Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Talvez o mais perto do original da minha padaria na Alemanha que já fiz. Miolo leve, mas sem bolhas grandes. Casca crocante. Forma certa e sabor agradável com leve acidez:

 

tnwZQTNl.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

80% centeio integral e 20% trigo integral do mercado municipal de São João del-Rei.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonitão mesmo! Qualquer dia tento um desses. Alto grau de centeio é comigo mesmo. Nos passe as dicas se possível.

Alvéolos grandes com centeio parece ser bem difícil mesmo, a massa fica mais densa, com pouca elasticidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz 4 pães, assei 2 ontem e estou achando 2 hoje.

Confesso que estava me sentindo um Sr padeiro até sair meu pão do forno, mais parecendo um inhame que um pão, enfim tempo de crescimento do pão é igual "ali pertinho" de mineiro, lembrei que certa vez estava em Monte Sião e ví uma placa Ouro Fino ( acho) e perguntei para um transeunte da estrada de terra se era longe, não é ali pertinho respondeu o mineiro, andei, andei, .... Era longe. Mas voltando ao pão, o crescimwnto pode ser em 1 hora mas também pode ser 5, e o segredo é dominar este tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente, outra coisa que percebi nesta última fornada é que a expansão dos pães foi menor de que a fornada da semana passada, acho que eu tinha feito a última modelagem mais apertada, é ir prestando atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estréia de banneton. Pode ser foto de meio pão? =)

 

65% hidratação, 20% integral, 80% branca, gergelim torrado na massa.

 

Ficou bem gostoso, com acidez leve devido ao clima frio.

 

glYKhD7.jpg

 

OVSTFhp.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tem as pestanas como vc quer?

 

Ainda não tentei, mas já vi gente que faz os cortes com a lâmina mais deitada e não vertical. Já testou assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A vantagem são os tão desejados alveolos, e sim, a leveza.

 

Só que alta hidratação não é bem assim, como já disse antes, farinha melhor aceita maior hidratação, bem como farinha integral, centeio, no fim o aumento "real" da hidratação deve ser por. Olta de 5%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Blz. Por enquanto não vou me preocupar a hidratar tanto. Os buracos nos meus pães estão ok. Quero brincar com os sabores. Gostei bastante daquele com malte do Fernando. Vou tentar comprar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Belo pão Sérgio.

Meu último pão eu dimensionei mal a quantidade de massa e não coube direito na panela de pedra, não cresceu o suficiente por falta de espaço dentro. Quase não consegui tirar o pão de dentro sem quebrá-lo todo. Ainda cometi o erro de ter colocado o pão de cabeça pra baixo na segunda fermentação. "Amador sempre serei".

Sérgio, esse é você fez na panela?

 

Esse pão fiz utilizando a farinha Granarolo tipo "0", ficou mais macio e com alvéolos um pouco maiores do que com as farinhas nacionais.

 

2015-07-05%20-%20primeiro%20pao%20com%20

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Klause, estou sempre fazendo na panela com tampa.

 

Mas é complicado colocar o pão dentro dela bem centralizado. Parece ser bem melhor levar o pão com pá para cima da pedra de pizza e tampar com a panela invertida.

 

Só que as abas de minha panela ficam em nível acima da borda da panela e não teria vedação. Preciso arrumar outra ou algo similar.

 

Parece legal esse seu último pão!

 

kkk Rodrigo =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pão de forma 100% centeio com semente de abobora, quinoa germinada e amaranto germinado

 

2015-07-12%20-%20pao%20centeio%20quinoa%

 

O resultado dessa receita de pão de forma de centeio resulta em um pão bem macio, difícil até de cortar uma fatia mais fina.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Varios testes, um foi direto, outro passou do ponto, outro foi para a geladeira, ....

 

100% manual, nada de batedeira.

 

Quando eu crescer quero ser uma padeira como o Gil.... 

 

E como o Sergio. E o Klause.  :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...