas que é legal, é.

 

http://www.fracino.com/machines/roastilino.html

 

Roastilino.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim, acho que nem a pau vale a pena esse Roastilino. Postei aqui como uma mera curiosidade. Só.

Dependendo da qualidade pode valer a pena sim, um torrador nacional de leito fluido para 500g estava à venda no ML por 11k. Esse sim não vale a pena.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quero dizer é que é caro pra um torrador de leito fluido que não tem maiores controles de perfil de torra. Nessa faixa de preço já dá pra comprar um Quest.

Esse nacional tá caríssimo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que quero dizer é que é caro pra um torrador de leito fluido. Nessa faixa de preço já dá pra comprar um Quest.

Sim e não, leito fluido não é melhor nem pior que de tambor, o perfil é simplesmente diferente. Dizem que o de tambor dá ênfase para os sabores da torra e mais corpo, tão valorizados no espresso, e o de leito fuido traria mais claridade, muito procurada para coados, por exemplo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, Victor. Mas meu ponto não é este.

 

É que é difícil fazer um torrador a tambor doméstico com as facilidades que tem um desses amadores, ou pelo menos bem trabalhoso engenheirar um. Já um torrador de leito fluido se emula bem com uma pipoqueira com alguns mods fáceis, e aí que o Roastilino se torna caro. Se fosse importar, imaginando 100 libras de frete pra facilitar o cálculo, seriam 6 mil reais no Roastilino, com II e ICMS. Uma pipoqueira modificada faria a mesma coisa por, digamos... 300 reais? Só não fica bonito de colocar do lado da R58. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo, Victor. Mas meu ponto não é este.

 

É que é difícil fazer um torrador a tambor doméstico com as facilidades que tem um desses amadores, ou pelo menos bem trabalhoso engenheirar um. Já um torrador de leito fluido se emula bem com uma pipoqueira com alguns mods fáceis, e aí que o Roastilino se torna caro. Se fosse importar, imaginando 100 libras de frete pra facilitar o cálculo, seriam 6 mil reais no Roastilino, com II e ICMS. Uma pipoqueira modificada faria a mesma coisa por, digamos... 300 reais? Só não fica bonito de colocar do lado da R58. :)

Não acredito em almoço grátis e não acho que uma pipoqueira com mod produz uma torra com a mesma qualidade de um torrador profissional de leito fluido. Quanto ao Roastilino, não sei, não conheço a qualidade dele.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que depende muito do mod e do torrador com o qual está comparando. Tem caras que montam uns torradores de leito fluido bem sofisticados no Homeroasters, trocam a ventoinha pra aumentar o fluxo de ar e poder colocar mais grãos, aumentam a câmara com vidro pra permitir melhor visualização, instalam PID, etc.

 

O resultado de algumas torras que vi do Roastilino no Kaffee Netz não me impressionaram. Torras terminando entre 4 e 5 minutos são bem compatíveis com o perfil que se consegue na Pop Fun sem modificação alguma, com a diferença (esta significativa) de que a pipoqueira torra bem uma quantidade de uns 60-70g sem precisar de nenhum auxílio e ainda assim ficar superuniforme, enquanto que o Rostilino faz 2 a 3x essa quantidade.

 

Obviamente que isso é só uma comparação do perfil de torra que aparentemente ele produz. Uma comparação séria teria que colocar os equipamentos lado a lado, e aqui só estou especulando. No mínimo, o Roastilino é bem bonito e parece ter boa qualidade de construção. Lembra um pouco um aquaplay. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma torra em tempo real do Roastilino com 120g de café. Sem a intenção de polemizar, a grande diferença em relação a pipoqueira é que a agitação é muito maior já desde o início do processo.

 

http://www.youtube.com/watch?v=AuxEMW9Qcec

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

KKKKKKKKKKKKKKK

 

Formou em direito não é ???

 

Vc não engana ninguém..... é claro que sempre vai ser um cutucão para polemizar :ph34r:

 

Vendo o vídeo não passa de um Fresh Roast SR 500 mais caro....

 

Nada demais.

 

O Fresh sai por 250 doletas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas o que Direito tem a ver com polemizar, uai? Minha intenção é discutir as qualidades dos torradores de leito fluido do mercado doméstico.

Na minha opinião, o Fresh Roast tem um problema parecido com o da pipoqueira, que é precisar de um auxílio no início da torra pra chacoalhar direito. O Roastilino já sai bombando direto, e pelo jeito é bem mais potente no aquecimento também. No mais, o sistema é o mesmo, afinal é um torrador de leito fluido.

 

Já esse Toper Optical Roaster que o Guilherme linkou no outro tópico é demais: 4 perfis de torra customizáveis. Esse parece bombar.

http://www.toper.com/e-coffee-roaster-optical.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa naquelas. Não dá pra comparar o fluxo de ar do Fresh com o Roastilino, nem com o Toper, basta ver os vídeos. Óbvio que tudo tem um preço, como Victor bem destacou. Facilidades e bons materiais não vem de graça. Esse Toper Optical parece uma uva pra usar, fiquei de cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa naquelas. Não dá pra comparar o fluxo de ar do Fresh com o Roastilino, nem com o Toper, basta ver os vídeos. Óbvio que tudo tem um preço, como Victor bem destacou. Facilidades e bons materiais não vem de graça. Esse Toper Optical parece uma uva pra usar, fiquei de cara.

"uma uva" é bom ou ruim?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...