Lucas Faccioni Postado 22 Maio 2013 Denunciar Share Postado 22 Maio 2013 Saudações pessoal, Aqui na frente da reitoria da universidade tem um pé de café, que por esses dias está com os frutos maduros. Resolvi apanhar alguns e plantar as sementes p/ ver se nasce. Mas fiquei em dúvida: É arábia ou robusta ? (Foto em anexo) Comparando com as imagens do google me parece ser arábica, mas queria ter certeza. Alguém se arrisca a dizer a variedade ? Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Maio 2013 Denunciar Share Postado 22 Maio 2013 Parece alguma variedade de Arábica cujo fruto é mais oblongo, como o Obatã. Depois de secar e remover o pergaminho, o Robusta em geral é mais amarelado e o Arábica esverdeado. Aliás, o Obatã é híbrido. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 22 Maio 2013 Denunciar Share Postado 22 Maio 2013 Conheço infinitamente menos que o Márcio mas tá me parecendo Robusta...o pergaminho engana mas o jeitão do caroço lembra em muito o Robusta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bressa Postado 24 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 24 Janeiro 2016 Na casa da minha sogra, em Itapecerica da Serra, tem um pé de café. Estou curioso para saber se é de robusta ou arábica. Será que com essas fotos alguém consegue ter uma ideia que possa ajudar a identificar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 26 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 26 Janeiro 2016 Salve. Penso que, tanto na foto do Lucas quanto na do Bressa, são Arabicas. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafaella aventuras barista Postado 27 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2016 Os grãos do arábica são ovalados, coloração meio amarela, meio verde. Os grãos do canephora (robusta) são redondos e a cor é mais pro marrom. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafaella aventuras barista Postado 27 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 27 Janeiro 2016 O formato também pode variar dependendo da cultivar, que pode ser pura ou cruzada com robusta. Das que eu conheço pessoalmente eu sei que Mundo Novo, Bourbon e Maragogype são bastante ovalados (todos são arábica). O Catuaí já é mais pra redondo (mesmo sendo considerado arábica). Sem contar mais uma infinidade de diferenças como: altura do pé, produção, formato do ramo, tem várias diferenças. No Brasil mais de 80% da produção é arábica, então a chance de ser arábica é enorme. Mas isso não quer dizer que a cultivar é formada 100% de arábica, porque existem vários cruzamentos entre arábica e robusta para produzir grãos menos sensíveis às pragas e para terem maior produção, acaba resultando num grão cruzado. Aqui dá pra ver um pouco a diferença entre os grãos: Na foto temos no sentido horário: o primeiro de cima Maragogipe, Mundo Novo, Obatã e Bourbon amarelo. Grãos obtidos da Fazenda Quinta São José, Sul de Minas. Talvez esse post ajude um pouco: https://aventurasdabarista.wordpress.com/2016/01/23/bourbon-icatu-mundo-novo-ou-obata-conheca-as-cultivares-do-cafe/ Ah! Algo interessante: já ouvi dizer que tem diferença no "risco" no meio do grão... Já peguei os dois tipos na mão e não consegui perceber a diferença entre os riscos, se alguém souber explicar, ficarei grata. 6 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cláudio (inspetor saúde) Postado 28 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 28 Janeiro 2016 Acho que é robusta. No Arábica este sulco central tem uma forma de "s". https://www.google.com.br/search?q=arabica+%22s%22+cafe&espv=2&biw=1093&bih=534&site=webhp&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahUKEwjUr5y6os3KAhXCgpAKHWLgADsQ_AUIBygC#imgrc=dtDvtDmb575GQM%3A A que me referi anteriormente. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 29 Janeiro 2016 Denunciar Share Postado 29 Janeiro 2016 Rafaella, não sei se alguém já lhe deu as boas vindas, mas enfim, boas vindas ao clube! Estou curtindo suas postagens, espero que sua participação seja cada vez maior. Já fiz uma visita ao blog, sucesso pra vc. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafaella aventuras barista Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Obrigada Wagner! Espero aprender bastante aqui também! Fico feliz de estar agradando, e completando o conhecimento de vocês! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Wagner Castilho Postado 4 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2016 Vc. está em Campinas. Não quer participar de um encontrinho em Sampa dia 20? A postagem é essa: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4276-encontros-periodicos-sobre-caf%C3%A9-em-sp/ Vlw! 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rafaella aventuras barista Postado 18 Fevereiro 2016 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2016 Vou acompanhar no post, dia 20 tenho uma degustação para realizar, ainda não está confirmado, mas tentarei ir no encontrinho dia 20! Obrigada pelo convite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas