Ir para conteúdo

Belas Extrações do Expresso


r.lima

Postagens recomendadas

Eu nem me preocupei em mostrar o calçamento pois fiz isso ontem no tópico do Bravo. :D

É sempre a mesma coisa pois não existe mais a necessidade de técnica , cotovelo para cima e etc, pode fazer como se fosse um carimbo o que seria impossível com um tamper diferente.

 

Esse vídeo coloquei ontem no tópico do Bravo.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É despressurizado sim. Mas o single é muito ruim. Dificilmente tiro um bom espresso com ele. Já com o duplo tenho tirado cafés interessantes.

Tem alguma sugestão de filtro para single?

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Até dois anos atrás eu nem tentava preparar um single , os filtros que eu conhecia eram ruins , então eu tive contato com o single (7g) da Lá Marzocco , fiquei muito satisfeito cheguei a fazer um tópico sobre ele , os vídeos foram feitos na minha antiga Twin.

Esse filtro só tinha um senão , exige um tamper de 41mm.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1772-extracao-de-single-na-gaggia-com-filtro-la-marzocco/

 

Esse ano conversando com o burny eu comprei um filtro single IMS , nao estava muitp empolgado pois já tinha um IMS duplo e triplo e não senti grandes diferenças , mas esse filtro na minha opinião é o melhor filtro single do mercado , não precisa de tamper especial.

Minha sugestão compre o IMS single e pronto , se vc não fizer bons single o problema será vc não o equipamento. :D

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3667-filtro-ims-the-single/?p=136509

Agora ficou claro porque sempre te vejo online de madrugada, Carlos. Espresso duplo as 22 :D.

 

:lol: fiz esse shot as 5 da tarde , e bebi com biscoito Globo , não esse do vídeo que ficou meio amargo , mas o terceiro .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu, Caê!!!

Nem vou procurar mais.

Em janeiro vou levar minha filhota à Disney e vou comprar um single desse. De repente um duplo também, além de um porta-filtro naked.

Valeu a dica!

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vídeo do CaE ilustra bem que moinho bom + compactar perfeitamente plano e paralelo não significa extração perfeita, já que foi em donut. Distribuição do pó é super importante (na verdade o principal).

 

Hoje eu tirei a duvida na hora do almoço , fiz a extracão do blend do jonathan sem WDT , não ficou bom , a extração fica sempre centralizada , mas sem WDT , canaliza .

 

Vou ter que continuar a usar o mini fuê  :(

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, pelo menos temos as outras variáveis constantes.

 

O WDT não uso tanto para jogar os fines para baixo mas sim para "varrer" o pó deixando uma superfície plana. Depois disso chacoalho de um lado para outro o filtro apoiado na mesa e finalizo com umas batidinhas no sentido sobe/desce.

 

Aí é só olhar a superfície. Se não estiver tão plana antes de compactar, o café vai sair do filtro seguindo esse perfil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pó  sai do recipiente do Forté sem gomos bem solto eu uso o fuê para dar uma misturada e nivelar com batidas , a aparência antes de compactar com ou sem WDT é a mesma , mas se não passar o fuê fica com possibilidade grande de canalizar. 

 

Coisa chata ficar arando o filtro com o fuê.  <_<

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja que sua extração com o Frevo não canalizou. Apenas saiu heterogênea do filtro, em donut. Basicamente tinha menos pó na periferia do filtro antes da compactação.

 

É legal sempre tentar uma saída flat de café do filtro, mas quase impossível.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que sempre ocorrerá isso já que a parede do filtro é lisa e o farelo do café não tem onde "encaixar" como ocorre no meio do bolo onde as partículas se acomodam uma com a outra. Imagino se não resolveria a parede ser áspera, para o pó aderir mais a ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor o problema é que extração naked é algo relativamente novo , o espresso moderno (como nos conhecemos) surge em 1946 , mas a extração naked surgiu em Seattle em 2004 , um barista chamado Chris Davidson cortou um PF de curiosidade e colocou as fotos da extração no blog da SCAA.

 

Minha primeira extração naked não tem nem 2 anos foi em 15 Dez. de 2013 , ainda tenho o filme feito na velha twin.

 

Saca só o desastre  :lol:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor o problema é que extração naked é algo relativamente novo , o espresso moderno (como nos conhecemos) surge em 1946 , mas a extração naked surgiu em Seattle em 2004 , um barista chamado Chris Davidson cortou um PF de curiosidade e colocou as fotos da extração no blog da SCAA.

 

Minha primeira extração naked não tem nem 2 anos foi em 15 Dez. de 2013 , ainda tenho o filme feito na velha twin.

 

Saca só o desastre [emoji38]

 

Caê, onde você comprou o portafiltro naked da Baby Twin?

Vi um no Ebay mas com o cabo da Gaggia. Deve ser uma adaptação...

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na época comprei na espresso parts .

 

https://www.espressoparts.com/gaggia-bottomless-portafilter-factory-cut

 

Mas já vi mais barato na amazon tem que procurar o preço varia muito.

 

http://www.amazon.com/Concept-Art-zdsGG-Bottomless-Portafilter-Gaggia/dp/B00KRR4K2K

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nada fácil fazer uma distribuição onde o café saia todo ao mesmo tempo. Para conseguir precisa de sorte, ou seja, pouca repetibilidade. Razoável essa minha do almoço:

 

MvIwQbb.gif

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Extração Naked do Blend  Sul de Minas do Alexandre , nova safra , é um café bem doce , cremoso , com pouca acidez , torra media ,  o Alexandre gosta desse blend para coados , mas essa safra nova esta dando um espresso muito bom.

 

Filtro triplo ECM (que eu uso raramente) 21g , 30 seg , super tamper bravo com 14kg , 48% , 92 ºC e 9,3 bar .

 

 

 

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse pote de iogurte não combina com a estética cromada do seu cantinho. Vc conhece o funil da Tidaka? Ou já pensou em cromar o pote de iogurte?

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O CaÊ gosta tanto do pote, deve valer a pena. Talvez até em ouro para combinar melhor com a estatua do Aecio que ele tem na sala. Kkkk

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses PFs da ECM são realmente uma classe a parte. Até mais bonitos e melhor acabados do que os de maquinas bem mais caras (LM etc.).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é iogurte , é requeijão !!!!!

 

Algum tempo atras munido de um paquímetro eu fui ao supermercado pão de açúcar aqui perto de casa , enquanto minha mulher fazia compras e fingia que não me conhecia , eu fui para seção de laticínios e medi todos os recipientes possíveis.

 

O resultado da minuciosa pesquisa foi que os requeijões Polengui e Poços de Caldas , possuem os recipientes perfeitos , tem de diâmetro  na base 50mm e na boca 67mm , o que significa que dependendo do ponto de corte eles podem virar funil para qualquer tipo  de PF.

 

Vantagens : é leve , transparente , não arranha outras coisas , tem sempre um encaixe perfeito sem folga , fica guardado dentro do tamper station , 

 

Desvantagens : é feio , e o requeijão não é bom , prefiro o  requeijão aviação , mas o copo é de vidro.

 

Quando tiver tempo vou pegar a dremel e lapidar as bordas do funil do Gil e depois cromar ele , e quando for fazer video usarei o funil do Gil , apesar de achar ele meio largo  :lol: , o funil , não o Gil :lol: .

 

Mas no dia a dia vou continuar usando meu funil de " prástico " que em termos de engenharia é uma solução perfeita  :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...