Ir para conteúdo

O que é necessario para a extração de um espresso "tigrado" ?


Postagens recomendadas

Uma coisa que eu ainda não entendi é que a minha crema sempre sai clara. Clara, como se tivesse sido extraído em 15 segundos.

 

Não reclamo pois o sabor em si está bom, mas estranho isso sempre. Já tentei várias coisas na Chef Crema pra ver se é a temperatura, mas não acho que seja.

 

Bruno,

 

A Chef Crema preta costuma ter dificuldades com a temperatura. Já tive uma no início e bati cabeça por um bom tempo até descobrir que estava fazendo cafés "frios". A crema saia branquinha, do mesmo jeito que você mencionou...

 

Sugiro um pré-aquecimento de no mínimo 15 minutos antes da primeira extração com o porta-filtro e filtro encaixados e um surfe de temperatura buscando sempre a faixa mais quente da máquina. Veja se melhora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leonardo,

 

É, eu tinha percebido que fazendo um flush com o grupo todo no lugar um pouco antes ajudava a esquentar de verdade tudo. Pra ajudar, geralmente a máquina volta a aquecer logo após o flush, então acabo fazendo o espresso pouquíssimo tempo depois dela desligar. Será que ainda assim está frio?

 

Hoje mesmo eu a deixei ligada por 15 minutos antes de fazer o café, então fiz o flush com o grupo no lugar, sequei a cesta para colocar o pó, fiz um outro flush pra ter certeza que ela iria voltar a aquecer e só aí fiz o café, quando ela terminou de aquecer. Será que ainda assim não estaria quente o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leo,

 

A temperatura é fator importante para extrair o tigrado? E o surfe de temperatura, leva a temperatura pra cima?! :blink:

 

Achei que ao dar um expurgo da máquina a temperatura caía e era só extrair logo depois. Fiz errado?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, está usando o filtro original com pressurizador?

Se sim, creio que seja esse o motivo da "crema" clara pois, na realidade, o que você está vendo não chega a ser uma crema de fato e sim uma "espuminha densa" gerada pelo filtro, que, pela minha experiência, tende a ser mais clara mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Mortari,

 

Não, eu cortei o pressurizador do filtro e estou usando ele despressurizado. Aí consigo uma crema, pouca, mas é relativamente bem consistente. Não tem bolhas e nem nada, só é... clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que eu ainda não entendi é que a minha crema sempre sai clara. Clara, como se tivesse sido extraído em 15 segundos.

 

Não reclamo pois o sabor em si está bom, mas estranho isso sempre. Já tentei várias coisas na Chef Crema pra ver se é a temperatura, mas não acho que seja.

Aqui é o seguinte, se eu moer mais fino e pressionar com o minimo de força possivel no PF a crema até fica alta, mais o café fica bem amargo, rs..ou seja, nem sempre a crema se equivale com a "qualidade" do café....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também penso nisso, Daniel. Acho o sabor mais importante que notar a crema.

 

Mas também acho que a cafeteira fria pode ser um problema, digo, o espresso pode não ficar tão bom.

Sim, ja cai nessa teia de aranha da cafeteira fria..por isso sempre deixo ela ligada uns 20min antes, vaporizo um leite e ai sim extraio o café....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...
  • 1 month later...

Quanto mais particulado, mais tigrado fica, certo? Outra coisa, que o pessoal do Curto Café me disse, é que o fluxo do café tem que mirar no centro da xícara. Quando escorre pela parede da xícara, o efeito tigrado é menor ou não acontece. Os últimos três espressos que tirei foram tigrados. O próximo vou colocar para cair na parede da xícara e testar a teoria. :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O padrão italiano (incluindo o livro do Illy) diz que sim, que é sinal de boa extração. Eu já acho que, para nós, experimentadores e pessoas de mente aberta, depende.

 

Como dito aqui, e talvez complementando, se você usar uma torra mais clara, praticamente não terá o efeito, ou terá muito pouco. Torras médias podem dar o efeito e diz a lenda que é quando a torra e moagem são boas. Torras mais de média para escura facilitam o resultado. Torras escuras já tem a crema bem escura, fica difícil distinguir.

 

Ao mesmo tempo, o filtro e moagem contam muito. Filtros de furos maiores deixam passar mais particulado. Moagem mais fina pode favorecer o efeito. E por aí vai...

 

Tenho impressão, por exemplo, que é mais difícil esse efeito com o filtro VST, que usa furos mais finos e mantém a área de extração com a quantidade de furos. Que é bonito, é, mas já tomei vários cafés bonitos, tigrados, lindos e... horríveis!  ;)

 

Acho que já temos mensagens suficientes para um novo tópico!  :lol:

 

Márcio.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se altera sabor.. Mas na xícara é show!  :)

 

Acho que já temos mensagens suficientes para um novo tópico!   :lol:

 

Mas já temos o tópico do tigrado! Esqueceu?  :rolleyes:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1149-o-que-e-necessario-para-a-extracao-de-um-espresso-tigrado/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais particulado, mais tigrado fica, certo? Outra coisa, que o pessoal do Curto Café me disse, é que o fluxo do café tem que mirar no centro da xícara. Quando escorre pela parede da xícara, o efeito tigrado é menor ou não acontece. Os últimos três espressos que tirei foram tigrados. O próximo vou colocar para cair na parede da xícara e testar a teoria. :P

 

 

Fiz o teste. 4 extrações do Etiópia Duromina da Stumptown. Todas com a mesma regularem no Pharos. 2 eu mirei a extração no centro da xícara e 2 eu mirei na parede da xícara. Alguém quer tentar adivinhar qual é qual?  :rolleyes:

 

qbd41pal.jpg

 

Quem estiver conseguindo extração tigrada poderia fazer o teste também, né?

 

p.s.: A última extração foi um godshot. Eu troquei de termômetro (o anterior está desregulado, mostrando 1,5ºC a menos) e extraí a 93ºC. Bom demaaaaaiiiisss!  :wub:

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O segundo da esquerda parece girafado.

Aposto uma grana que os dois da direita foram mirados na parede.

Eu sempre tentei mirar no centro, meio instintivamente.

Havia esquecido, o Ensei Netto também associa o efeito tigrado ao amadurecimento correto do grão.

Acho que postei no início do tópico um artigo dele discorrendo sobre isso.

Editado por José Alexandre Silva
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato ZA! Os espressos da esquerda eu mirei a extração no meio da xícara. Os espressos da direita, mirei na parede da xícara. Ou seja, conclui que os caras do Curto Café tinham razão. Não que seja só isso o necessário para se conseguir o efeito, mas não adianta um bom amadurecimento do grão para conseguir o efeito, precisa também de mira!  ;)

 

Engraçado reparar que os que mirei no meio da xícara formaram bolhas de ar, por conta do jato cair direto na bebida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho mais legal ver as listras no fio de café saindo do portafiltro (sem fundo). Na verdade, acho que o nome vem justamente daí. Como disse o ZA, na xícara é mais para girafa do que para tigre.

Mas me parece mais algo estético do que gustativo. Fica bem numa foto, mas não garante um bom gosto. Já consegui um efieto tigrado bem legal, mas era um expresso amargo.

O tigre como ele é.

Dizem que é um dos únicos felinos que entra na água com gosto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...