Guilherme Torres Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Até hoje, tinha como certo que a melhor pressão a ser definida na OPV de máquinas domésticas e prosumer seria de 9 bar, que é a pressão utilizada nas máquinas comerciais. Estava errado. O ideal, para máquinas de espresso cuja pressão é obtida por meio de bombas vibratórias (as famosas ulka que equipam a maioria dos equipamentos domésticos e prosumer) é 11 bar. Posto video interessante sobre o tema, filmado no interior da fábrica que produz as famosas BEZERRA. PS: Não sei se o tópico deveria estar nessa seção ou na de máquinas de espresso. Na dúvida, postei aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Abril 2013 Denunciar Share Postado 23 Abril 2013 Alguém colocou esse vídeo em outro tópico, inclusive eu critiquei o Luca sobre o argumento nada técnico dele, e houve uma pequena polêmica. Pode ser por outras necessidades, como padrão E.S.E., garantir que possível a perda de eficiência da bomba com o tempo não precise de intervenção, entre outros. Mas o argumento de que a bomba é menor e a rotativa é grande não tem nada a ver. A rotativa, inclusive, tem fluxo bastante alto para 1 grupo, mas a válvula integrada faz esse excesso circular e limita a pressão. A melhor pressão para regular sua máquina, se tiver uma válvula para isso, é a que você mais gostar. Mas ao medir no porta-filtro, com o mesmo fluxo, 9 bar da vibratória é igual a 9 bar da rotativa... Uma característica da vibratória, pela curva inclinada de pressão e fluxo, é que vai sempre ter uma diferença de até 1 bar entre fluxo muito baixo (ristrettos) e fluxo mais alto (normal). Mais ainda pro longo. Mas aí que entre a preferência do usuário, ele pode deixar em 10 bar (medido no porta-filtro sem fluxo), pois sempre tira duplos com fluxo razoável, e aí a pressão vai ser uns 9-9,5 bar. Eu que prefiro ristrettos bem lentos, posso deixar em 9,5 bar estático... Abraços, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphamfaria@yahoo.com.br Postado 24 Abril 2013 Denunciar Share Postado 24 Abril 2013 Estranhei tb a justificativa dada. Independente do tipo de bomba, pressao de 9 bar sempre sera pressao de 9 bar. Nao sei se pode ir para o caminho referente a variacao de pressao, mas sempre medi aqui em casa e nunca constatei algo tao significante. O ponteiro do manometro possui vibracao reduzida em fc fluido aplicado na caixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fábio A. Castelli Postado 1 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2013 Alguém colocou esse vídeo em outro tópico, inclusive eu critiquei o Luca sobre o argumento nada técnico dele, e houve uma pequena polêmica. Pode ser por outras necessidades, como padrão E.S.E., garantir que possível a perda de eficiência da bomba com o tempo não precise de intervenção, entre outros. Mas o argumento de que a bomba é menor e a rotativa é grande não tem nada a ver. A rotativa, inclusive, tem fluxo bastante alto para 1 grupo, mas a válvula integrada faz esse excesso circular e limita a pressão. A melhor pressão para regular sua máquina, se tiver uma válvula para isso, é a que você mais gostar. Mas ao medir no porta-filtro, com o mesmo fluxo, 9 bar da vibratória é igual a 9 bar da rotativa... Uma característica da vibratória, pela curva inclinada de pressão e fluxo, é que vai sempre ter uma diferença de até 1 bar entre fluxo muito baixo (ristrettos) e fluxo mais alto (normal). Mais ainda pro longo. Mas aí que entre a preferência do usuário, ele pode deixar em 10 bar (medido no porta-filtro sem fluxo), pois sempre tira duplos com fluxo razoável, e aí a pressão vai ser uns 9-9,5 bar. Eu que prefiro ristrettos bem lentos, posso deixar em 9,5 bar estático... Abraços, Márcio. Marcio, pelo visto a vazão das bombas rotatorias é bem maior para uma mesma pressão. Observei algumas curvas pela internet. Você poderia explicar melhor este mecanismo adotado para controlar a vazão nas máquinas com este tipo de bomba? É uma espécie de bypass? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 1 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2013 Sim, essas bombas tem uma válvula de retorno na própria saída, que permite limitar a pressão/fluxo. Em inglês costuma se chamar bypass: Aliás, esse artigo dele é bom: http://coffeetime.wikidot.com/rotary-pump-pressure-adjustment Ele explica que muitas máquinas (na verdade todas deveriam ter) tem uma OPV ajustável (poderia ser fixa) entre a bomba rotativa e a caldeira. Essa OPV é para segurança, normalmente em 12 bar. Tanto para se a válvula de retorno da bomba falhar quanto para a pressão na caldeira de café ou trocador que normalmente aumenta bastante quando a máquina esquenta, considerando a expansão da água e possível não formação de vapor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas