Ir para conteúdo

Protesto dos Cafeicultores

Postagens recomendadas

Não conheço a fundo os problemas e dificuldades do setor cafeeiro, embora eu acredite que sejam as mesmas de todos outros setores (carga tributária, transportes, encargos trabalhistas, etc) mas acho engraçado produtor reclamar do preço baixo, dos altos custos e não olhar pro próprio negocio e tentar modificar o cenário, inovar. Vivemos numa economia de mercado poxa! Se você não tem produto a preço competitivo, infelizmente dança. Querem o que, "bolsa-café" do governo? Concordo em prover incentivos para o setor, melhorar estrutura, abaixar impostos para exportação, etc, porém que sejam incentivos mesmo, com fiscalização de metas, cobranças. Mas parece que todo mundo que se encontra em um pouco de dificuldade começa a culpar o governo por tudo e mendigar qualquer benefício, e isso é a pior postura que a economia do país precisa :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, a situação não está favorável esse ano. Semana passada conversei com uma gerente de um grupo estrangeiro que planta café no Brasil visando exportação (eles tem fazendas em outros países tb.) e me disseram que preço esse ano está muito baixo.

Mas é isso, a economia de mercado tem seus altos e baixos.

Agora, eu entendo que protestos devem ser direcionados. De fato, temos uma carga tributária alta no Brasil, atrelada a altos custos e dificuldades logísticas, porque o governo não consegue direcionar/realizar os investimentos necessários em nossa infraestrutura básica (transportes/portos/energia).

Com essa combinação, eu penso que devem protestar, pois o governo não pode mais continuar ignorando os investimentos nesses setores e ao mesmo tempo cobrando os tributos que cobra. Essa farra tem que acabar.

Em tempo, alguns comentários sobre a "crise" no mesmo site

Gui Marques

Link para o comentário

Não conheço a fundo os problemas e dificuldades do setor cafeeiro, embora eu acredite que sejam as mesmas de todos outros setores (carga tributária, transportes, encargos trabalhistas, etc) mas acho engraçado produtor reclamar do preço baixo, dos altos custos e não olhar pro próprio negocio e tentar modificar o cenário, inovar. Vivemos numa economia de mercado poxa! Se você não tem produto a preço competitivo, infelizmente dança. Querem o que, "bolsa-café" do governo? Concordo em prover incentivos para o setor, melhorar estrutura, abaixar impostos para exportação, etc, porém que sejam incentivos mesmo, com fiscalização de metas, cobranças. Mas parece que todo mundo que se encontra em um pouco de dificuldade começa a culpar o governo por tudo e mendigar qualquer benefício, e isso é a pior postura que a economia do país precisa :/

É isso mesmo. Inovar, mudar a forma com que se trata a Terra, as relações de comércio, enfim, são vários pontos a serem lapidados. Percebo que aqueles cafeicultores que vislumbraram um novo caminho para sua plantação e estenderam as benesses para sua propriedade estão melhor posicionados no setor, sem dúvida. Tenho acompanhado notícias e matérias na TV mostrando essa mudança. Vai de cada um. Então, mãos a obra. É claro que os setores devem andar em conjunto, não é o que acontece, mas tentar extrair o melhor disso, ainda é a saída. Ver com outros olhos aquilo que para muitos parece ser "a mesma coisa", já é um diferencial extraordinário. E quem se habilita para tal?

Link para o comentário

• 4 months later...

Parece que o setor vai ter que queimar as gorduras que podem ter acumulado até 2012. Subsídios para cafeicultores não são inéditos na história do país, mas acho que ainda não é o caso. Continua no azul quem inovar como é o caso visto aqui.

Link para o comentário

Essas experiências para cafés especiais não têm muito a ver com o grosso do mercado, que é commodity... Produtores como o Martins Café têm condição econômica de fazer experiências e fôlego para alguns anos de vermelho ou empate até crescer bastante. A grande maioria não, são pequenos, e dependem muito de ações maiores de cooperativas ou governo para poderem se manter competitivos.

Aí o mercado mundial fica nessa, a demanda sempre crescente, mas a produção oscila, pois quando o preço melhora, muitos voltam a produzir, mas assim que a oferta melhora, o preço cai. Só que plantar café é complexo e longo, difícil de conciliar com o espírito do mercado.

De modo geral o Brasil quer crescer e ser um país melhor, não? Esse mercado de café mostra bem isso, é bastante difícil pagar melhor os funcionários, os custos que aumentam (maioria não diminui), se depois ninguém paga mais que o valor de mercado. Como ainda há diversos países produtores com condições bem inferiores de salários e de trabalho, a concorrência começa a se tornar bastante cruel.

• Curtir 1
Link para o comentário

As leis de mercado realmente são duras

Com a persistência dos preços baixos muitos produtores realmente podem redirecionar suas atividades

Em pequenas propriedades também existe uma tendência a diversificar a produção

Se o consumo de cafés gourmet têm crescido de 15 a 20% ao ano

Apostar em algum diferencial pode ser bom negócio mesmo para pequenos produtores ou cooperados

Cresce o número de consumidores de produtos orgânicos...

Produtos locais também podem despertar apelo identitário...

Enfim...

Vamos ver como a coisa vai se desenrolar

Link para o comentário