Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Naquele site que eu mencionei há uns dias eles também não falam em tempo, mas em testar a resistência da massa.

 

Tinha que apertar com o dedo e observar se ficava o buraquinho ou se a massa voltava ao formato. No site lá explica melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio,

 

Quando eu uso a forma para assar eu faço uma cobertura com papel alumínio por cima bem fechado para prender o vapor, que vai dar crocância à casca. Só que tem de deixar bastante espaço entre a massa e o papel alumínio, pois a massa vai crescer. Depois de 30 min eu retiro o papel e deixo dourar.

 

Meus primeiros pães também não cresciam e ainda ficavam com o gosto estupidamente ácido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, vaporizei a casca, sim, antes de assar, mas acho que realmente o forno deveria estar mais quente. Ah, e o pão da Glaucia é incrível. Comi o de sementes. Um sabor incrível, meio terroso com frutado. O meu ficou bom de sabor também, só pecou um pouco na textura.

Panificarei mais nesse final de semana e ficarei mais aos detalhes. Vou me valer dessa sua dica também, Klause.

Obrigado pela ajuda, gente.


Naquele site que eu mencionei há uns dias eles também não falam em tempo, mas em testar a resistência da massa.

Tinha que apertar com o dedo e observar se ficava o buraquinho ou se a massa voltava ao formato. No site lá explica melhor.

 

Qual o site, Anita? Não achei por aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na sexta passada alimentei meu fermento (de centeio) pela manhã e deixei fora da geladeira. Saí à noite pra voltar só no domingo de tarde e esqueci de colocar o fermento de volta na geladeira, só fui lembrar no domingo quando cheguei, já achando que tinha perdido o fermento.

Tirei a parte de cima, que já estava ficando cinza formando mofo, e fiz uma alimentação. Não é que o bicho sobreviveu!

Eu li que o fermento de centeio é mais tolerante ao desleixo do dono.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, um site que eu mencionei a umas duas páginas atrás, quando falamos do processo de dobras.

 

Ontem assei um semi-integral com passas tintas feitas em casa. A acidez do fermento ainda está bem alta, mas a doçura das passas equilibrou bem.

 

Usei forma de silicone e assei na prateleira do meio do forno. O pão cresceu muito no meio, formou um calombo que subiu e enganchou na serpentina do dourador. Não conseguia tirar o pão, maior comédia. Tive que puxar a prateleira e daí a forma desceu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio,

 

Quando eu uso a forma para assar eu faço uma cobertura com papel alumínio por cima bem fechado para prender o vapor, que vai dar crocância à casca. Só que tem de deixar bastante espaço entre a massa e o papel alumínio, pois a massa vai crescer. Depois de 30 min eu retiro o papel e deixo dourar.

 

Meus primeiros pães também não cresciam e ainda ficavam com o gosto estupidamente ácido.

 

Klause, segui sua dica! Usei o forno numa temperatura de 270º e coloquei o papel alumínio nos 30 primeiros minutos e tirei nos outros 10 minutos! Ficou excelente, cresceu bem dentro do forno e ficou aerado  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meia receita do integral do livro pão nosso. Ficou saboroso e aerado. Não cheguei a fazer o proof, só deixei no bulk por 5 horas e depois forno.

Uma coisa que eu ainda estou penando é nos cortes da massa; como ela ficou muito hidratada foi difícil faze-los.

 

FEF8A1EB-A0E1-4431-9764-23544B457894.jpg

 
EDF09259-A919-49AB-ACEF-95E10D7FBC19.jpg
 
C0181092-164A-4ACC-A75F-06B540735847.jpg
  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, está começando a dar certo hein.

 

Já eu, acabei andando pra trás. Fiz um pão com tumor:

2015-09-20%20-%20metodo%20tartine%20-%20

 

Deu bastante coisa errada: a massa não cresceu bem durante a fermentação, ficou mole demais e não deu pra fazer a modelagem nem gelada, não rasgou, na largura e comprimento o pão encolheu, não cresceu bem no forno, o pão ficou mais massudo e duro do que os anteriores (com farinha italiana).

Estou percebendo que não estou me dando bem com esse esquema de dobras, vou voltar pra sova. A massa ficou tão mole e grudenta que tive que empurra-la até a borda da bancada de modo que escorresse pra dentro da forma.

Essa também é a primeira tentativa com a farinha Mirella.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que só compensa tentar hidratação alta quando os pães já estiverem muito bons com ela "baixa". Daí vai subindo devagar.

 

Ficam muito bons os pães mesmo sem hidratar tanto.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa vez eu comecei a usar a farinha italiana, Klause, Polselli tipo 00. Gostei bastante, mas usei um pouco da mirella integral também.

Eu ainda não tentei o esquema de dobras, tava tão por fora desse método que comprei o livro Tartine pra saber mais sobre. A minha massa também ficou muito hidratada, daí bati primeiro na batedeira de mão que tenho aqui, com ganchos pra pão, e depois sovei na mão dentro da tigela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dessa vez eu até baixei a hidratação. Acho que foi a mudança de farinha.

Tenho que rever algumas detalhes.

Caio, nunca ouvi falar nessa farinha, é fácil de encontrar por aqui?

 

 

Klause, encontrei lá no La Palma da Asa Norte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panifiquei hoje pela manhã; fiz o processo de bulk e dobras seguindo o livro Tartine e por fim modelei. Agora, antes de vir para o trabalho, deixei na geladeira para o segundo crescimento. Mas lendo o livro ficou uma dúvida: ele fala que pode deixar a massa por até 8 horas na geladeira e tirar só quando for ir pro forno, mas será que se tirar com 5 horas e deixar umas duas horas na temperatura ambiente não seria melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei que novamente havia matado meu levain, quase um mês sem alimentar e nem olhar para ele. Ontem fiz duas alimentações, o bicho tá bonitão de novo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, assar logo que sai da geladeira, pelo que li, parece ser melhor pro oven-spring, além de facilitar para massas muito hidratadas. Acho que meus pães cresciam mais no forno quando fazia assim. Preciso voltar a esse método.

 

Hoje com esse calorão aqui assei agora um over-proofed (bobeada). Cresceu bem pouco no forno. Vamos ver mais tarde. É 90% integral e 10% do levain branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Panifiquei hoje pela manhã; fiz o processo de bulk e dobras seguindo o livro Tartine e por fim modelei. Agora, antes de vir para o trabalho, deixei na geladeira para o segundo crescimento. Mas lendo o livro ficou uma dúvida: ele fala que pode deixar a massa por até 8 horas na geladeira e tirar só quando for ir pro forno, mas será que se tirar com 5 horas e deixar umas duas horas na temperatura ambiente não seria melhor?

 

Vai mudar o resultado final. Talvez cresça um pouco mais e o gosto vai ficar diferente com relação à 8 horas direto na geladeira.

Parece que uma das vantagens de tirar da geladeira direto pro fogo é evitar que o fundo do pão queime muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, parabéns! Só melhorando hein.

 

Essa buraqueira aí está muito boa.

 

Temos que marcar um dia com a mestra Gláucia para elas nos passar mais dicas (se ela concordar é claro). Ela não esconde a informação, sempre responde minhas dúvidas prontamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...