Ir para conteúdo

Fábio A. Castelli

Senior Members
  • Total de itens

    485
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Fábio A. Castelli postou

  1. Por falar em Museu do Café e Rei Do Café, estão rolando eventos interessantes de TNT latte art na cidade, com baristas das principais cafeterias de Santos. O último foi na Save the Queen, uma cafeteria decorada ao estilo pub inglês no bairro do Boqueirão. Neste vídeo eu entrevisto o barista Ariel no Museo e o barista Guilherme do Rei.
  2. agradeço o retorno m3nd3s haha. Cara, qual o teu nome? rs Era exatamente isso que queria q respondessem. Valeu! Sobre meu Levain, também estranhei pacas. Tinha lido que levaria 2 ou 3 dias, e cresceu muito antes de completar 24 horas. Usei farinha branca Dona Benta e reserva Integral da Dona Benta, ambos sem fermento, eu juro. Deixei num quarto escuro. Moro em Santos, tava quente e é bem úmido aqui. Mudando de assunto, vejo que vc mora em Serra-ES. De vez em quando eu passo aí. De tempos em tempo eu vou no estaleiro de Aracruz.
  3. caros colegas do Clube do Café, sou imenso novato na arte dos pães. Neste exato momento estou tentando fazer crescer um levain, e estou testando algumas receitas de paes com fermento comum, para praticar. Não q nunca tinha feito, mas... Sei que há muito escrito aqui pelo tópico, mas me perderia no meio de tanta informação. Tentei. Acho válido portanto reavivar alguns conceitos. Primeiramente, vejo que há muitas receitas diferentes para fabricar a massa, considerando fermento biológico ainda. Fico confuso. Como vocês recomendam começar a massa? Fiz uma ontem que ficou muito boa. Farinha aberta, agua no meio, fermento e sal dissolvidos juntos. 7 min de sova. 50 min de descanso. 40min de forno, pre aquecendo em 270 graus e assando em 210 graus. Ficou bom o resultado. Em segundo lugar, o levain. Estou criando um. Misturei no 1o dia 50g de farinha branca com 50g de integral e uns 70ml de agua. Cresceu muito no primeiro dia. O cheiro ficou forte. Tipo fermentação do estômago (desculpa a expressão). Mas nas alimentações (ou refrescas), nao cresceu tanto assim. E o cheiro mudou muito. Na primeira alimentação, ele cresceu rápido, transbordou, mas murchou, em 1 dia. Na segunda alimentação (estou nela), ele não cresceu mais. Estou no segundo dia da segunda alimentação, e a única coisa que ocorreu foi saltar umas pequenas bolhas. Deu errado será?
  4. pessoal, postei um video interessante do campeonato de latte art (TNT) que rolou na cidade de Santos, mês passado. Eu mesmo participei e também filmei o evento. Foi super bacana. Um encontro para reunir os baristas das cafeterias da região. Foi massa.
  5. boa tarde pessoal. Estou lendo atrasadíssimo. Quero comprar alguns Quilos, verde. Aliás, quando será a seletiva em São Paulo? Neste final de semana? Pode me atualizar @Valmor??
  6. Não sei se este é o FORUM, mas sinceramente acredito que seja. Fiz esse vídeo para YOUTUBE aonde mostro o preparo completo do espresso e latte art. Basicamente o que faço no dia a dia está aí. As técnicas que aprendi. Não todas. Gostaria que os coffee geeks assistissem e comentassem. A vida é um aprendizado, então gosto de ouvir qualquer tipo de comentários, principalmente se construtivos. ah é, esta Rancilio é velha de guerra, provavelmente de 2013. O Vario tambem. Estão perfeitos.
  7. Também acho o coffee Lab é isso é café muito caros. Comprei o salada de frutas da fazenda Santa Rita. Custou umas três vezes mais caro que a torra própria da fazenda. Dessa vez a torra da faf me surpreendeu. Mas mesmo assim fico na dúvida se compensa o valor. O flor de laranjeira da mesma fazenda tava melhor e bem mais barato.
  8. Também acho o coffee Lab é isso é café muito caros. Comprei o salada de frutas da fazenda Santa Rita. Custou umas três vezes mais caro que a torra própria da fazenda. Dessa vez a torra da faf me surpreendeu. Mas mesmo assim fico na dúvida se compensa o valor. O flor de laranjeira da mesma fazenda tava melhor e bem mais barato.
  9. Tenho uma outra explicação para o fato das cafeterias adotarem ristrettos em 10 a 12 s, ao invés de tempos maiores como 40s. Utilizar um único moinho na mesma regulagem. Estou certo? Pelas minhas experiências em casa, é preciso afinar o pó para conseguir ristrettos de 40 - 45 segundos.
  10. Belíssima ideia Marcia. Essa sim seria uma belíssima promoção para o CDC.
  11. Sou mais um que queria assistir mais labs. Me inscrevi na água/extração e torra. Mas queria muito assistir o de cupping. Anitta, se você estiver me lendo, será que rola um miguesinho aí?
  12. hoje de manha minha silvia começou a apresentar um probleminha. Ao fazer o espresso, na rampa de subida de pressão da bomba, quando ela tem que topar na pressão máxima ( a priori em torno de 9 bar) ela perde pressão de repente. Até o som ou barulho muda. Acredito que seja falha da bomba ou algum acessório, como a OPV. Alguém ja teve problema parecido?
  13. Eu mandei um e-mail para o rapaz da Auber. Ele não gosta de mandar para o Brasil. Acho que ele teve experiências ruins. Estou considerando conversar com empresa de frete internacional, tipo DHL, ou conversar com a PIDSILVIA. Resposta da Auber: "Normally we offer shipping USPS or FedEx for international shipment. Shipping to Brazil, the best way would be via a freight forwarding company; if you can find a US freight forwarding company to ship the goods to Brazil for you, we can ship the order to their warehouse address. If you insisted on asking us to ship the order directly to Brazil, FedEx is preferred and order will be claim with full value to the Brazilian custom. Due to we have so much trouble dealing with Brazilian customer by USPS in the past, it is not recommended; but if you do want to go this way, there will be no international tracking information and we will not be responsible for a second shipment in the case if package lost."
  14. Finalmente estou afim de comprar um PID. Observer que no site da auber tem alguns modelos. Compensa mesmo adquirir a versão com Steam Control? O detalhe é que eu costumo treinar lattes e fazê-los para minha esposa. Outra dúvida. É tranquilo importar da Auber ou PIDSILVIA?
  15. É difícil escolher. Tem sempre a questão emocional na escolha. Eu mesmo tenho apelo pelas Gaggia. Nunca tive uma, mas respeito muito a tradição e colocação no mercado, incluindo EUA. As Breville são bonitas, mas nunca vi uma. Prezo muito pela robustez também. As Gaggia não são nenhum tanque, mas são resistentes o suficiente, acima das cafeteiras mais comuns de se encontrar nos supermercados, como mondial, britania e até mesmo krups e aquela italianinha que esqueço o nome. Quanto a moinho, olharia a baratza praciso ou virtuoso, gaggia, rocky e a propria breville.
  16. caracas, essa placa é quase metade do preço. valeu pela dica Carlos, Estou dando uma olhada na WLL.
  17. Gilberto, Rodrigo e CIA, primeiramente, preciso dizer que não consigo ver nenhum esquema postado na página. Talvez tenha ocorrido algum problema. Em segundo lugar gostaria de uma ajuda de vocês, por entenderem o funcionamento da Twin.Estou com um exemplar em casa, de um amigo. Não tava funcionando. Achei que fosse apenas o flat cable. Eu troquei, mas não é apenas isso. O fato é que a máquina liga (acende os leds), mas nem sequer liga a bomba para puxar água do reservatório. Eu acredito que não seja bomba falhando. Tenho ponta da esperença que seja termopar ou algo do tipo que acaba interferindo no funcionamento da caldeira e bomba. Vocês acreditam que a falha de um componente como termostato ou fusivel termico interrompe o funcionamento da bomba? Eu baixei um data-sheet em italiano. Pretendo olhar com mais calma no fds.
  18. Ontem eu instalei cabo flat novinho numa gaggia baby twin que estava com seu cabo danificado. Infelizmente, deve haver outro problema. A bomba não liga !! Além do cabo, acredito que há algum componente danificado. Alguém sugere o que pode ser? Quando eu ligo eu ouço um barulho típico de relê. As luzes ligam. Mas nenhum botão funciona. A bomba não se mexe.
  19. Galttar. Pela minha experiencia com o Vario, percebi que precisamos dar um tempo de acomodação quando mudamos muito de regulagem. No domingo mesmo, antes de viajar, eu abri e limpei as mós. Portanto, sei que terei que moer algumas dezenas de gramas até ficar do jeito que eu gosto. Talvez, esteja passando por isso. Só um palpite. Moa algumas gramas em regulagem de espresso (2-f por exemplo). Quando ficar acomodado, aí sim um microclick muda pouco. Eu costumo mudar 3 microclicks pra alterar alguma coisa.
  20. apesar dessa sujeira toda, fiquei interessado em conhecer o lugar kkkk. Sério mesmo. Me parece um lugar peculiar. Um dia pretendo fazer um roteiro do café na Colômbia. Até lá espero ter um torrefador pra comprar grãos verdes.
  21. consegui um pacote do San Alberto. Na embalagem está escrito Quintuple Seleccion. Não faço ideia do que seja isto. Agora só falta chegar...
  22. Pessoal, tem uma colega minha que está em Cartagena esta semana e seria interessante eu saber um lugar bacana pra ela me trazer um café. Lendo aqui só encontrei referência da café San Alberto, que o Cal visitou. Existem outras cafeterias legais lá? Minha intenção é comprar torrado mesmo, mas no padrão "clube do café": torra clara ou média e jovem
  23. Obrigado Caê e Cabral. Esse meu colega pegará a gaggia na imeltron neste sábado. Vou dar uma olhada no cabo, medir a continuidade e tal. Não tenho habilidade pra construir um cabo desses do zero, por isso pensei na santa Efigênia. Talvez lá tenha alguém que confeccione um.
×
×
  • Criar Novo...