Gilberto Postado 21 Junho 2015 Denunciar Share Postado 21 Junho 2015 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 28 Junho 2015 Denunciar Share Postado 28 Junho 2015 Varios testes, um foi direto, outro passou do ponto, outro foi para a geladeira, .... 100% manual, nada de batedeira. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 2 Julho 2015 Denunciar Share Postado 2 Julho 2015 gil para de torturar a gente.... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Julho 2015 Denunciar Share Postado 3 Julho 2015 Talvez o mais perto do original da minha padaria na Alemanha que já fiz. Miolo leve, mas sem bolhas grandes. Casca crocante. Forma certa e sabor agradável com leve acidez: 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Julho 2015 Denunciar Share Postado 3 Julho 2015 Lindão Burny, que farinhas usou ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 3 Julho 2015 Denunciar Share Postado 3 Julho 2015 80% centeio integral e 20% trigo integral do mercado municipal de São João del-Rei. Abçs Burny 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 3 Julho 2015 Denunciar Share Postado 3 Julho 2015 Bonitão mesmo! Qualquer dia tento um desses. Alto grau de centeio é comigo mesmo. Nos passe as dicas se possível. Alvéolos grandes com centeio parece ser bem difícil mesmo, a massa fica mais densa, com pouca elasticidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Julho 2015 Denunciar Share Postado 4 Julho 2015 Ontem fiz 4 pães, assei 2 ontem e estou achando 2 hoje. Confesso que estava me sentindo um Sr padeiro até sair meu pão do forno, mais parecendo um inhame que um pão, enfim tempo de crescimento do pão é igual "ali pertinho" de mineiro, lembrei que certa vez estava em Monte Sião e ví uma placa Ouro Fino ( acho) e perguntei para um transeunte da estrada de terra se era longe, não é ali pertinho respondeu o mineiro, andei, andei, .... Era longe. Mas voltando ao pão, o crescimwnto pode ser em 1 hora mas também pode ser 5, e o segredo é dominar este tempo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 4 Julho 2015 Denunciar Share Postado 4 Julho 2015 Ou seja, é em tempo indeterminado =) Temos que aprender a só de olhar/sentir se está no momento da próxima etapa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 4 Julho 2015 Denunciar Share Postado 4 Julho 2015 Exatamente, outra coisa que percebi nesta última fornada é que a expansão dos pães foi menor de que a fornada da semana passada, acho que eu tinha feito a última modelagem mais apertada, é ir prestando atenção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Estréia de banneton. Pode ser foto de meio pão? =) 65% hidratação, 20% integral, 80% branca, gergelim torrado na massa. Ficou bem gostoso, com acidez leve devido ao clima frio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Ficou bem legal Sergio. Eu queria que abrisse pestanas no meu pão mas não tenho conseguido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Dessa vez não abriu tanto. Ao invés de + fiz # Se tem relação não sei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Não tem, ainda não achei o segredo, embora pãozinho se corta de qualquer jeito é da pestana, estou quase achando que o pessoal que está conseguindo está colocando melhorador. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Esse tem as pestanas como vc quer? Ainda não tentei, mas já vi gente que faz os cortes com a lâmina mais deitada e não vertical. Já testou assim? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Isto mesmo, em um pão tipo italiano com a massa menos hidratada parece que vai mais fácil. Ja fiz o corte de todos os modos possíveis, mas ainda não achei a formula. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 E qual a vantagem de ir aumentando a hidratação? Pão de densidade menor e assim mais macio? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 A vantagem são os tão desejados alveolos, e sim, a leveza. Só que alta hidratação não é bem assim, como já disse antes, farinha melhor aceita maior hidratação, bem como farinha integral, centeio, no fim o aumento "real" da hidratação deve ser por. Olta de 5%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Blz. Por enquanto não vou me preocupar a hidratar tanto. Os buracos nos meus pães estão ok. Quero brincar com os sabores. Gostei bastante daquele com malte do Fernando. Vou tentar comprar. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 8 Julho 2015 Denunciar Share Postado 8 Julho 2015 Mas os buracos de seu pão estão oks. Se sovar um pouco mais vai conseguir um pouco mais de leveza visual na " malha" do miolo. (ACHO). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Julho 2015 Autor Denunciar Share Postado 9 Julho 2015 Lindos os pães-paca de vcs. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 9 Julho 2015 Denunciar Share Postado 9 Julho 2015 Belo pão Sérgio. Meu último pão eu dimensionei mal a quantidade de massa e não coube direito na panela de pedra, não cresceu o suficiente por falta de espaço dentro. Quase não consegui tirar o pão de dentro sem quebrá-lo todo. Ainda cometi o erro de ter colocado o pão de cabeça pra baixo na segunda fermentação. "Amador sempre serei". Sérgio, esse é você fez na panela? Esse pão fiz utilizando a farinha Granarolo tipo "0", ficou mais macio e com alvéolos um pouco maiores do que com as farinhas nacionais. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Julho 2015 Denunciar Share Postado 9 Julho 2015 Sim Klause, estou sempre fazendo na panela com tampa. Mas é complicado colocar o pão dentro dela bem centralizado. Parece ser bem melhor levar o pão com pá para cima da pedra de pizza e tampar com a panela invertida. Só que as abas de minha panela ficam em nível acima da borda da panela e não teria vedação. Preciso arrumar outra ou algo similar. Parece legal esse seu último pão! kkk Rodrigo =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 13 Julho 2015 Denunciar Share Postado 13 Julho 2015 Pão de forma 100% centeio com semente de abobora, quinoa germinada e amaranto germinado O resultado dessa receita de pão de forma de centeio resulta em um pão bem macio, difícil até de cortar uma fatia mais fina. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Varios testes, um foi direto, outro passou do ponto, outro foi para a geladeira, .... 100% manual, nada de batedeira. Quando eu crescer quero ser uma padeira como o Gil.... E como o Sergio. E o Klause. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Anita, estou longe do Gil e do Sérgio, sou newbie ainda. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Mas chegou chegando. Parabéns! Burny também arrasando no centeio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Aaaaaaaaanita, que saudades, que bom que veio daruma volta por aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Gil, sempre um phopho. beijo saudoso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 16 Julho 2015 Denunciar Share Postado 16 Julho 2015 Ana bem-vinda de volta! Tem também que voltar a ativa nos pães =) Curioso as nozes marcarem o pão de violeta, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas