Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Guest Anita

Anderson, ótima contribuição, obrigada.

 

Vejamos, então:

 

150 ml/dia de expresso representam 10 mg de cafestol, quantia que já começa a afetar o colesterol.

 

Em termos de expresso seriam 2 duplos e um single. Isto responde à minha pergunta, de qual seria uma quantia que já começa a ser prejudicial.

 

Por outro lado, não sei (não entendo disto) se estes 5 mg de incremento do colesterol por dia são significativos, ainda mais se o sujeito ou sujeita ( :) ) tiver uma alimentação saudável e prática de atividade física, que contribuem para a redução do colesterol.

 

Se estes estudos estiverem on-line e você tiver os links, talvez o pessoal mais técnico queira dar uma olhada.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o que eu digo: esses valores parecem exercer influência apenas para pessoas que estão em situações limítrofes quanto aos índices de colesterol. Nesses casos, qualquer diminuição é bem vinda. Para quem está com o s índices normais, não deve ser maior preocupação. Outras coisas influem muito mais. Este comentário é específico em relação ao colesterol, e não outros problemas cardíacos que podem piorar com o café, como arrirmias.

 

Os níveis de colesterol no sangue parecem ter grande influência genética. Por sorte, na minha família as pessoas tem colesterol baixo, e eu também. LDL baixo, HDL alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

 

Quem começou foi a Anita, eu só não quis perder a piada...

 

Esqueci de responder esta parte:

 

eu não comecei nada. Nem comprei panificadora alguma (sou imune ao vírus ruivo). B) B) B) B) B) B) B) B)

 

Pronto, voltando à gordura do café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje em dia esses valores de referência não são tão estáticos. Hoje alguns médicos levam em conta fatores de risco para delimitar um limiar aceitável .Por exemplo: Paciente fumante, hipertenso, diabético, safenado, coração dilatado!!Perai!!!Esse cara ainda esta vivo?Rsrsrsrsr. Por mais que possuam valores limiformes de colesterol total e LDL deve-se sempre tentar diminuir esses paramentos. Mas se você possui hábitos saldáveis e tudo mais!!! acho que isso não deve influenciar muito !! Qualquer coisa reduz carne vermelha, massas, frituras e compensa no café!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltando à gordura no café.

 

Não lembro de ter visto nessa discussão a importância da GENÉTICA. Provavelmente bem mais importante do que tudo o que falamos. Meu pai comia "toneladas" de picanha, nunca teve colesterol acima de 200. Minha avó vivia de dieta, não comia isso, aquilo, tomava remédio e só tomava café coado, espresso nunca, mas o colesterol dela era em torno de 400.

 

Boa a discussão, mas acho que, pelo menos no meu caso, não será o café que vai aumentar meu colesterol. Antes dele vem a pizza, o sanduíche, a picanha, a batata frita, a manteiga, a GENÉTICA, etc...

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ué, Dr. Thiago?

 

Os níveis de colesterol no sangue parecem ter grande influência genética. Por sorte, na minha família as pessoas tem colesterol baixo, e eu também. LDL baixo, HDL alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Thiago, imagino que a genética entre como uma das variáveis que os médicos mais conscientes considerem, como afirmou Anderson.

 

Ainda acho que um estilo de vida mais saudável compensará quaisquer excessos do expresso (ou do turco, para quem preferir). A menos que o cara tome uns 15 expressos por dia. Mas aí ele vai lidar com outros problemas, como arritmia, influência no sono, ataques a gastrites ou úlceras etc. etc. etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o Thiago disse a questão genética é de suma importância . Conheço pessoas muito jovens que possuem índices elevados de colesterol e triglicérides por doenças genéticas relacionadas ao metabolismo. Mas o fato é! Na média geral , café expresso em excesso fatalmente contribuirá para elevar o colesterol!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, mas tão importante quanto analisar o aspecto qualitativo é também observar o quantitativo. Pensemos na alimentação diária, e façamos a equivalência de 3 espressos com outros alimentos do dia a dia: o leite integral do latte, a picanha e a costela do churrasco, fast-food, frituras, doces e chocolates, queijos, pizza, embutidos, etc, etc, etc.

 

Acho essas pesquisas muito importantes, mas elas parecem mais absolver o espresso que demonizá-lo. Sua contribuição para o aumento do colesterol parece existir, mas tudo indica que é bem pequena. Em uma visão conglobante de todos os fatores que influem aumento do colesterol, ainda que falemos apenas dos alimentares, fica lá embaixo na lista.

 

Claro que pessoas com problemas genéticos de colesterol alto provavelmente deverão evitar qualquer fator de incremento, e a pesquisa revela importância.

 

Isso me faz pensar que o coado do Hario deve aumentar mais o colesterol que o do Melitta, já que naquele nitidamente alguns óleos ultrapassam o filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

O efeito do café é bem mais complexo do que o conteúdo de gorduras saturadas possa sugerir.

 

Os estudos sugerem que o café não filtrado aumenta os níveis de lipídeos sanguíneos de alguma maneira.

Meta análise de 1999.

http://aje.oxfordjou.../4/353.abstract

 

......................................

 

Não está associado a risco aumentado de doença coronária.

http://www.ncbi.nlm....pubmed/18707777

 

E, por último, saiu um artigo ano passado que mostrou uma correlação entre o consumo de café e diminuição da mortalidade.

http://www.nejm.org/...6/NEJMoa1112010

 

 

Não é interessante? Aumenta o nível de lipídios (colesterol?) mas não aumenta risco de doença coronária e dimiui mortalidade?

 

È só para pensar.

 

Abs,

 

Jorge

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Com o devido respeito as citadas profissionais, este tipo de afirmação deve estar baseada em pesquisa com resultados que confirmem estatisticamente a tese levantada e dados devidamente publicados em publicação cientifica da área. Do contrario não passa de uma opinião.

 

Faz anos que tomo estatinas para controlar o colesterol, mas somente agora - quando passei a beber mais espresso que nunca - é que meu colesterol baixou muito.

 

Presumo que o motivo foi que, por indicação medica passei a evitar glúten, com o perdi um pouco de peso e não por causa do espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que sei é que tomava estáticas pra controlar meu colesterol e desde que passei a seguir a dieta com menos carboidratos e mais gorduras(e aqui entra meu cafezinho,inclusive com nata) perdi peso e ganhei saúde ,sigo o blog http://lowcarb-paleo.blogspot.com.br,e lá leio muitos estudos que remam contra a maré de muitos mitos que seguimos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ensei Neto trás algumas considerações importantes para esse tópico

e também para pesquisas envolvendo efeitos do consumo de café

"Você já deve ter observado como as opiniões dos médicos sobre os efeitos do café em nossa saúde mudam dramaticamente, saindo do Inferno ao Céu.

Parte dessa situação se deve ao fato de que muitas das pesquisas seguiram padrões nem sempre rigorosos quanto ao tipo de café empregado nos testes. Parece óbvio, porém, por muito tempo alguns cuidados básicos na seleção dos cafés (na realidade, das marcas usadas para essa finalidade) não eram observados e, assim, o resultado em geral se mostrava francamente negativo ao consumo dessa bebida."

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...