Ir para conteúdo

Opiniões sobre equipamentos Prosumer (Rocket, ECM, QuickMill, Nuova Simonelli Musica)


RogerioD

Postagens recomendadas

Boa tarde meus caríssimos movido à cafeína

 

Estou com uma série de dúvidas e espero contar com a ajuda de vocês...

Comecei pegar gosto pelo espresso depois do htforum logo no início daquele tópico comprei uma briel (portuguesa) e um moedor simples, depois veio uma Jura Superautomática, em seguida um moedor Breville Ikon e depois uma outra máquina Breville 800 diecast (lembro que comprei aqui e paguei bem caro na máquina)... estava tranquilo até começar a frequentar este fórum ai o tal do "vírus ruivo" me pegou também :/ Enfim, acabei comprando o moedor Baratza Vario com o Alexandre que por sinal é uma pessoa muito honesta e querida pelo pessoal aqui. E recentemente chegou meu filtro despressurizado da breville, venho conseguindo boas extrações, 14g em duplos saindo em 25 a 30 seg. com 50 a 60ml (me recuso a tomar menos de 50ml na xícara) de café, mas então penso, até que ponto posso melhorar isso? A máquina tem uma construção muito boa, desde o porta filtros até ela em si, mas ela vem com a pressão para filtro pressurizado creio que deve estar mandando em torno de 11 bar, ai a consequência se afino demais os grãos vem particulados na xícara e se deixa moagem mais grossa passa depressa, por isso que acho que dá para melhorar mas deveria ser a bomba regulada em 9 bar para o filtro despressurizado, é o motivo que estou querendo fazer o upgrade.

Duro é que já estou querendo trocar de máquina sendo que essa breville é bem nova, ficou tempo guardada sem usar pois utilizava a superautomática e já estou querendo trocar de equipamento e se pegar uma outra agora, não vou querer mais mexer com isso pelos próximos 10 anos... assim espero.

 

Eu tenho uma amiga que irá para os EUA e ficará uns 10 dias por lá, tenho a possibilidade de pedir para ela trazer algo, estou pesando seriamente no torrador Gene já que minha torra com a pipoqueira esta saindo muito heterogênea não sei se é devido ao clima frio e esta demorando bastante e também para o término. Tenho uma amiga que está vindo da espanha e que poderia trazer uma cafeteira, mas sempre procuro comprar no BR por questão de garantia e assistência, mas o preço lá é muito em conta e se tem alguem que traga é tentador... sendo que um amigo falou que essas máquinas melhores dificilmente dá problemas e que se tiver a chance poderia comprar fora sem medo.

 

As máquinas que estou olhando algumas com o Alexandre como a ECM Classika, MECHANIKA IV PROFI, na espanha tem uma marca similar chamada Expobar pelo preço de em média 1200 dólares que equivaleria à Classika, entre várias outras como a QuickMill, que na verdade parece que são muito similares inclusive no design essas prosumers e realmente acho muito bonitas quero neste modelos.

Também conversando com o Victor que tem a Rocket r58 e está a venda e um amigo disse que seria mais negócio pegar essa Rocket pq tem funções a mais como o pid, bomba silenciosa, etc, porém o Victor relatou em um tópico dele que ao mesmo tempo que ela nos dê um café maravilhoso ela cobra, como por ex. o tempo para aquecimento, energia para manter ligada. Minha vida é bem corrida não tem como ficar ligando máquina e esperar ou deixar o tempo todo ligada (devido ao consumo elétrico dessas dual boilers) como faço na Jura, enfim, seria ligar de manhã e tomar um, pós almoço que tenho pouco tempo também tomar outro e um a noite que daí seria mais tranquilo.

As vezes penso em comprar a Silvia instalar um PID e pronto, sairia muito mais em conta, agora em relação aos shots seria muito superior essas prosumers??? Não faço muita coisa com leite, de vez em quando um capuccino, mas as vezes vem parente em casa e tenho que tirar 10 espressos seguidos coisa que na Jura não tinha problema mas nestas máquinas parece que quanto mais sofisticada mais variáveis tem e mais complicada ficam.

 

O que vocês sugerem na compra de 6 a 8 mil reais? Tanto aqui no BR ou em último caso alguém trazer pra mim, estou bem pendente em relação à Classika do Alex, mas ja fico com receio de comprar e querer uma outra acima como a Mechanika IV, tem hora que penso na Rocket do nosso amigo aqui do fórum e penso em ser máquina demais para se ter em casa pra tirar 3 espressos por dias (e nem tenho o paladar afinado como de vocês, só não quero um café amargo e que seja doce, pois até hoje ainda utilizo um pouco do açucar não sei se é minha máquina que não consegue extrair um café tão bom) e ter que ficar esperando esquentar... não quero muita complicação em minha vida nem tenho muito tempo pra isso, já faz tempo que era pra ter escrito este tópico enorme (desculpem o tamanho) e não estava dando, e a Nueva Simonelli Musica essa também acho linda e seria uma opção para alguem trazer de fora pra mim, seria muito superior à Classika ou a Mechanika IV da ECM (esta ultima ja é heat exchanger com o grupo E61, caldeira maior ou seja, já vai demorar mais para aquecimento, consumir mais energia).

 

De acordo com o meu perfil o que vocês dizem??? Agradeço a ajuda desde já :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As máquinas com trocador, ou mesmo caldeira de 500ml dedicada com grupo E61, vão sempre demorar mais para ficar pronta, eu contaria com no mínimo 30 minutos. Se a R58 permitir deixar a caldeira de vapor desligada já ajuda no consumo diário se usar pouco a vaporização.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando a deixa do Carneiro, a Classika em torno de 12 minutos tá em ponto de bala.

 

Rapaz... você é um privilegiado. Qualquer uma que escolheres estarás muito bem servido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certamente faz diferença, inclusive na temperatura que se deve deixar a água dentro da caldeira para manter o grupo na temperatura desejada. Considerando os dias médios aqui de 20-22°C x 30°C aí.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

Apesar da constatação de 12 minutos do usuário não dever ser contestada, já que é fato, eu informo oficialmente em nome da ECM que a Classika II estará pronta para operação após 15 a 20 minutos, dependendo da temperatura ambiente. Certo é que com 15 minutos na grande maioria das cidades brasileiras estará apta a prover água em temperatura correta, por volta de 93° C, e estabilizada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pessoal, creio que facilitaria se vocês escolhessem pela facilidade de uso, qualidade final do café na xícara e por fim o custo/benefício, digamos se fosse pra você escolher uma, qual seria nesta faixa dos valores e modelos mencionados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu colocaria os seguintes pontos:

 

1. O tempo para aquecimento, como o Carneiro comentou, existe para todas elas. Eu particularmente penso que 12 a 20 minutos é um pouco otimista em máquinas desse nível. Bom, mas bom mesmo, é >30 minutos. Mas isso não deve ser um problema. Compre um timer e seja feliz. Eu tenho um que é capaz de operar junto com a resistencia de 1450W da Strega (foto abaixo). Fica programado para ligar a máquina 1h antes de eu sair da cama, e desliga ela 1h depois.

 

post-1924-0-14013900-1372897731_thumb.jpg

 

2. Sobre trazer do exterior. Essas máquinas são pesadas, grandes, e devem ser despachadas com encaixotamento duplo, para proteger (uma caixa de papelao dentro da outra, com uma camada de amendoim de espuma entre elas). Normalmente elas já vem da loja com essa embalagem dupla, e é estritamente necessário, porque se estragar a cia aérea não paga e voce terá que cobrar na justica.

 

Outro resultado é uma chance grande de dar tarifa de oversize e overweight na cia aérea (entre 100 e 250 dolares cada tarifa, dependendo da cia aérea). Além disso, a caixa é extremamente difícil de manusear no aeroporto (mesmo com os carrinhos) . A tua amiga vai precisar de ajuda.

 

Eu passei pela experiencia de trazer uma Silvia, e depois uma Strega. A Silvia já deu um trabalhão...mas passou. A Strega, de tamanho e peso similares às que voce está olhando, foi bem cansativo. Eu tive que comprar fitas de náilon, daquelas de amarrar carga, e colocar na caixa para poder ter onde pegar, especialmente para evitar que a turma da bagagem não espancasse a caixa. A caixa deu overzise, mas eu evitei o sobrepeso desmontando algumas partes da máquina e colocando em outra bagagem.

 

Não quero te desanimar, apenas destacar pontos importantes, que muitas vezes não nos damos conta.

 

Gui Marques

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. ... além do dindim que ficou curto, os principais motivos que me desestimularam a trazer uma prosumer da Itália foi justamente os pontos que o Gui colocou: dificuldade de locomoção/manipulação e Sobrecarga. ..

Então sua amiga teria que ser bem amiga mesmo pra trazer pra você!

Boa sorte na escolha!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que qualquer máquina que pegar estará satisfeito, eu particularmente compraria a mais cara que você poder pegar, pois com uma dose forte na compra você deve conseguir matar o vírus ruivo, do contrario logo você estará pensando em uma nova aquisição. Quanto ao consumo, considerando um chuveiro de 7000 W, é só acelerar uns poucos banhos e a conta da máquina já estará paga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é. ... além do dindim que ficou curto, os principais motivos que me desestimularam a trazer uma prosumer da Itália foi justamente os pontos que o Gui colocou: dificuldade de locomoção/manipulação e Sobrecarga. ..

Então sua amiga teria que ser bem amiga mesmo pra trazer pra você!

Boa sorte na escolha!

 

Como eu digo em casa, viagem é para viajar, aproveitar ao todo a cultura, a paisagem,.... mas não convenci ninguém em casa disto ainda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igual a mim...nem estou com a silvia há 2 mese e sou porque vou viajar pra fora fico pesquisando máquinas...nueva simoneli musica tb seria uma boa escolha pro roger nao?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descartei da amiga trazer máquina pra mim, seria muita crueldade pedir a ela para trazer uma máquina de 23kg rss... o que ela irá trazer pra mim é o torrador Gene, que pesa 5.5kg e é pequeno :)

 

A preferencia é comprar aqui mesmo, tenho opções de por ex. importar a Simonelli, comprar a Rocket ou Torino dos amigos do forum que estão vendendo, comprar alguma dentre os vários modelos da ECM do Alexandre dispõe e venho conversando com ele via email e gentilmente vem me dando as informações a respeito, enfim alternativas tem, só gostaria de acertar na máquina para ficar um bom tempo, bom tempo mesmo sem pensar em algum upgrade, quero uma máquina que não custe 20 mil como a GS/3, que seja simples a operação, que muito eventualmente quando tiver visitas possa tirar 10 espressos seguidos (claro que aí tem o tempo da moagem, limpeza, calcamento do pó, etc) sem se preocupar com temperatura, principalmente em ter que ficar dando flushs e fazendo bruxarias para acertar temperatura (no máximo aquele flush curto de 3 segundos iniciais antes de cada extração) pois sou um usuário comum que adora café mas não tenho o paladar apurado que vocês tem e nem o conhecimento tão técnico mas quero passar por um processo de aprendizagem e melhorar isso, resumindo quero que o meu café na xícara seja ótimo, sem muitos erros, senão ficaria com a Breville pois todos que vem em casa tomar elogiam o café :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui Marques, valeu as dicas :) onde você comprou este timer e qual o valor?

 

Gilberto obrigado também, mas nem sempre o que é mais caro é melhor para determinado perfil, você viu o relato do Victor que a R58 as vezes pode ser demais para um consumidor sem muito domínio e que tenha paciência para lidar com a máquina e gosto pela coisa, antes adorava a minha super automática da Jura e puxa era super prática mas agora quero tentar requintar mais o aprendizado e paladar para o café, mas também não tenho muita paciência, vi um vídeo no youtube que o cara moeu o grão, depois passou o pó em uma peneira ai depois com um metal fino ficou mexendo o pó no porta-filtro um tempão, para depois calcar e finalmente tirar o espresso, isso aí pra mim já é demais rssss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Toninho até pouco tempo atrás estava querendo a SIlvia, mas depois que comecei a ler que vc tem que ligar, dar três pulinhos, chamar o são longuinho ai depois dá tres flushs pra frente e três para trás, ai espera tantos segundos, pronto, ela está preparada para extrair um ótimo café... ai na questão da praticidade e tempo desisti dela, já falei, pq fui entrar neste fórum né??? Estou perdido... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo roger...gastei quase 1kg de orfeu(cafe super especial)pra acertar o ponto e ainda acho q não consegui...eheheheh.Pra mim ela eh bem frescurenta.Das duas uma: ou compro um pid ou a venderei e comprarei uma musica,uma rocket ou uma dalla corte...acho tb meio desnecessario dar 20000 reias numa maquina mesmo pra uma pessoa rica,ficaria com peso na consciencia se comprasse uma maquina desse valor....muito chato essa parte do surfing dá muito trabalho...

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo agora você me preocupou, eu li em algum lugar que o Gene parecia que era 5.3kg ou li errado então, na verdade ela irá pra lá dia 9 e ficará na casa de uma amiga, estou comprando pelo ebay e pedindo para enviar na casa dessa amiga dela e quando ela voltar pegaria e traria pra mim, era só o que me faltava esse Gene ser um trambolho também, será então que o Behmor seria mais fácil de trazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso mesmo roger...gastei quase 1kg de orfeu(cafe super especial)pra acertar o ponto e ainda acho q não consegui...eheheheh.Pra mim ela eh bem frescurenta.Das duas uma: ou compro um pid ou a venderei e comprarei uma musica,uma rocket ou uma dalla corte...acho tb meio desnecessario dar 20000 reias numa maquina mesmo pra uma pessoa rica,ficaria com peso na consciencia se comprasse uma maquina desse valor....muito chato essa parte do surfing dá muito trabalho...

Abs.

 

Acho que 1Kg de café é uma quantidade irrisória pra aprender a operar qualquer máquina com filtro comercial, que depende do moinho. Eu já estou há pouco mais de ano com a minha, já consumi dezenas de quilos de café nesse período e estou sempre aprendendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O peso e tamanho do volume são aceitos pela companhias aéreas, como dá para trazer até dois volumes por pessoa se tiver uma mala somente não tem problema, mas pela forma é mais chato de manusear que uma mala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou na mesma linha de raciocínio do criador do tópico. Será que existem prosumers boas, baratas e bonitas (ECM?) fáceis de operar, que não exijam plantar bananeiras pra tirar um bom expresso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não existe milagre.

 

Se não quer nenhuma complicação, Nespresso.

Se quer alguma, superautomáticas ou máquinas de filtro pressurizador.

Se quiser conhecer o céu e o inferno, encare as idiossincrasias do espresso.

 

E se quiser gastar pouco e tomar bons cafés, não custa nada aprender sobre outros métodos de extração (coado, prensa francesa, aeropress, moka, etc).

 

O único investimento do qual não se arrependerá, se realmente gosta de café, é um bom moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este hobby sobre café é complicado mesmo, o método que mais gosto é o espresso, pelo visual, pelo processo, pelo modo que a máquina trabalha e até pelo paladar e o coado também gosto mas bebo com muito menos frequencia. Mas não é só café que é um hobby complexo, tem muitos outros, tempos atras me dedicava a audiofilia, se vocês acham esssas máquinas caras, imagine comprar um cabo para caixa de som por 3 mil reais o metro?? o céu é o limite, bem pior que esta area do café... mas pelo menos o café é algo q paro e volto, paro e volto, diferente dos outros que fiquei sem saco e simplesmente tirei essa neura, pq tudo que é exagero te atrapalha e é a mesma coisa aqui com o café essa busca da perfeição toda que não existe nem nunca existirá, por ex. até que ponto me criticam dizendo que tomo o café com açucar e perco muito dos nuances mas e se meu paladar e se meu espresso é perfeito com açucar? quem por mais que tente, é algo individual e não existe regra, tanto que escrevo espresso mas vejo muita gente escrevendo expresso, cada um diz que é correto de uma forma... então no meu caso, eu quero uma máquina que tire um café bom e que não precise trocar mais, uma maquina de 8 conto se cuidar acho que dura mais de 10 anos. Agora pra que que vou passar disso?? pagar o dobro do valor e receber 5% a mais de qualidade? pra mim basta ser bom pq eu sei q o perfeito não existe e o estado da arte é uma ilusão que se buscar isso sempre acaba virando uma neura e vc nem aproveita bem uma xícara... é o que eu penso, por isso q coloquei na assinatura que a vida é muito curta não apenas para café ruim e tbm não estar satisfeito nunca com nada, isso acaba virando um tormento.

A intenção da criação do tópico foi para ler opiniões de máquinas que não demandará de tantas variáveis, trabalho de 10 a 14hrs por dia e não quero gastar todo meu tempo nisso, sei que se quiser praticidade vai de nespresso mas é como eu disse gosto desse processo todo, mas não vivo disso e me satisfaço com algo bom, não precisa ser o "perfeito" :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhh essa foto aí do meu perfil, é de uma cafeteria em um shopping, café coado, egoísta, filtro Hario servido na hora e querem saber o que achei??? Desculpe o palavreado, mas uma bosta! Prefiro aqui meu café com um blend do Alexandre tirado na breville rss Então o velho ditado que gosto é que nem c# cada um tem o seu, não tem jeito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, é isto mesmo, você coloca um limite para o que quer ou o que pode gastar e seja feliz, e com tudo é assim hoje, com informática, eletrônicos, automóvel,... Se quizer estar sempre no Top vai gastar muito e sempre vai ser infeliz, pois sempre tem um top mais top.

E sejamos feliz ....... Com nosso cafézinho .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...