Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Valeu Caio!

 

Ana, gostei sim da Mirella. Realmente dava para hidratar mais, se bem que não sei se vale a pena. Vamos ver.

 

É Gil, cortei quente. O miolo da uma "empastada" e a foto dedura. Ou isso ou a esposa comeria coisa que não deve por causa da fome =)

 

Não teve geladeira dessa vez, foi express. Bulk a 23 C só de 3 horas e no banneton lá pelos 30 C (dentro do microondas com copo de água quente para aquecer) por outras 3 h.

 

Pestana, sai sem querer =) Passei a lâmina inclinada entrando 1 cm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não achei na net fotos iguaizinhas as dos pães que eu quero, embora parecidas. Acho que porque as melhores padarias são meio que parecidas com cafeterias: cada uma tem sua 'assinatura' né?

 

Vou lembrar depois de tirar umas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora eu tenha saudades do RJ (capital), até por ter muito mais opções pra tudo, Niterói tem lá opções muito boas de padarias (ao contrário do que ocorre com cafeterias... :unsure:). O único ruim é a 'logística' pra comprar esses pães com frequência. Cada padaria boa pode estar a muitos km uma da outra...no final, tem que ficar sempre no meio caminho entre casa e trabalho.

 

Mas por incrível que pareça, até em supermercados, tem padarias boas. Se não for querer muito luxo, mas simplesmente um pão gostoso e bem feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava falando com ele há pouco no Instagram. Fez um nhoque caseiro matador.

 

Ele usa uma tabuinha sulcada para modelar os nhoques: com a tabuinha inclinada, aperta uma bolinha de massa e desliza. A bolinha fica sulcada, como se fizesse com o garfo. Lindinho aquilo. Tão legal quanto a peneirinha de Spätzle.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse moderador tá atacado hoje... #semcomentários

 

Gil, seu mandolim é de plástico, daqueles de 5 real? Se for, é sulcado como o meu. Usa essa parte, mas interrompe a (t)rolagem antes de chegar na lâmina. Pelo bem dos seus dedos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio,

Ficou bonito o pão. Essas crateras saíram exageradas, os meus não chegam nem perto.

 

Povo de BsB, foram conhecer a Dylan Café Bakery? Fazem pães E pizzas de levain. E tem café. :)

 

Já fui no Dylan sim, gostei dos pães, mas os preços são bem salgados. Bebi um expresso lá uma vez, mas não tem nada de extraordinário, pois o forte deles é o pão mesmo. Mas é um lugar que vive vazio, temo que não dure muito tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o café? :)

 

Mas o suprassumo dos pães de levain de Brasília são da Varanda. Seguidos pelos da minha amiga Glaucia.

 

O Varanda eu ainda não conheço.

 

Realmente a Glaucia está profi. Eu a conheci pessoalmente, mas ainda não provei os pães que ela faz. Já comecei a encher o saco dela pra ela abrir uma turma e dar um curso, mas até agora ela não se convenceu que está num nível profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vou lá ajudar a perturbar a moça.

 

Sergio, Klause, Gil, vamos fazer nossa calculadora? Sergio, você se refere a qual delas? A do weekendbakery.com?

 

Não consigo copiar o link pelo celular, mas é na página deles da versão do Tartine.

 

Isso é função para vocês programadores. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que comentei foi para mantermos histórico do que foi feito e suas proporções, não necessariamente uma calculadora. Se bem que uso uma planilha para calcular as receitas.

 

Vi lá no weekendbakery. Não conhecia esse site, preciso fuçar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Percebi depois que você falava de outra coisa.

 

Essa página do Tartine é bem interessante. Ele menciona que a farinha europeia não hidrata tanto quanto as americanas.

 

Ali eles usam as dobras, fazendo uma completa a cada 30'. Acho que são umas seis ou sete no total. Fora a longa fermentação final no banneton.

 

Vou tentar o método deles na próxima fornada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, estou fazendo assim, 3 horas, dobra a cada 30 min -> 6 dobras.

 

O que vi é que não importa tanto o tempo de bulk e o de proof (banneton) separadamente, bastando no fim a massa estar no ponto certo de ir pro forno.

 

Ou seja, seria equivalente 3 h de bulk + 6 h de proof, ou 6 h + 3 h, ou 5 h + 4 h.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso. E verificar a massa apertando, se ficar a marca, forno.

 

Mas eles usam um tico de fermento biológico junto.

 

E fazem o poolish (biga) antes. Com autólise de 20'.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa vez fiz 2 para testar o banetton pequeno retangular usando nele massa de 500 g.

 

Ambos com gergelim na massa, só o redondo com ele na casca.

 

Caracas, o redondo ficou desforme pq grudou na pá na hora de escorregar para a pedra. Aí ficou um pedaço para fora da pedra e tive que arrumar na medida do possível :( No final não ficou tão ruim, ufa...

 

72% hidratação e 30% integral.

 

Esses vou esperar esfriar!

 

dcbgQiF.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ana, vamos ver o sabor... Passou 12 h na geladeira após as dobras.

 

No retangular acho que devia ter feito um único corte no sentido do comprimento e não esses 2 pequenos...

 

E na pá, bastante polenta!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...