Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Mortari, o Rodrigues (que anda muito quieto) tinha feito mil perguntas desta paradinha de assar o pão no saquinho, mas ninguém sabia explicar.

 

Você pode dar mais detalhes, caso eles existam? Algum pulo do gato? Fotos do antes e do depois?

 

Nada de muito especial, mas não é tão prático, pra quem tem a panela de ferro acho besteira usar o saquinho.

 

Como o saco não é muito grande, tivemos que dividir a receita em 2 porções e é simplesmente impossível você colocar o pão dentro do saco se ele já estiver descansado e crescido, como se faz com a panela. O que fizemos foi colocar os pães no saco antes do último descanso e deixar eles crescerem assim, com o saco aberto e dentro de uma panela normal de inox (pra não esparramar demais). É meio chato de colocar a massa no saco sem encostar do lado, grudar e fazer lambança. Antes de ir pro forno fizemos os cortes e fechamos o saco com aquele "tie-up" que já vem junto, deixando um espaço em cima (o saco é bem alto).

 

Temos umas panelas de barro sem tampa e deixamos pré-aquecendo junto com o forno, na hora de colocar o pão foi só transferir os sacos das panelas de inox pras de barro já quentes. Quando está assando o saco estufa em cima, dá espaço pro pão crescer e mantém o vapor ali, fazendo a função da panela fechada, o que gerou uma casca legal. O problema maior, a meu ver, é que como o saco fica totalmente seco, depois de assado ele fica muito quebradiço e acaba "esfarelando" quando você vai tirar. Aí caem pedaços de celofane em cima do não, no meio dos cortes, e é chato ficar tirando.

 

Acho que vamos abandonar o saco e tentar assar nas mesmas panelas de barro mas sem eles pra ver se dá muita diferença (deixando uma assadeira com água embaixo). De qualquer forma, pretendo comprar uma panela de ferro legal e vou seguir a dica do Gil sobre a pá pequena de pizza, comprar ela antes e depois arrumar uma panela que seja grande o suficiente pra caber a pá.

 

Ontem fomos pra chácara onde eu morava buscar algumas coisas que ainda estão lá e lembramos que temos uma telha pra assar (que quase não usávamos), parecida com a do Fernando. Trouxemos ela pro apto e vamos tentar fazer nosso primeiro integral au levain na telha pra sábado, vamos ver como fica.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo elogio Ana, mas não são tão grandes, a foto engana.

 

É a receita do Fernando dividida em 2 porcões (por limitação de espaço) e assadas no saco de "celofane". Acabei de comer outro pedaço e posso dizer que está realmente bom pra primeira vez, mas ainda nem perto daquele pão que o Fernando levou na sua casa (nem sei se um dia chegará perto).

 

Mortari,

 

Vai chegar perto sim ! Já chegou .... Tente misturar um pouco de fermix para ajudar, está muito frio !!! Coloque em torno de 3g para um pão de 1kg. Vai ajudar ficar menos pesado. Qual o número da Receita que utilizou ? O miolo ficou característico de fermentação natural .... Ótimo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada de muito especial, mas não é tão prático, pra quem tem a panela de ferro acho besteira usar o saquinho.

 

Como o saco não é muito grande, tivemos que dividir a receita em 2 porções e é simplesmente impossível você colocar o pão dentro do saco se ele já estiver descansado e crescido, como se faz com a panela. O que fizemos foi colocar os pães no saco antes do último descanso e deixar eles crescerem assim, com o saco aberto e dentro de uma panela normal de inox (pra não esparramar demais). É meio chato de colocar a massa no saco sem encostar do lado, grudar e fazer lambança. Antes de ir pro forno fizemos os cortes e fechamos o saco com aquele "tie-up" que já vem junto, deixando um espaço em cima (o saco é bem alto).

 

Temos umas panelas de barro sem tampa e deixamos pré-aquecendo junto com o forno, na hora de colocar o pão foi só transferir os sacos das panelas de inox pras de barro já quentes. Quando está assando o saco estufa em cima, dá espaço pro pão crescer e mantém o vapor ali, fazendo a função da panela fechada, o que gerou uma casca legal. O problema maior, a meu ver, é que como o saco fica totalmente seco, depois de assado ele fica muito quebradiço e acaba "esfarelando" quando você vai tirar. Aí caem pedaços de celofane em cima do não, no meio dos cortes, e é chato ficar tirando.

 

Acho que vamos abandonar o saco e tentar assar nas mesmas panelas de barro mas sem eles pra ver se dá muita diferença (deixando uma assadeira com água embaixo). De qualquer forma, pretendo comprar uma panela de ferro legal e vou seguir a dica do Gil sobre a pá pequena de pizza, comprar ela antes e depois arrumar uma panela que seja grande o suficiente pra caber a pá.

 

Ontem fomos pra chácara onde eu morava buscar algumas coisas que ainda estão lá e lembramos que temos uma telha pra assar (que quase não usávamos), parecida com a do Fernando. Trouxemos ela pro apto e vamos tentar fazer nosso primeiro integral au levain na telha pra sábado, vamos ver como fica.

Motari,

Compre uma escova com cerdas de nylon para escovar os pães ! Não esqueça de curar a telha 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém do forum usa a batedeira kitchenaid ?

Gil,

 

Meu amigo usa, e inclusive quebrou engrenagem fazendo pão italiano... Se for bater massa pesada, não recomendo ! Ela é boa para baguette com hidratação elevada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era o que imaginava, na realidade faz tempo que quero uma mas não comprei pois quero a com motor de 1,3 Hp que acho ser a única que aguenta o batente, mas pensei que derepente poderia ser alucinação minha, mas já vi que não, ou é a de 1,3 Ho ou não aguenta um pão italiano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Atiçando a criatividade. Receita do site www.livingonadime.com/

 

Homemade Granola Bars

3/4 cup brown sugar 
1/2 cup sugar 
1/2 cup butter or margarine, softened 
2 Tbsp. honey or corn syrup 
1/2 tsp. vanilla
1 egg 
1 cup flour 
1 tsp. cinnamon
1/2 tsp. baking soda
1/4 tsp. salt 
1 1/2 cups  quick cooking oatmeal
1 1/4 cups crispy rice cereal, or crushed corn flakes or any “grain” type cereal or crushed graham crackers 
1/2 cup wheat germ (optional) 
1 cup chocolate chips*

In a large bowl, cream sugars and butter until fluffy. Add honey, vanilla and egg. Mix well. Blend in flour, cinnamon, baking soda and salt. Stir in remaining ingredients. Press firmly into the bottom of a greased 9×13 pan. Bake at 350° for 20-25 minutes. To microwave: Press ingredients into a microwave safe dish. Microwave on medium power for 7-9 minutes. Rotate dish every three minutes. Bars will firm as they stand. Cool and cut into bars. Save the crumbs for yogurt or ice cream topping. Makes 24 bars.

*The following may be used in addition to or to replace chocolate chips 1 cup coconut 1/2 cup creamy or chunky peanut butter 1/2 cup nuts 1/2-1 cup raisins, dried apples, apricots 1/2 cup fruit preserves

This homemade granola bars recipe is from the Dining on a Dime Cookbook – For more quick and easy recipes like this, check out Dining On A Dime!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de 12 dias criando meu primeiro fermento natural está aí o resultado.

O pão cresceu bastante, o gosto MARAVILHOSO a casca de baixo me lembrou a casca de pão italiano.

Enfim me apaixonei pelo fermento natural o resultado vale a pena. Fiz o padrão de usar somente farinha, água e uma colher de mel no primeiro dia,

 

Única coisa que falta é eu me acertar com o forno, não consigo deixar o casca em cima dourada sem queimar em baixo.

Tentei assar deixando na marcação do forno em 220, mas depois de uma hora estava muito branco em cima, aumentei para 240 quando estava com uma hora, começou a queimar em baixo mas não dourou em cima. Mas novamente o sabor ficou divino!!!

 

O ruim é ter que esperar uma semana pra fazer outro teste hehehe.

 

lzouQTH.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Excelente, Alexandre, parabéns! Bem-vindo ao time.

 

Dourar e casca é um problema. E quase sempre só resolvido com a panela...

 

Esse modelo trançado que você faz é lindo.

 

Por que esperar uma semana? Faz outros antes para treinar e sai distribuindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Anita fiquei na dúvida com relação a isso. Até ontem meus amiguinhos foram criados fora da geladeira. Ontem, quando os alimentei, separei metade que deixei fora para usar nesse pão e eles passaram a morar na geladeira.

 

Quando estão morando na geladeira não tem que esperar uma semana depois que alimenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

As indicações de textos sugerem alimentar uma vez por semana ou no máximo a cada 10 dias.

 

10 dias pela minha experiência é muito longe, acho melhor NO MÁXIMO a cada 7 dias. Mas observe antes se não tem líquido na superfície, mofo ou cheiro muito ácido, de cerveja. Exceto o mofo, dois outros casos são de fome do bichinho. Alimente com mais frequência.

 

Você não precisa esperar uma semana para panificar, pode fazer quando quiser. Só tirar da geladeira antes, alimentar e esperar crescer. Daí usa metade no pão; a outra metade alimenta e volta pra geladeira.

 

Se for panificar diariamente, nem vai enviar pra geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil eu tenho uma daquelas que levanta o bowl não a que inclina tem agüentado muito bem acho que e série 5 meio pro se quiser testar acabamos de mudar agora estou com o super forno funcionando fiz varias experiências esse fds até pizza. Quando quiser vir me liga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...