caiocezarm Postado 7 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2015 Entendi, Gilberto Uma coisa que eu ainda tô meio em dúvida é, depois que a gente tira o fermento da geladeira, o meu, por exemplo, que ficou esses três dias lá depois que eu o alimentei, espero quanto tempo fora da geladeira pra fazer um pão? Ou tenho que esperar ele chegar à temperatura ambiente, alimentar novamente e deixar fora pelas 8/4 horas seguintes? Não cresceu, Anita E olha que ele tava esticando bem, soltando bem das laterais, quando eu terminei a sova (no caso fiz na planetária porque a massa ficou muito hidratada, difícil de manusear). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2015 Não se apegue a tempo (como no espresso =) ). Aqui eu faço assim: - tiro da geladeira, descarto parte, e alimento - espero dobrar - descarto parte, e alimento - espero dobrar - descarto parte para o bowl (massa), alimento, e volta para geladeira Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 7 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2015 Caio, eu faço maIs ou menos assim: Você colocou na geladeira um fermento recem alimentado, certo ? Este fermento vai atingir seu ponto máximo na geladeira talvez em 3/5 dias , então eo só alimento novamente quando ele chegou em seu apice, se quando tirei da geladeira ele já tinha atingido seu máximo, pode tirar e já alimentar, se ainda não tinha atingido, que era o caso do fermento de sua mãe, ai espero o mesmo chegar a temperatura ambiente e se desenvolver, pode levar até 24 horas, como o Sergio disse o relógio e a avaliação do desenvolvimento. Do resto é como o Sergio disse , com uma única ressalva, que é controlar a temperatura da massa, +_ 74ºC , somando temperatura ambiente + temperatura da massa + temperatura da agua, deve do acertar a temperatura dagua para acertar a conta, no calor esfria a agua, no frio esquenta, não pode do passar de 40º C. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 7 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2015 Usa o microondas desligado como proofer (uma caixa fechada). O copo de água quente deixa a temperatura mais alta que a ambiente. Dica da mulher do northwest sourdough.Gracias. Então é para manter a temperatura. Ele mencionou umidade, fiquei confusa. A questão, Caio, é que o fermento precisa estar refrescado alimentado. Ele se fortalece na alimentação. No resfriamento entra em dormência, então precisa acordar e ser alimentado. Por isto voltar à temperatura ambiente E alimentar. Acorde o seu, dê comida umas duas vezes e parta para o próximo. Esse seu pão eu *acho* que abatumou (só acho, pois nunca vi pessoalmente um pão abatumado ). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Meninos que dobram a massa 4 ou 6 vezes, uma pergunta (meio óbvia): o enriquecedor coloco apenas na última dobra, quando enviar para o banneton? Grata Melhorador!? Olha aí a mágica aparecendo! Não uso nenhum melhorador e nem estava pretendendo usar, a não ser que seja algo natural. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Ela quis dizer as passas, gergelim, nozes etc. Ana, o copo no microondas com a superfície da água exposta, ajuda a manter a umidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Ela quis dizer as passas, gergelim, nozes etc. Ana, o copo no microondas com a superfície da água exposta, ajuda a manter a umidade. Ops... se for isso mesmo eu peço desculpas pela minha ignorância. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 @Klause, não tem mágica. Vou te explicar o que eu faço: ... Igor, Te agradeço pelas explicações. A massa gelada sem dúvida deve ficar mais consistente para se fazer a modelagem, vou tentar fazer isso da próxima vez. Complica mais um pouco o processo, mas não deixa de estar consonante com o processo de fazer pães que estamos tentando seguir. Abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Perdão, usei a palavra errada: enriquecedor (são as coisinhas extras). Melhorador são os fermentos adicionais mesmo que o pessoal usa. Sergio, grata pela correção e pela explicação extra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Perdão, usei a palavra errada: enriquecedor (são as coisinhas extras). Melhorador são os fermentos adicionais mesmo que o pessoal usa. Sergio, grata pela correção e pela explicação extra. Ufa.. que alívio! Quando li "melhorador", de início achei que estava batendo cabeça sozinho com fermentação natural pura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Não, você está certíssimo. Também sou desta linha, junto com o Igor e o Gil. A baguette rústica que faço, receita do Fê, recebe 8 g de fermento biológico em pó. Essa sigo a receita e coloco. Mas os meus integrais são fermento natural puro. Aliás acho curioso que no Nosso Pão Luiz Americo chame os pães de integrais, mas para mim eles seriam semi-integrais, já que levam parte de farinha branca. Mas outro dia explicaram o motivo: a legislação brasileira permite nos integrais um x% de farinha branca. Igor faz integral puro, sem a branca. Eu particularmente prefiro com uma parte de branca. Já tentei tortas totalmente integrais e a massa resseca demais. Klause, desculpe pela confusão. Os termos estão tão interiorizados (enriquecedor ou melhorador) que nem percebi a troca. E é ruim quando a gente está aprendendo e alguém confunde com uma info errada. Bons pães! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Klause, desculpe pela confusão. Os termos estão tão interiorizados (enriquecedor ou melhorador) que nem percebi a troca. E é ruim quando a gente está aprendendo e alguém confunde com uma info errada. Bons pães! Esquenta não Anita, acho que o linguajar da panificação natural ainda não está tão internalizado pra mim, por isso não percebi do que você estava falando com o termo "melhorador". Vamos em frente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 8 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2015 Eu devo fazer esta semana um semi-integral de passas tintas. Uvas passas secas em casa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiocezarm Postado 9 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2015 Obrigado pelas instruções, gente! Fiz o seguinte: tirei o fermento da geladeira, esperei ele chegar na temperatura ambiente e realimentei, mas ele está crescendo bem devagar (em tempo: já se passaram 8 horas). Acho que vou ter que dar mais tempo pra ele atingir o pico e eu poder realimentá-lo de novo. É isso, não? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2015 Isso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiocezarm Postado 9 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2015 Obrigado, Anita! Tô vendo com sua amiga Glaucia pra ver se ela me vende uma daquelas belezinhas. Quem sabe comendo eu consigo absorver um pouquinho do talento dela Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 9 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2015 A garota é danada!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2015 Caio, acho que vc só deveria guardar o fermento na geladeira ou fazer pão, quando ele estiver bem forte. Tipo, dobrando em 4 horas após a alimentação, aos 22-24 C. Se está mais lento que isso, acho que ainda não está pronto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiocezarm Postado 10 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Setembro 2015 Valeu, Sergio. Segui sua orientação. De ontem pra hoje ele já deu uma boa crescida, bem mais do que antes, mas ainda não chegou a dobrar. Realimentei e vou ver como estará à noite. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 10 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Setembro 2015 Sobrou castanha de cajú e pará de uma torta que fiz no fds então aproveitei para o pão. Ficou ótimo! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 10 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 10 Setembro 2015 Obscenidade para o horário... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 11 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2015 Nos passando vontade hein Sergio. Hoje de manhã fui cortar um pedaço do pão integral que fiz no sábado e estava todo mofado; e olha que aqui em Brasília o clima é muito seco. Acho que armazenei incorretamente, coloquei dentro de um saco de pão (papel) e dentro do meu dome para pão. Perdi 1/3 do pão, fiquei sem o lanche da tarde. Alguém tem dicas para armazenar o pão quando não se congela ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2015 De um dia para o outro segui a dica do Bernardo de colocar em recipiente fechado tipo tupperware. Fica borrachudo no dia seguinte, ótimo para cortar com faca lisa, e a torradeira revive. Mais tempo que isso talvez seja melhor congelar fatiado após esfriar e depois também mandar para torradeira. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 11 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 11 Setembro 2015 Também já perdi pão para o mofo. Do que eu li, tem gente que recomenda enrolar em um pano. Eu já tentei todas as opções, inclusive um porta-pão que deve ser igual ao de Klause. Já usei pano, saco de papel, pote fechado. Hoje em dia deixo fora um pouco para consumo imediato e congelo o resto. Quando uso o último pedaço fresco, desço do freezer para o dia seguinte. Resumindo: é igualzinho ao café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiocezarm Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 Dessa vez ficou assim, melhor que o último mas ainda não é o que eu quero . O fermento estava bem forte e na primeira prova (deixei 6 horas) a massa cresceu bastante. Depois modelei, coloquei naquela forma de pão e deixei provar pela segunda vez (1h e 30min). Acredito que se eu tivesse deixado mais um pouco talvez ele tivesse ficado mais aerado. Não gostei dessa casca brancona também e meus cortes não deram certo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 O fermento estava bom mesmo. Quanto tempo vicê deixou o pão crescendo depois de batida a massa ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
caiocezarm Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 6 horas, Gilberto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 Tempo de crescimento muda muito com a temperatura, não é um bom parâmetro sozinho. Será que seu forno está quente o suficiente Caio? Já o meu devo estar usando quente demais, queima a casca embaixo. Próxima vez tentarei a técnica de colocar a massa na panela fria e untada. Daí vai fria e tampada pro forno pré-aquecido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 Bem legal, Caio. O caminho é esse mesmo, você vai melhorando conforme panificar sempre. A casca branquinha não deu a crocância. O forno tem parte da culpa, use na temperatura máxima dele. Você vaporizou a casca antes de assar? Uma boa pode ser tentar a panela de ferro ou bacia de inox invertida por cima para manter o calor e fazer a casquinha. No tempo final de forno você tira essa tampa e deixa ele dourar um pouco mais no forno mesmo. Mas o mais importante: e o sabor? E o que achou do pão da Glaucia? Dá até vontade de desistir, mas não desiste não. Bons pães e cafés. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 Caio, como o Sergio disse, o tempo é relativo, tem que observar mesmo é o comportamento do pão. O seu não cresceu o que deveria. A última vez deixei 5 horas só para a massa, na hora de manusear você sente que ela esta fofa(crescida), fiz a pré-moldagem e deixei mais 1 hora, fiz a modelagem final e deixei mais 1,5 hora até 3 horas no último pão, pois assei 5 pães, e o dia estava quente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas