Ir para conteúdo

Gerenciamento de temperatura com expurgos em máquinas de uma caldeira - nova técnica


Postagens recomendadas

Buenas!

 

De um tempo pra cá, adotei a técnica do Mark Prince de gerenciamento de temperatura (temperature surfing, no original) em máquinas de uma caldeira: após um ciclo de aquecimento, purgar água pelo grupo até acalmar a "dança da água", mais ou menos como se faz com máquinas com trocador de calor.

 

Ocorre que em máquinas de caldeira pequena a transição entre o fervente e o frio se dá muito rápido, e não é tão fácil chegar na temperatura desejada. Outro dia, ao efetuar a técnica, caiu-me a ficha que ela pode ser melhorada. Mas atenção, só é possível fazer este procedimento em máquinas que o botão de vapor é independente do botão de extração, ou nem leia a partir daqui.

 

É muito simples. Ao começar o expurgo (flush), aperte o botão de vapor juntamente com o botão de extração. Isto fará que a resistência fique ligada durante o expurgo, e a queda de temperatura será bem mais gradual, ficando mais fácil identificar o ponto em que o fluxo de água fica mais "calmo". Ao chegar no ponto desejado, basta desligar os botões de extração e de vapor e extrair como de praxe.

 

Não sei exatamente como essa técnica funcionaria nas Gaggia com caldeira de alumínio, já que as resistências ficam embutidas na caldeira e não imersas na água. Acredito que a técnica pode precisar de uma ligeira adaptação, mas tem potencial para funcionar igualmente bem!

 

E, como diz o Cabral, carpe coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Videozinho ilustrando todo o procedimento, finalizando com uma extração.

 

 

Bonita extração.

 

Também presente a velha e conhecida pingueira pelo bico de vapor durante a extração, padrão inconfundível das Gaggias...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A WDT com mini-fuê domou o LM de 17g!

 

A pingueira é inevitável. Até diminui ou para se eu apertar bastante a válvula de vapor, mas já quebrei a manopla uma vez assim. Então deixa pingar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Rodrigo,

 

Muito boa a sua dica, principalmente porque sou um iniciante nesta area e aqui neste forum, (novato, barriga verde) como se diz por aí, gostaria de poder contar com a sua paciencia e experiencia, mas poderia me explicar esses termos como por ex: A WDT com mini-fuê domou o LM de 17g!, PID, OPV, que linguagem é essa e o que significa? pode me explicar o que é PID, o que é OPV, o que é a WDT, o que é LM de 17g.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ferreira,

 

Seja muito bem vindo ao clube!

 

Como sua pergunta possui uma amplitude maior, que foge ao tema deste tópico, pedimos fazer por mensagem privada ao Rodrigo ou nos tópicos específicos para a turma responder.

 

Como vc é novo por aqui, pedimos a gentileza de ler os 4 tópicos obrigatórios desta categoria:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/forum/15-leitura-obrigatoria/

 

Se já tiver lido, favor desconsiderar esta mensagem.

 

Qualquer dúvida estamos inteiramente a disposição.

 

Grande abraço e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Ferreira, reforço as boas-vindas ao Clube!

 

Fugindo do tópico rapidamente: procure os termos técnicos em nosso dicionário orgânico. Eventualmente você não vai encontrá-los (ainda), pois estamos construindo os verbetes.

 

Você pode inclusive sugerir lá os termos que gostaria de saber para desenvolvermos.

 

Aqui neste tópico, é para falar mesmo desta técnica para expurgar e chegar a um determinado fim.

 

Mas vai com calma, no começo é um caos mesmo e você não precisa saber tudo de uma vez.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Olá!

Tenho minha Color e venho tentando as dicas aprendidas aqui, ainda uso PF pressurizado e pretendo despressurizar pra ter esse mousse de café do Rodrigo um dia :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Trimonte. Com o moinho que você tem já pode migrar logo para o filtro não pressurizado.

Achando a moagem correta e acertando na compactação, além de seguir as dicas do pessoal mais experiente, seus cafés serão muito melhores.

Tenho aprendido muito com o pessoal. Todos nos ajudam prontamente, sem vaidades ou presunção. Tem sido um grande prazer poder paticipar deste grupo de amantes do café.

Bons cafés!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, bom dia.

Eu nem pergunto nada porque provavelmente já deve ter todo tipo de experiência já publicada aqui.

Essa semana vou estudar ver de despressurizar o filtro, cortando, eu mesmo.

Abs

 

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, bom dia.

Eu nem pergunto nada porque provavelmente já deve ter todo tipo de experiência já publicada aqui.

Essa semana vou estudar ver de despressurizar o filtro, cortando, eu mesmo.

Abs

 

Enviado de meu SM-T110 usando Tapatalk

Oi, Trimonte.

De repente seria melhor vc tentar comprar o filtro não pressurizado, pois se não funcionar bem o corte, vc vai ficar sem poder fazer o espresso...e aí é o fim do mundo!!!  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...