Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Fiz a tal baguete... Não ficou perfeita, claro, mas ficou bem aceitávell!  :lol:

Acho que faltou crescer um pouco mais e faltou um pouco de forno (fome faz isso!). A casca da parte debaixo ficou perfeita, de cima mais ou menos e o miolo um pouco úmido.

 

Ahh acompanhado de um coadinho do blend do chefe!  :P

 

20140829_200636_zps0d01f55b.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As minhas prontas também. Aqui foi o contrário: assei nas telhas, passaram um pouco do ponto embaixo.

Nada que raspar um tico não resolva.

 

Também úmidas. O sabor está bom. A minha (duas na verdade) são grandonas. Com o tal pilsen inglesinho.

 

Foto já está no IG. Preciso do computador para trazer para cá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno: telhas do tipo de telhado.

 

kkkkkkkkkkk

 

Brincadeira. Em termos. São mesmo telhas de telhado.

Existem de vários modelos, a minha é diferente da do Fernando.

Escolha qual gostar mais. Eu escolhi uma arredondada nas laterais, mas ela não fecha nas bordas (é aberta). Achei que tem um bom tamanho, deve ter bem uns 50cm.

 

Procura no IG na galeria do @cafecomvc, tem a foto de um pão nela.

 

Daí você precisa curar a telha: lave e espere secar bem. Lambuze com azeite (dos 2 lados e em todos os pedacinhos) e coloque no forno forte por 30 minutos. Deixe esfriar e repita duas vezes o lambuzar com azeite e curar no forno. Daí estarão prontas.

 

Acho mais legal assar na telha do que na panela (ainda que sejam propósitos diferentes).

 

Bons pães.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Bruno, depois do segundo descanso de 1h você sova a massa de novo ou só dá umas dobras de leve? Achei que a minha não cresceu depois no formato das baguetes (ou não é pra crescer mesmo?).

 

Os cortes fiz com o estilete  :rolleyes:  Não tenho uma navalha ou gilete  :lol:

M<edo de queimar faz isso! Ou, como dizia minha mãe: o apressado come cru!  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

haha.. eu imaginava que seriam telhas de telhado.

mas tem varios tipos e materiais.. minha ideia era

usar aquelas mais finas que tem formato de baguette

mas fiquei comedo de ser algum material inflamavel.

 

mas valeu a dica de curar ela. Não tinha pensado nisso :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Duas coisas: estou usando Dona Benta no meu fermento, está tudo bem, mas, estava pensando em mudar para uma orgânica. Quantas vezes, posso mudar a farinha do fermento? Outra coisa, tem alguma receita de baguete que eu possa fazer com o fermentão????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia,

 

dou só umas dobradas nela. Sovar mesmo eu considero só

o trabalho inicial que a minha batedeira faz pra mim. Geralmente

no primeiro descanço ela não cresce muito mas do primeiro pro

segundo da uma boa crescida.

 

Eu tentei fazer com estilhete mas não tive sucesso pode ser que

esteja meio cego hahaha.. vou tentar com uma navalha qualquer dia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificil sobrar sova... já o resto... pode ser.

Os meus tem faltado ou sobrado crescer e em geral faltava assar, ate que no ultimo aquele só de farinha branca sobrou forno...

Estou tentando fazer um com o malte da cerveja... ontem fiz minha primeira brassagem, e bati no liqüidificador o malte misturei com os "bichos" e estou indo juntar mais farinha e sovar pra ver o que vai sair.

se der certo, vou ter que comer muuuiito pao de cevada, pois tem um monte dela, eram 3kg secos... deu um monte e fico com pena de descartar.

Se alguém quiser arriscar cedo com prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dificil sobrar sova... já o resto... pode ser.

Os meus tem faltado ou sobrado crescer e em geral faltava assar, ate que no ultimo aquele só de farinha branca sobrou forno...

Estou tentando fazer um com o malte da cerveja... ontem fiz minha primeira brassagem, e bati no liqüidificador o malte misturei com os "bichos" e estou indo juntar mais farinha e sovar pra ver o que vai sair.

se der certo, vou ter que comer muuuiito pao de cevada, pois tem um monte dela, eram 3kg secos... deu um monte e fico com pena de descartar.

Se alguém quiser arriscar cedo com prazer.

Adorei o sabor do meu, com o fermento branco. Ficou uma textura diferente dos demais de levain.

 

Lisca, talvez você possa congelar. Eu devo repetir a receita, mas mais no fim da semana. Se eu passar por Perdizes posso pegar um tico só para você não desperdiçar. Apesar de eu ter malte aqui.

 

Vou acabar distribuindo pão. Preciso panificar, mas não dou conta de consumir. E enquanto eu adoro pão de levain, minha família não curte. Tenho que procurar gente com o paladar mais aberto a novidades. Vou acabar levando pão pro Victor de novo.

 

Pena que Rogerim mora longe. Ele quer muito um pão meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, tenho os grãos que foram utilizados na brassagem o que significa moídos grossos molhados aquecidos depois escorridos, e estão úmidos, gelados mas bem úmidos, as cascas se tenta deixar inteiras pra cerveja filtrar nelas, no nosso caso depois pro pão acho que piora, tentei bater no liquidificador pra diminuir parece que melhorou um pouco, acabei de sova-lo e por pra fermentar de novo na geladeira pra finalizar amanha.

vamos ver o que rola.

to pensando e pegar um pouco e tentar secar pra moer direito pro pão, mas ainda nao tive coragem de começar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca, Fernando recomenda trabalhar com o malte hidratado (fermentado mesmo), para evitar pedaços duros.

 

No seu caso teria já amolecido e não sei o que aconteceria se secar (reidratar depois?).

Eu usaria assim mesmo, moído grosseiro.

 

No blog da Ana (La cucinetta) lembro de um post dela justamente de pão com malte obtido do preparo da cerveja (parece que o marido dela navegou nessas águas alcoólicas por um tempo. Talvez valha a pena dar uma sondada ali.

 

Já escolheu o nome da loira gelada? Precisamos dele pra pensar no rótulo.

 

beijinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Anita está fazendo uns pães bonitos, está virando "profissa", ela como tem um grande coração generoso ainda irá mandar algum dia um desses pães pra mim, né Anita?? rss

Vocês não sabem alguém que vendem estes pães artesanais e enviam por correio? Se for sedex 3 dias chega, quanto tempo demora para o pão começar a ficar ruim? 

No IG algumas pessoas parecem que fazem pães melhores e mais saborosos que essas panificadoras especializadas, pelo menos por foto é uma tentação... 

Vou ver se mais pra frente crio um fermento em casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saiu...!!!

 

14936112930_df9923ff7a_b.jpg

 

to achando que preciso diminuir um pouco mais a temperatura inicial, a casca tem ficado grossa que da ate pra ver nessa foto de perto.

esse foi com o malte batido com agua antes de misturar com o fermento e depois no outro dia com mais farinha ate o ponto menos grudento e molhado mas estava bastante hidratado

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o pior é que vai ficar mais pra moça aqui pois estou manerando nos carbohidratos...

 

ana o malte nao fermenta, só fica de molho a 60/70 graus pra extraçao dos acucares depois separa e só o mosto que segue no processo da birra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lindão, Lisca. Morenou bem mais que o meu.

 

E o sabor? Na receita do Fê foi pouco, o sabor pouco aparece. Meu palpite é que quando eu usar o defumado o sabor vai brilhar mais...

 

Entendi do malte. É que no pão o Fê orientou a hidratar e deixar bastante tempo, como se estivesse fermentando. Mas ele realmente só ativou quando misturei depois das tantas horas com o fermento químico seco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...