Ir para conteúdo

"Clube do Café" gringo

Caio Soares

Postagens recomendadas

Além do HB e do Reddit, gosto do  https://coffeesnobs.com.au/ também... pessoal ajudou bastante quando tive problemas com uma Breville Dual Boiler, na época que era novidade e tive problemas.

Tem o https://www.coffeeforums.com/ que anda meio abandonado, mas pode ter algo que interesse...

• Curtir 1
  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Cabral disse:

Além do HB e do Reddit, gosto do  https://coffeesnobs.com.au/ também... pessoal ajudou bastante quando tive problemas com uma Breville Dual Boiler, na época que era novidade e tive problemas.

Tem o https://www.coffeeforums.com/ que anda meio abandonado, mas pode ter algo que interesse...

Cabral, vc teve qua problema com a dual boiler? Vc recomendaria ela ?

Link para o comentário

39 minutos atrás, postenga disse:

Cabral, vc teve qua problema com a dual boiler? Vc recomendaria ela ?

Opa!

Depende.

Como não tem assistência técnica no Brasil, nem peças, parte da manutenção tem de ser feita com peças importadas e, em geral, pelo dono ou alguém de confiança. No meu caso, fiz tudo na base da tentativa e erro baseado nos comentários e respostas de fóruns, principalmente do CoffeeSnobs, onde havia membros alegadamente envolvidos no projeto e construção da máquina.

A minha é o primeiro modelo, comprado logo após o lançamento. Depois das dores de cabeça iniciais, causadas principalmente pela rede elétrica brasileira e pela fragilidade tanto da fonte de alimentação (projeto sem margem de segurança) quanto da válvula solenóide duas vias original (muito vagabunda), tive apenas de dar manutenção nas bombas Ulka com kits de reparo padrão e fazer as limpezas, trocas de gaxetas e descalcificações. Uso pelo menos 1x por dia, pra fazer os capuccinos matinais, faz mais de 10 anos (com alguns períodos parada para manutenção no começo), e continua sendo uma boa máquina.

Minha experiência tá nesse tópico, desde os estudos para aquisição, descarte da ideia por conta da falta de suporte no Brasil, eventual aquisição "acidental" e depois todos problemas e soluções, que documentei aqui para ajudar quem precisasse. Se tiver paciência de rolar pelas páginas, é fácil achar meus posts enormes, e os de soluções com muitas fotos:

A minha tá com a base de pré-aquecimento do grupo do modelo seguinte, com a válvula solenóide duas-vias da Rancílio Época, e com algumas mangueiras de teflon da Breville Oracle, A placa de controle é da última versão da BDB original, versão exportação para o Japão, que só consegui comprar a partir de lá na época, e tive de refazer a parte da fonte, bem como acrescentar capacitores para melhorar a filtragem de energia. E uso com um estabilizador de 2KW com entrada bivolt ligado em 220V e saída em 115V, que uso para mitigar os problemas de rede por aqui. Tá tudo no tópico acima, se quiser detalhes.

Em resumo, se isso tudo não parecer assustador, ainda é uma máquina excelente, convive lado a lado com minha ECM Technika IV e consigo cafés do mesmo nível de qualidade de extração de ambas, mas com sabores diferentes por conta dos perfis de extração serem tão distintos. Como a BDB aquece muito mais rápido, se tornou a máquina dos capuccinos matinais, do espresso "rapidinho", e quando quero algo no perfil dela de extração. Ao longo do dia eu uso mais a ECM, ligo antes das refeições e quando vou usar já tá "no ponto", ou quando dá vontade daquele espresso "sem pressa"...

Pra um nerd de máquinas, recomendo sem medo. Pra quem não quer ter dor de cabeça com manutenção, a menos que as novas sejam muito melhores, ou tenham assitência técnica no Brasil, não recomendaria.

Link para o comentário