Ir para conteúdo

Pão e Café


Rodrigoks

Postagens recomendadas

fiz com o levain, misturei depois de bater e hj adicionei o resto da farinha  e o sal, gostei muito, melhor que o branco só, tem mais sabor e bem mais complexo.

 

foi 140g de levain, umas 400g de malte e agua  mas com bastante agua pois tive que bater e sem agua nao tava rolando, depois ontem  mais umas 250g de farinha bca e um pouco de agua.

nao ficou liso mas  ligou o suficiente, quero tentar com mais malte ainda mas nao sei se dara liga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To vendo tantos pães bonitos nesse tópico que até estou me animando a fazer pães novamente. Faz tempo que não me aventuro nisso.

Uma pergunta, esse levain é daqueles fermentos que tem que pegar um pouco de um já existente pra multiplicar ou basta começar com farinha e água? É que acho meio estranho apenas colocar a farinha e a água e depois de algum tempo ter um fermento pro pão...

Bom eu sei que tem todos uns passos pra seguir que li em algum lugar, não é simplesmente juntar a farinha e a água e esquecer. Só queria saber se dá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel: sim para suas duas perguntas. No início deste tópico há uma receita, no meio deve haver várias e no nosso caderno de receitas tem mais. Jogue na busca uvas passas que aparecerá uma boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tem ate de farinha e agua somente, se olhar no post vai ver que tem de caldo de cana passas suco de abacaxi e sei la o que mais. Imagino que no caso de farinha e agua sejam os da propria farinha mais os do "ar" ao redor.

o meu recebi de um frances que tem uma padaria. se quiser posso replicar e compartilhar com todo prazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, vou dar uma pesquisada. De fato lembro de ter lido sobre sobre uns 2 ou 3 jeitos de fazer, provavelmente aqui no começo do tópico mesmo e no caderno de receitas. Só que não lembrava mais se tinha lido aqui ou se tinha sido em outro site.... Alzheimer chegando :P

 

Ana, essa de uva passa não lembro de ter visto, já vou procurar.

 

Lisca, vou tentar primeiro fazer aqui essa que a Ana sugeriu, se não der certo peço ajuda dos universitários... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, como Fernando explicou: as passas são uma bela colônia, elas fermentam a água com uma força impressionante, em 5 dias parecia pinga pura. Deu um fermento branco vigoroso.

 

A receita está num vídeo em italiano. Funciona muito bem. Pegou mais rápido que meu starter integral iniciado com abacaxi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK Ana, vou procurar mais um pouco que ainda não consegui localizar. Tentei procurar por "uvas passas" e por "uva passa" tanto na busca do forum como na do google. Vou ver se acho esse vídeo.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dou o caminho das pedras. Mas só porque gostei da foto do seu avatar (é o museu em Santos?) e você é xará de um ex-namorado meu.

 

O site é vivalafocaccia.com

 

Bons starters!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade é o prédio da bolsa do café, o museu do café fica nele sim mas também tem uma cafeteria e, pelo menos até alguns anos atrás, também funcionava nele algumas repartições públicas estaduais.

Anotado aqui, amanhã eu vejo no computador que agora mudei pro no celular...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Glauber,

 

relaxa que matar não mata não.. no maximo aquela correria pro banheiro ;)

Geralmente é feio e tem um cheiro curioso. O sabor é azedo mas não deve

ser desagradavel. Pelo menos na receita tradicional (farinha & agua por 7 dias).

Com cerveja deve ficar interessante tb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pizza é pão então acho que vale postar aqui :)

Resolvi fazer uma pizzazinha na sexta com o que tinha

na geladeira. Requeijao (daquele duro), tomate, cebola,

bacon e salsinha (no final). Num é que ficou boa!

 

Bom fim de semana a todos.

 

pizza.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com um problema para fazer meu pão com o fermento branco... ele não ganha consistência nunca... tem crescido demais e quando vou fazer o corte de leve em cima, ele murcha. Help!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta sem o corte. Se ele estiver crescendo demais na fermentação, ele não sustenta o próprio peso no forno (e o corte talvez esteja deixando o gás carbônico do crescimento escapar).

 

Fica atenta ao crescimento, se está aumentando demais de tamanho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...