Ir para conteúdo

Bombas Vibratórias - Definindo a melhor pressão na OPV


Postagens recomendadas

Até hoje, tinha como certo que a melhor pressão a ser definida na OPV de máquinas domésticas e prosumer seria de 9 bar, que é a pressão utilizada nas máquinas comerciais. Estava errado. O ideal, para máquinas de espresso cuja pressão é obtida por meio de bombas vibratórias (as famosas ulka que equipam a maioria dos equipamentos domésticos e prosumer) é 11 bar.

 

Posto video interessante sobre o tema, filmado no interior da fábrica que produz as famosas BEZERRA.

 

 

PS: Não sei se o tópico deveria estar nessa seção ou na de máquinas de espresso. Na dúvida, postei aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém colocou esse vídeo em outro tópico, inclusive eu critiquei o Luca sobre o argumento nada técnico dele, e houve uma pequena polêmica.

 

Pode ser por outras necessidades, como padrão E.S.E., garantir que possível a perda de eficiência da bomba com o tempo não precise de intervenção, entre outros. Mas o argumento de que a bomba é menor e a rotativa é grande não tem nada a ver. A rotativa, inclusive, tem fluxo bastante alto para 1 grupo, mas a válvula integrada faz esse excesso circular e limita a pressão.

 

A melhor pressão para regular sua máquina, se tiver uma válvula para isso, é a que você mais gostar. Mas ao medir no porta-filtro, com o mesmo fluxo, 9 bar da vibratória é igual a 9 bar da rotativa... Uma característica da vibratória, pela curva inclinada de pressão e fluxo, é que vai sempre ter uma diferença de até 1 bar entre fluxo muito baixo (ristrettos) e fluxo mais alto (normal). Mais ainda pro longo. Mas aí que entre a preferência do usuário, ele pode deixar em 10 bar (medido no porta-filtro sem fluxo), pois sempre tira duplos com fluxo razoável, e aí a pressão vai ser uns 9-9,5 bar. Eu que prefiro ristrettos bem lentos, posso deixar em 9,5 bar estático...

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranhei tb a justificativa dada. Independente do tipo de bomba, pressao de 9 bar sempre sera pressao de 9 bar. Nao sei se pode ir para o caminho referente a variacao de pressao, mas sempre medi aqui em casa e nunca constatei algo tao significante. O ponteiro do manometro possui vibracao reduzida em fc fluido aplicado na caixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Alguém colocou esse vídeo em outro tópico, inclusive eu critiquei o Luca sobre o argumento nada técnico dele, e houve uma pequena polêmica.

 

Pode ser por outras necessidades, como padrão E.S.E., garantir que possível a perda de eficiência da bomba com o tempo não precise de intervenção, entre outros. Mas o argumento de que a bomba é menor e a rotativa é grande não tem nada a ver. A rotativa, inclusive, tem fluxo bastante alto para 1 grupo, mas a válvula integrada faz esse excesso circular e limita a pressão.

 

A melhor pressão para regular sua máquina, se tiver uma válvula para isso, é a que você mais gostar. Mas ao medir no porta-filtro, com o mesmo fluxo, 9 bar da vibratória é igual a 9 bar da rotativa... Uma característica da vibratória, pela curva inclinada de pressão e fluxo, é que vai sempre ter uma diferença de até 1 bar entre fluxo muito baixo (ristrettos) e fluxo mais alto (normal). Mais ainda pro longo. Mas aí que entre a preferência do usuário, ele pode deixar em 10 bar (medido no porta-filtro sem fluxo), pois sempre tira duplos com fluxo razoável, e aí a pressão vai ser uns 9-9,5 bar. Eu que prefiro ristrettos bem lentos, posso deixar em 9,5 bar estático...

 

Abraços,

 

Márcio.

 

Marcio, pelo visto a vazão das bombas rotatorias é bem maior para uma mesma pressão. Observei algumas curvas pela internet. Você poderia explicar melhor este mecanismo adotado para controlar a vazão nas máquinas com este tipo de bomba? É uma espécie de bypass?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, essas bombas tem uma válvula de retorno na própria saída, que permite limitar a pressão/fluxo. Em inglês costuma se chamar bypass:

 

medium.jpg

 

Aliás, esse artigo dele é bom: http://coffeetime.wikidot.com/rotary-pump-pressure-adjustment

 

Ele explica que muitas máquinas (na verdade todas deveriam ter) tem uma OPV ajustável (poderia ser fixa) entre a bomba rotativa e a caldeira. Essa OPV é para segurança, normalmente em 12 bar. Tanto para se a válvula de retorno da bomba falhar quanto para a pressão na caldeira de café ou trocador que normalmente aumenta bastante quando a máquina esquenta, considerando a expansão da água e possível não formação de vapor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...