Rodrigoks Postado 19 Maio 2013 Denunciar Share Postado 19 Maio 2013 Buenas! De um tempo pra cá, adotei a técnica do Mark Prince de gerenciamento de temperatura (temperature surfing, no original) em máquinas de uma caldeira: após um ciclo de aquecimento, purgar água pelo grupo até acalmar a "dança da água", mais ou menos como se faz com máquinas com trocador de calor. Ocorre que em máquinas de caldeira pequena a transição entre o fervente e o frio se dá muito rápido, e não é tão fácil chegar na temperatura desejada. Outro dia, ao efetuar a técnica, caiu-me a ficha que ela pode ser melhorada. Mas atenção, só é possível fazer este procedimento em máquinas que o botão de vapor é independente do botão de extração, ou nem leia a partir daqui. É muito simples. Ao começar o expurgo (flush), aperte o botão de vapor juntamente com o botão de extração. Isto fará que a resistência fique ligada durante o expurgo, e a queda de temperatura será bem mais gradual, ficando mais fácil identificar o ponto em que o fluxo de água fica mais "calmo". Ao chegar no ponto desejado, basta desligar os botões de extração e de vapor e extrair como de praxe. Não sei exatamente como essa técnica funcionaria nas Gaggia com caldeira de alumínio, já que as resistências ficam embutidas na caldeira e não imersas na água. Acredito que a técnica pode precisar de uma ligeira adaptação, mas tem potencial para funcionar igualmente bem! E, como diz o Cabral, carpe coffea! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 20 Maio 2013 Autor Denunciar Share Postado 20 Maio 2013 Videozinho ilustrando todo o procedimento, finalizando com uma extração. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 21 Maio 2013 Denunciar Share Postado 21 Maio 2013 Videozinho ilustrando todo o procedimento, finalizando com uma extração. Bonita extração. Também presente a velha e conhecida pingueira pelo bico de vapor durante a extração, padrão inconfundível das Gaggias... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Maio 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Maio 2013 A WDT com mini-fuê domou o LM de 17g! A pingueira é inevitável. Até diminui ou para se eu apertar bastante a válvula de vapor, mas já quebrei a manopla uma vez assim. Então deixa pingar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 21 Maio 2013 Denunciar Share Postado 21 Maio 2013 Rodrigo Idem para a minha Gaggia. Já desisti, acho mais fácil deixar pingar e enxugar depois... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
ferreira3361 Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Rodrigo, Muito boa a sua dica, principalmente porque sou um iniciante nesta area e aqui neste forum, (novato, barriga verde) como se diz por aí, gostaria de poder contar com a sua paciencia e experiencia, mas poderia me explicar esses termos como por ex: A WDT com mini-fuê domou o LM de 17g!, PID, OPV, que linguagem é essa e o que significa? pode me explicar o que é PID, o que é OPV, o que é a WDT, o que é LM de 17g. Obrigado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Ferreira, Seja muito bem vindo ao clube! Como sua pergunta possui uma amplitude maior, que foge ao tema deste tópico, pedimos fazer por mensagem privada ao Rodrigo ou nos tópicos específicos para a turma responder. Como vc é novo por aqui, pedimos a gentileza de ler os 4 tópicos obrigatórios desta categoria: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/forum/15-leitura-obrigatoria/ Se já tiver lido, favor desconsiderar esta mensagem. Qualquer dúvida estamos inteiramente a disposição. Grande abraço e bons cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Ferreira, reforço as boas-vindas ao Clube! Fugindo do tópico rapidamente: procure os termos técnicos em nosso dicionário orgânico. Eventualmente você não vai encontrá-los (ainda), pois estamos construindo os verbetes. Você pode inclusive sugerir lá os termos que gostaria de saber para desenvolvermos. Aqui neste tópico, é para falar mesmo desta técnica para expurgar e chegar a um determinado fim. Mas vai com calma, no começo é um caos mesmo e você não precisa saber tudo de uma vez. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Trimonte Postado 31 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 31 Outubro 2015 Olá! Tenho minha Color e venho tentando as dicas aprendidas aqui, ainda uso PF pressurizado e pretendo despressurizar pra ter esse mousse de café do Rodrigo um dia 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 31 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 31 Outubro 2015 Olá, Trimonte. Com o moinho que você tem já pode migrar logo para o filtro não pressurizado. Achando a moagem correta e acertando na compactação, além de seguir as dicas do pessoal mais experiente, seus cafés serão muito melhores. Tenho aprendido muito com o pessoal. Todos nos ajudam prontamente, sem vaidades ou presunção. Tem sido um grande prazer poder paticipar deste grupo de amantes do café. Bons cafés! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Trimonte Postado 1 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 1 Novembro 2015 Márcio, bom dia. Eu nem pergunto nada porque provavelmente já deve ter todo tipo de experiência já publicada aqui. Essa semana vou estudar ver de despressurizar o filtro, cortando, eu mesmo. Abs Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 5 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 5 Novembro 2015 Márcio, bom dia. Eu nem pergunto nada porque provavelmente já deve ter todo tipo de experiência já publicada aqui. Essa semana vou estudar ver de despressurizar o filtro, cortando, eu mesmo. Abs Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk Oi, Trimonte. De repente seria melhor vc tentar comprar o filtro não pressurizado, pois se não funcionar bem o corte, vc vai ficar sem poder fazer o espresso...e aí é o fim do mundo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas