Ir para conteúdo

Ipanema coffee


Postagens recomendadas

Bom dia!

 

Estou montando uma micro torrefação e estou em busca de cafés verdes de qualidade, entrei em contato com algumas fazendas, mas não obtive muito sucesso. Me interessei então pelos da Ipanema Coffee, que eu já conheço o café torrado deles, mas achei o valor da saca bem acima dos outros. Por exemplo, na Cooparaiso um cereja natural de peneira 15 acima está custando por volta de R$350,00 a saca já na Ipanema custa R$600,00 o natural e R$750,00 o cd. Gostaria da opinião de vocês sobre a qualidade dos cafés verdes da Ipanema (se o preço vale a qualidade) e se me indicariam outras fazendas.

 

Desde já, obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Vanessa,

 

Bem vinda ao clube, não sou eu quem vai te falar sobre os grãos crús mas logo os membros mais esclarecidos no assunto devem te dar uma opnião, mas é bom você colocar em que cidade esta, e por curiosidade, qual equipamento você usara ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vanessa!

 

Cafés no valor de mercado, em geral, são tipo 6 e bebida dura. Se já pular para ao menos apenas mole, tipo 4 ou 2, em geral cafés que dariam ao menos 80 pontos na avaliação SCAA, vai realmente pular para ao menos 500 reais. Sei que a Illy ofereceu 415 na compra esse ano e queimou o filme, parece que esse é praticamente e custo de fazer um café no nível que pedem, dependendo da região.

 

Ao mesmo tempo, se vai torrar e comprar, ideal é mater amostra, torrar, provas etc. Não que to curso pela essencial mas os de COB e do Ensei mudam nossa percepção. Mas, claro, café de qualidade nas do lotes grandes desse de repente pode confiar na descrição técnica e sensorial do vendedor ou de quem avaliou para ele. Não tem acesso a algo assim sobre esse café?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia, Márcio

 

Então, eu tenho curso de torra e de avaliação sensorial, fiz com a Isabela inclusive. O problema é que não tem contatos e aquele feeling de quem já está acostumado a mexer com isso. Meu torrador chega daqui 10 dias e preciso já ter o café aqui para fazer testes, por isso estou meio desesperada. Porque não posso sair daqui e não tenho contatos nesse meio de cafés verdes. E eu já queria fazer os testes do torrador com um possível café que eu já vou usar (e de qualidade) pra descobrir qual a torra melhor, o tempo, etc. Vou receber uma amostra de um café da fazenda o' coffee que foi a única que se sujeitou a me mandar amostras, as outras inúmeras fazendas que liguei me atenderam mal ou não deram retorno. Somente a Ipanema que me mandou todo o folheto dos cafés, as variedades e tal, mas não me passaram as notas sensoriais. Então, pensei em comprar deles um cd e um natural pra fazer um blend, ver a qualidade dos cafés e futuramente tentar achar mais produtores e ter a disponibilidade de ir até a fazenda, o que acho importante. Mas não é nada fácil não ser levada a sério.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não precisa, necessariamente, ir até a fazenda...

 

O ruim é que está no fim da safra. Maior parte de quem terá pra te vender é do ano passado. Ideal mesmo para ver o que vai usar é quando é pessoal tiver os novos lotes. Se pegar café agora, seria mais para pegar o jeito do torrador.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova safra está sendo colhida, talvez alguns produtores e cooperativas já vendam os cafés a partir de agosto ou setembro. Muitos acham que tem que deixar o café descansar, mas esse mito tem caído para cafés de qualidade. O Moço conseguiu um pequeno lote de uma fazenda de Caconde colhido agora em maio e junho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...