Ir para conteúdo

Moedor automático bom e barato para iniciante


Biviaja

Postagens recomendadas

Olá, sou bem nova por aqui. Gosto muito de café, mas não sou nenhuma expert. Também não acho que vá me transformar numa. Não sei nem se tenho paladar pra isso :P Estou apenas interessada em comprar uma máquina de espresso bacana e com um preço acessível e um moedor na mesma linha. Já dei uma olhada nos tópicos referentes às máquinas e fiquei entre a Electrolux Chefe Crema Silver, Oster Capuccino OEMP50 e Saeco Poemia. Vai depender também do preço do moedor. Vi nos tópicos aqui do fórum que todos indicam o moedor da Krups GVX2, mas ele não está disponível em lugar nenhum. Parece que foram todos vendidos :)

 

Gostaria de saber que outro moedor,na mesma faixa de preço e com a mesma qualidade do Krups GVX2, vocês indicam? Infelizmente não tenho quem o traga de fora pra mim, então terei que comprá-lo por aqui mesmo.

 

Agradeço desde já e parabéns pelo fórum!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Biviaja,

 

Seja bem vinda ao clube!

 

 

Sugerimos dar uma lida geral nos tópicos " Máquinas de Expresso", "Moedores" e "Leitura Obrigatória".

 

Lá vc encontrará todo o conteúdo já discutido para esclarecimento às suas dúvidas.

 

Se mesmo assim persistir alguma dúvida, não exite em perguntar.

 

Abraços e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Fogo ruivo,

 

Obrigada pelas boas vindas. Já li todos os tópicos sobre máquinas e moedores e continuo com dúvidas em relação aos moedores, porque não encontrei nenhuma dica de moedor automático que me atendesse. Como falei acima, o moedor indicado (Krups GVX2) não existe mais pra vender por aqui. Dei uma olhada internet afora, mas não tenho a menor ideia do que seria no mesmo nível deste. Por isso resolvi criar uma nova pergunta.

 

Abs. e bons cafés :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Biviaja!

 

Benvinda ao CdC. Vou adotar uma abordagem diferente pra lhe responder...

 

Você gosta de ficar futricando com as coisas de café, escolhendo e pesquisando grãos pra comprar? Gosta da confusão que é lidar com pó de café, a sujeira que dá nas bancadas? Não se importa em levar um certo tempo até aprender como lidar com o espresso, que é uma bebida bem safada de acertar, especialmente para o iniciante, com equipamentos mais limitados?

 

Se mesmo assim você respondeu sim, a resposta é um moedor elétrico de entrada + máquina de espresso de entrada. O chato é ter que te dizer que os equipamentos de espresso são caros, mesmo os mais simples. Um moedor minimamente capaz sai ao redor de 1000 reais....

 

Eventualmente se você se contentar com café extraído com um filtro pressurizador, que não exige uma moagem tão precisa e consistente como a do espresso padrão, pode ser que você possa comprar um moedor mais simples. Entretanto, se quiser optar posteriormente por filtros comerciais, uma troca de moedor será obrigatória. Você pode optar também por um moedor manual. Aprende-se bastante com eles, mas leva uns dois minutos de braço pra moer pó suficiente para um duplo. Se é pra atender visitas, já imaginou, né?

 

Enfim, não estou te dizendo isso pra te desestimular, mas te dando a real do que é o mundo do espresso para um iniciante. Aquelas vídeos bonitos dos fabricantes que se vê no youtube, produzindo espresso com um toque de botão, é tudo mentira, é apenas a ponta do iceberg. Não que o trabalho envolvido não seja um prazer pra quem gosta, mas talvez o que muita gente queira é só apertar um botão. Daí Nespresso é a escolha mais óbvia.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Dia Biviaja,

 

Infelizmente bom e barato não existe!!! Me parece, note bem, me parece que esse serviria.

 

http://www.cutlerpre...agem-p-327.html esse me parece ser o Breville BCG450XL Conical Burr Grinder

 

Você pode comprar na Amazon o Breville BCG800XL Smart Grinder

 

No Ebay o KRUPS GX610050

 

Agora o tiro certo é nos classificados do Forum o Rancilio Rocky!

 

Boa Sorte !!!

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em tempo: Só não aconselho cair na tentação e comprar os tipos manuais como o Mini Hario !!! É um saco manivelar !!!

Boa Sorte!!!!

 

Discordo cordialmente do Pedro. Manivelar pode ser ruim ou não, mas o Hario e os manuais similares são baratos e vão te dar uma boa idéia dos resultados que você pode esperar com um moedor elétrico simples. Se você gostar da brincadeira, fica com um moedor barato de reserva e quem sabe até para viagens, etc.

 

E moer para o filtro pressurizado deve ser bem mais rápido em um manual que moer para o espresso regular. Geralmente quanto mais fino se mói, mais maniveladas. Às vezes eu uso o Hario Mini pra fazer coado no V60 02 e dá pra moer uns 24g em uns 45s na regulagem 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde Rodrigo,

 

Reli o post inicial e lá está declarado que não há grandes interesses em se tornar conhecedora do assunto. Mas normalmente se começa sem muita pretensão e aos poucos vai-se adquirindo o gosto e então de repente você se acha "enterrado até o pescoço" e apaixonado pelas "veredas" do café! Mas as vezes não!

 

Tenho um Hario Skerton e achei bonitinho, ruim de manusear, grande degrau de ajuste e aqui no Nordeste dá pra suar manivelando pro espresso. :D Achei execrável! :angry: Mas é apenas gosto e opinião. Acho que o Hario Mini deve ser de manuseio pouco melhor pela seu formato. Presumi que o foco seria espresso pelas que ela maquinas mencionou.

 

Porém esqueci que existe um "universo" e vida fora do espresso. :o E neste contexto Você tem toda razão e concordo contigo ao lembrar o coado, viagens e acredito a famosa French Press entre outros métodos e usos. :)

 

Abraço,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

 

Desgraçadamente, quanto mais grosso se mói com o Hario, mais inconsistente a moagem fica. Acho que uma característica geral desses moedores com mós de dispositivo autocentralizador. Já usei o Hario pra French, mas o pó fica irregular demais e não gostei. Pro Hario V60, até que passa.

 

Sei que o Orphan Espresso vende um kit pra fixar melhor as mós do Skerton e produzir um pó mais grosso decente.

 

Abraço,

Rodrigo

 

PS: O verão aqui de POA somado aos meus tempos de espresso com Hario Mini foi o que me fez de verdade fazer um upgrade de moedor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

Já usei o Hario pra French, mas o pó fica irregular demais e não gostei. Pro Hario V60, até que passa.

 

 

PS: O verão aqui de POA somado aos meus tempos de espresso com Hario Mini foi o que me fez de verdade fazer um upgrade de moedor!

 

Não tenho experiencia, mas pelo que li a French é exigente em termos de moedor! Moagem grossa e consistente também não é pra qualquer moedor!

 

KKKK !!! Parece que o verão pegou fogo de norte a sul do Pais! :D :D

 

Abraços,

 

Pedro Freire

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem sempre a opção de usar uma parafusadeira pra girar o Hario ;)

 

Funciona até que bem. Eu já tinha algumas parafusadeiras por aqui, então foi fácil testar as várias opções. A melhor foi a parafusadeira/furadeira B&D reversível à bateria de 9,6V (tenho de 9,6V e 12V) que tem mandril ajustável, Foi só "apertar" o mandril como se fosse uma broca ou uma ponteira de chave, achar uma posição pra segurar e ir acelerando até acertar o centro sem fazer pressão lateral. No máximo de velocidade, a parafusadeira B&D de 9,6V (parece uma furadeira) demora uns 40s pra moer 18g com granulação boa pra fazer expresso na Gaggia com filtro não-pressurizado, e apenas 35 segundos pra moer 22g com granulação boa pra italiana Bialetti 3...

 

Tive de usar um mandril específico e caro pra usar as parafusadeiras pequenas, que só tem soquete sextavado em lugar de mandril ajustável. Funciona, mas demora bem mais. A B&D Twist com Torquímetro de 4,8v demorou quase 2 minutos pra moer 22g pra italiana Bialetti. A B&D reta de 3,6V com torquímetro demorou um pouco mais de 2 minutos e a B&D modelo "revólver" com bateria de lítio terminou o serviço em 1m35s. A Mallory de 4,8V foi a mais lenta, demorando quase 2m30s pra terminar.

 

Tá, confesso, fiz esses estudos antes de uma viagem em que não sabia se teria eletricidade disponível e também não queria levar o moinho nem a Gaggia comigo nas férias, mas queria café bom. Levei a Bialetti 3, o Hario e a B&D "revolver" com bateria de lítio pra "manivelar" por mim, por ser pequena e a bateria durar mais que as outras (tenho o carregador multi, pra tomada e pra acendedor de carro). Tive de levar o Mandril adaptador junto, mas como eu já tinha antes não foi gasto extra, hehehe... :ph34r:

 

Por incrível que pareça funciona muito bem, fica bem portátil e, pra quem já tem a parafusadeira, é uma mão na roda. B)

 

Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

 

Muito boa essa da parafusadeira.

 

Mas Cabral, vamos fazer uma forcinha, pô! 40s pra moer 18g? na munheca da pra fazer em dois minutos. E ainda fica sentido o cheirinho do café por mais tempo.

 

Afinal o moedor é MANUAL. Esse upgrade muda até o moedor de categoria. Seria um moedor MANUALzóide? Ou um eletroMANUAL?

 

A idéia de meter uma máquina no meu porlex me dá arrepios, mas parabéns pela criatividade.

 

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D

 

Sou adepto do sedentarismo eficiente... Se não tiver opção "motorizada" eu faço a moagem manual e encontro prazer no processo, mas prefiro algo mais automático. E foi a melhor solução pra levar na viagem de maneira compacta e modular. Ficou joinha, joinha... B)

 

Repassando o Check-list da maleta da Cafeína com minha esposa:

 

- Bialetti - OK

- Hario - OK

- Fogareiro dobrável leve - OK

- Cartucho de gás butano - OK

- Par de canecas-leiteira - OK

- Grãos frescos torrados em porções ziplock de 22g - OK

- Parafusadeira B&D LiPo-batt com torquímetro - hein? - isso aqui? - hum... OK...

 

:D:lol::D

 

Aliás, acho que se você vir a coisa funcionando vai entender que a força aplicada uniformemente ao eixo pela parafusadeira estressa muito menos o sistema do que girar a alavanca. Tentar obter o mesmo resultado manualmente implicaria em contar com uma capacidade quase sobre-humana de controlar o momento vetorial da rotação do punho ao redor do moinho... Em geral, aplicamos energia em excesso "para baixo" durante a maior parte do tempo de moagem manual, além de vetores de alternância "para dentro" e "para fora", em geral nos sentidos do movimento de aproximação e escape em direção ao terço superior do antebraço, que é onde a energia dos movimentos do bíceps e do tríceps tendem a concentrar mais momento de aceleração.

 

Com a parafusadeira, basta achar o ponto de conforto em que só se aplica força contrária à rotação, sem forçar o eixo para os lados. É bem fácil achar o ponto, tendo o Hario apoiado de pé na mesa, segurando-o com uma das mãos e a paradusadeira com a outra. Como diria um de meus alunos, é "Mamão com açúcar"! :P

 

Abraços sedentários e Carpe Coffea!

 

Cabral

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...