Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Algumas coisas que ela me passou:

 

- Hidratação entre 77% e 82%

- Não usa malte

- Faz 6 dobras

- Dobras com intervalo de 30 40 minutos. Para as massas mais pesadas com cereais espera até uma hora para fazer a segunda dobra, são 6 dobras normalmente.

- Usa farinha italiana tipo 00

 

São coisas que todo mundo aqui já sabe.

Quando eu conseguir mais detalhes do método dela eu passo pra vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tirando a farinha, todo o restante do processo pode ser aprimorado com o tempo e está disponível para nós mortais, é só questão de força de vontade.

A farinha já é difícil tê-la nas condições que os bons padeiros tem, não depende da nossa determinação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim.

 

Estava falando com o Igor sobre isto, o trigo em grãos que ele vinha comprando e moendo em casa tem baixo índice proteico (em torno de 5), então não adiantava para o pão.

 

Não sei qual o índice do trigo que a Brew vende, preciso tentar descobrir, se for baixo também não vai resolver moer em casa.

 

A 5 Stagioni (Glau já usou desta) tem acima de 10 de proteína.

 

Fui comprar a branca no mercado estes dias e fui lendo os rótulos. Mirella e a maioria delas tem apenas 5. Peguei uma chamada Pra Valer (tipo 2) que tem 5,8. Ainda não entrou no pão.

 

A 5 Stagioni tem representante no Rio. Saca de 25 kg. Em Sampa o kg sai por volta de 13 reais. Vou perguntar no Rio o preço de uma saca + frete só de curiosidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que ambas. Vc está faalndo a quantidade de gramas na porção, que por acaso usam 50 g. Sempre transforme para percentual senão não dá para comparar.

 

Mirella Branca 5 g em 50 g = 5/50 = 0.1 * 100 = 10%

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marco da Requinte. Mas lá é padoca pro. Não tenho certeza se ele não usa parte de um fermento rápido junto para um plus. Só perguntando.

 

São uns pães fantásticos.

 

Um bom número do pessoal que faz pão de levain para venda insiste nas importadas com muita proteína. Considerando o preço delas, não acredito que eles usem à toa. Deve fazer diferença sim. Eu não uso porque é cara, meu forno não colabora muito e sou amadora demais para desperdiçar uma boa farinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma padaria aqui em Brasília (Dylan Bakery) que usa a Anaconda. Os pães são satisfatórios. Eles trabalham com fermentação à 5ºC por 18 horas.

Eu boto a culpa na farinha por dois motivos: pelas poucas experiências que tive com elas (não conta muito), pois usei farinha italiana tanto integral como branca, mas principalmente pelo que a Gláucia me reportou da experiência dela.

De qualquer forma, acredito que nós podemos desenvolver o nosso método para fazer um ótimo pão com as nossas farinhas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A italiano que compro tem W400, que é a força da farinha, se quiserem tirar a dúvida se o problema é de fato a farinha coloquem, a título de experiência, um reforçador de farinha, alguns mercados já vendem em saquinho tipo aquele de fermento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahh, não comentei.

 

Nesse meu último pão 90% integral mirella, usei para a massa ela peneirada. O que sobrou na peneira usei como cobertura antes de ir pro banneton.

 

Li que os pedaços grandes podem interferir na formação do gluten.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? Os pedações são os mais legais, dão justamente aquele belo aspecto rústico.

 

Experimentei várias integrais

Gostei mais da Mirella justamente pelo aspecto de terra de Marlboro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Glaucia me recomendou uma farinha chamada Primor. Parece que ela é 10% e pro pessoal de Brasilia ela é encontrada naquele supermercado Macro que fica no caminho pra feira dos importados.

Ahh, não comentei.

 

Nesse meu último pão 90% integral mirella, usei para a massa ela peneirada. O que sobrou na peneira usei como cobertura antes de ir pro banneton.

 

Li que os pedaços grandes podem interferir na formação do gluten.

Li isso no Tartine também, sergio. O Chad Robertson diz que os pedaços grandes acabam furando as bolhas que se formam.

 

O meu fermento tá 100% integral (mirella) e eu nunca peneiro quando vou alimenta-lo, só que no ultimo pao que eu fiz usei apenas 10% de farinha integral para 90% de branca.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...