Ir para conteúdo

Ajuda na identificação pela foto - arábica ou robusta ?


Postagens recomendadas

Saudações pessoal,

 

Aqui na frente da reitoria da universidade tem um pé de café, que por esses dias está com os frutos maduros.

Resolvi apanhar alguns e plantar as sementes p/ ver se nasce. Mas fiquei em dúvida: É arábia ou robusta ? (Foto em anexo)

 

Comparando com as imagens do google me parece ser arábica, mas queria ter certeza. Alguém se arrisca a dizer a variedade ?

 

Abraços

post-321-0-71967600-1369191328_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece alguma variedade de Arábica cujo fruto é mais oblongo, como o Obatã. Depois de secar e remover o pergaminho, o Robusta em geral é mais amarelado e o Arábica esverdeado. Aliás, o Obatã é híbrido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

Na casa da minha sogra, em Itapecerica da Serra, tem um pé de café. Estou curioso

para saber se é de robusta ou arábica. Será que com essas fotos alguém consegue

ter uma ideia que possa ajudar a identificar?

 

AnjQC1Lm.jpg

0qi5Prsm.jpg

0sK8WoCm.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os  grãos do arábica são ovalados, coloração meio amarela, meio verde.

Os grãos do canephora (robusta) são redondos e a cor é mais pro marrom.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O formato também pode variar dependendo da cultivar, que pode ser pura ou cruzada com robusta. Das que eu conheço pessoalmente eu sei que Mundo Novo, Bourbon e Maragogype são bastante ovalados (todos são arábica). O Catuaí já é mais pra redondo (mesmo sendo considerado arábica).

 

Sem contar mais uma infinidade de diferenças como: altura do pé, produção, formato do ramo, tem várias diferenças.

 

No Brasil mais de 80% da produção é arábica, então a chance de ser arábica é enorme. Mas isso não quer dizer que a cultivar é formada 100% de arábica, porque existem vários cruzamentos entre arábica e robusta para produzir grãos menos sensíveis às pragas e para terem maior produção, acaba resultando num grão cruzado.

 

Aqui dá pra ver um pouco a diferença entre os grãos:

img_4702.jpg?w=748

 

Na foto temos no sentido horário: o primeiro de cima Maragogipe, Mundo Novo, Obatã e Bourbon amarelo. Grãos obtidos da Fazenda Quinta São José, Sul de Minas.

 

Talvez esse post ajude um pouco:

https://aventurasdabarista.wordpress.com/2016/01/23/bourbon-icatu-mundo-novo-ou-obata-conheca-as-cultivares-do-cafe/


Ah! Algo interessante: já ouvi dizer que tem diferença no "risco" no meio do grão... Já peguei os dois tipos na mão e não consegui perceber a diferença entre os riscos, se alguém souber explicar, ficarei grata.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafaella, não sei se alguém já lhe deu as boas vindas, mas enfim, boas vindas ao clube!  :)

Estou curtindo suas postagens, espero que sua participação seja cada vez maior. Já fiz uma visita ao blog, sucesso pra vc. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc. está em Campinas. Não quer participar de um encontrinho em Sampa dia 20? A postagem é essa: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/4276-encontros-periodicos-sobre-caf%C3%A9-em-sp/

 

Vlw!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Vou acompanhar no post, dia 20 tenho uma degustação para realizar, ainda não está confirmado, mas tentarei ir no encontrinho dia 20! Obrigada pelo convite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...