Ir para conteúdo

Baratza vario 885


toninho_83

Postagens recomendadas

Ola gente.Um amigo meu tá trazendo pra mim um bratza vario 885.o problema é que ele é 110 v e preciso comprar um trnsformador que aguente a potencia dele.Alguem saberia me dizer esse dado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daqui:

 

http://www.baratza.com/baratza-grinder-information/vario-grinder/

 

Power Rating (North America): 110 V AC 50/60 Hz. 1.4 Amp

 

A potência não deve passar 180W, mesmo em 127V aqui. Como os transformadores costumam ter fator de potência de 0,6 a 0,7, eu pegaria um de 300VA.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Salve toninho.

Talvez não tenhas girado o recipiente de grãos até o final do curso de encaixe. Sem isso não aciona o interruptor de segurança que só quando pressionado libera energia para o motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não gira? Tente uma das alternativas abaixo (ou todas elas):

 

1. A voltagem está correta?

2. O COPO está bem encaixado? Ele tem uma travinha plástica atrás, na base, um quadradinho, esta trava TEM que girar até o fim quando colocar o copo, pois ela trava e aciona o sistema/motor. Se não tiver travado ATÉ O FIM, o motor não aciona.

3. Qual botão está acionado, start (automático) ou manual? Eu uso no manual, mas às vezes este não está acionado, mesmo dando o start o motor não liga.

 

Leia o manual, é importante, principalmente para aprender a usar os botões de tempo, que você pode mudar o padrão de fábrica.

 

um abraço

 

PS: o copo que falo é o recipiente de grãos ao qual se refere Alex acima (o tal do hopper).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falo dakela ferramenta q faz girar as laminas e tem um simbolo de cadeado travado/destravado.ta moendo muito grosso e mesmo se botar poucos graos ele emperra.eh normal?Precisa calibrar antes de usar?ta dificil tirar um espresso...nao sai nada e que estou moendo no mais fino...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eh uma ferramenta pequena q encaixa na saida do moinho.ele diz se girar prum lado tem o cadeado destravado(simbolo)no outro o contrario.lembrou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Não, mas fui lá olhar. Não localizei. No meu ou não tem (é um Mahlkönig de 2011), ou não achei mesmo.

 

Mas afinal, o seu está girando ou não? Moendo ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toninho,

 

Essa ferramenta que você se refere é apenas para desmonte das mós. Use-a para fixar as mós no lugar e rode-a até que fique na posição de travado. Retire a ferramenta, coloque o recipiente e use o moinho normalmente.

 

Se você está usando a regulagem 1-A, isto é, ambas alavancas laterais estão na posição superior e ainda assim o café está grosso, mais provável é que precise de calibragem. Mas a julgar pelo seu relato acho que a mó de cima é que deve estar solta, por isso faça o procedimento que sugeri no parágrafo acima e diga o que ocorre.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Basta tirar a foto e anexá-la na mensagem.

 

Mas então é outra coisa: ele está moendo, sua queixa era de que o motor não girava. Se está moendo, não precisa da foto.

 

Você precisa ler o manual: o moinho tem duas escalas, grossa (direita) e fina (esquerda).

 

Como explica melhor no manual, precisa colocar a escala grossa em expresso e depois ir ajustando (por meio de testes no começo) a escala fina até chegar no ponto para a Silvia (que costuma pedir uma moagem mais fina).

 

O café tem torra recente? Café torrado há mais tempo você vai precisar afinar cada vez mais...

 

Não tem jeito, no começo é muito teste até você entender seu set (e ele te entender, e moinho e máquina começarem a conversar e acharem seus pontos ideais um para o outro).

 

Mas não use café velho pros testes. Não vai chegar a lugar algum. Tem que usar um café decente.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa.agora saiu fino e bem só estranhei um pouco que qdo vc coloca os graos por pouco q seja ele trava e emperra nao entendo.Anita deixei o santo grao no freezer sem nunca ter aberto ha 15 dias.Mesmo moendo no mais fino o cafe nao sai ou sai pouco.Estou errando aonde.Obrigado a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Toninho, se sai pouco ou demora demais está fino demais. Mas sua primeira moagem parece que foi grossa demais e saiu uma cachoeira. Precisa de um meio-termo. Engrosse um pouco (mexa uns 2 pontos na escala fina) e tente.

 

Não entendi porque está travando. Ele trava mais com cafés duros demais ou quando o recipiente de grãos está cheio demais. Eu coloco pouco a cada vez, normalmente a dosagem que usarei ou no máximo a dosagem do dia. O resto deixo no pote escuro em lugar fresco e sem acesso de luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz oq vc fex. Cnsegui os primeiros shots razoaveis...dá muito trabalho acertar o ponto,preciso tirar uma tarde mas nao tive tempo...Agora mesmo deixando a maquina ligada mais de meia hora o cafe sai um pouco morno...será porque uso extensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escalde bem a xícara com água de uma chaleira. E café não tem que queimar os beiços. :)

Inclusive é mais difícil sentir os sabores em líquidos muito quentes ou demasiadamente frios.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Toninho, não sei muito bem com quem você está falando. :)

 

Aqui não sai morno. Se não cuidar, sai pelando demais. A extensão não estaria interferindo? Você precisaria testar direto na tomada, sem o fio extra. 30 minutos deixam qualquer Silvia pelando, ainda mais se extrair direto sem um flush para surfar. Rodrigo explicou bem, não deve queimar a boca, mas não sai morno.

 

Estas dúvidas sobre a máquina precisam ser feitas no Clube da Silvia, este tópico é do Vario Home (sob outro nome).

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jamais subestimem a influência da xícara fria... ela geralmente tem mais massa que o espresso.

 

Duvido um pouco da influência da extensão. Mete a mão nela, se estiver quente, troque. Caso contrário, não deve mudar muita coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Mas Rô, após 30 minutos a Silvia não entrega café morno... Ainda mais se ele não surfou. E mesmo se surfou e extrair imediatamente após a luz apagar, a temperatura ainda está alta. A Silvia depois que extrai despenca rapidamente a temperatura em torno dos 5 segundos iniciais... É coisa rápida. Na sequência o ciclo de aquecimento estará acontecendo e ela sobe nas alturas, muito além do setado. Daí leva uns 2, 2 e pouco para estabilizar, por isto tem que esperar uns 20-30 segundos depois da luz apagar.

 

Ah, e da xícara fria, mantê-la sobre a máquina a deixa morninha, suficiente para manter a quentura do shot. Para o Toninho, aproveite a água purgada no flush do surf para manter a xícara mais quente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que raramente o espresso é de queimar beiços. Supondo que a voltagem esteja um pouquinho mais baixa, isso afetaria a recuperação da máquina, mas não os limites superior e inferior de temperatura. Se ele estiver surfando muito errado, o café pode ficar um pouco mais frio. Mas veja bem, um pouco! A xícara pode influir muito mais. Falo por experiência própria.

 

Quem sabe ele tenta extrair em um copinho de isopor? Aposto em quente.

 

A explicação mais simples geralmente é a certa, ou pelo menos a mais fácil de verificar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu que o diga.

 

Com a Gaggia na varanda, extraindo em PF naked e ainda fazendo ristrettos de 20ml em 30 segundos na temperatura ambiente de 18 graus até já me acostumei a tomar café frio...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...