Ir para conteúdo

Upgrade


Bruno Goulart

Postagens recomendadas

O Ítalo levantou a questão em outro tópico e acho válida a discussão,

não sei se o título ficou adequado, mas não consegui pensar em nada melhor.

Vários dos tópicos sobre máquinas visam ajudar a quem quer iniciar nesse meio a escolher a primeira máquina, devemos também contemprar aqueles que já adotaram o hobby há algum tempo e querem trocar de máquina.

Convido-os a discutir quando acham um bom momento para isso e partindo da máquina que se tem, para quais máquinas vale a pena fazer o upgrade.

Bruno Goulart.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Se um de voces tivessem uma maquina do porte da silvia v3,qual seria a proxima maquina de escolha? sempre prezando a evolucao no mundo do expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se um de voces tivessem uma maquina do porte da silvia v3,qual seria a proxima maquina de escolha? sempre prezando a evolucao no mundo do expresso.

Eu diria uma HX como a Oscar ou uma DB como a Breville, dependendo da preferência por cada estilo.

Acima disso as semipro como as Rocket, Izzo ou os melhores modelos da ECM que o Alexandre vende.

Acima das semi, são as profissionais que, geralmente, são uma versão mais robusta das semi, adaptadas para grande volume.

E tem sempre a GS3 que, não sei até aonde produziria cafés muito superiores à uma semipro bem manejada, mas sempre será o sonho de muitos baristas, assim como a Speedster.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu diria uma HX como a Oscar ou uma DB como a Breville, dependendo da preferência por cada estilo.

Acima disso as semipro como as Rocket, Izzo ou os melhores modelos da ECM que o Alexandre vende.

Acima das semi, são as profissionais que, geralmente, são uma versão mais robusta das semi, adaptadas para grande volume.

E tem sempre a GS3 que, não sei até aonde produziria cafés muito superiores à uma semipro bem manejada, mas sempre será o sonho de muitos baristas, assim como a Speedster.

 

Faço coro ao Victor. O próximo degrau seria uma boa HX. A Oscar é um bom custo/benefício, especialmente se "afinada" com os restritores de fluxo da Música (são baratos), o que deixa o perfil de temperatura de extração bem estável, além de necessitar de expurgos menores pra chegar na temperatura de extração.

 

Depois disso outras HXs um pouco mais caras, como as da Rocket, Bezzera, Izzo, Isomac, dentre outras. Dá pra centrar o preço em mil dólares lá fora, fultuando um pouco dependendo do modelo. Claro que pra trazer pra cá pode multiplicar por 4 pra ter uma noção.

 

Já pra pular pra Dual Boiler tem que investir um pouco mais, e parece que aí o melhor custo/benefício fica com a Breville.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas qual a intenção? Se for melhoria na consistência e (como consequência) qualidade do expresso, talvez o PID realmente seja um próximo passo.

 

Máquinas com trocador de calor ou duas caldeiras são vantajosas para muitas extrações seguidas e uso do vapor. Algumas máquinas de trocador podem ser desafiadoras no quesito gerenciamento de temperatura, outras menos. Se a pessoa só quer expresso, talvez uma máquina como a Breville BES840XL seja uma opção...

 

Ou ainda, ousando mais ainda, ir para o mundo "analógico" das manuais domésticas. São mais desafiadoras, mas certamente podem dar resultados excepcionais.

 

Afinal, importante é saber o que desagrada na máquina atual, qual uso típico, para então decidir por uma nova.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas qual a intenção? Se for melhoria na consistência e (como consequência) qualidade do expresso, talvez o PID realmente seja um próximo passo.

 

Máquinas com trocador de calor ou duas caldeiras são vantajosas para muitas extrações seguidas e uso do vapor. Algumas máquinas de trocador podem ser desafiadoras no quesito gerenciamento de temperatura, outras menos. Se a pessoa só quer expresso, talvez uma máquina como a Breville BES840XL seja uma opção...

 

Ou ainda, ousando mais ainda, ir para o mundo "analógico" das manuais domésticas. São mais desafiadoras, mas certamente podem dar resultados excepcionais.

 

Afinal, importante é saber o que desagrada na máquina atual, qual uso típico, para então decidir por uma nova.

 

Márcio.

 

Concordo, o perfil de utilização vai dizer muito sobre o tipo de upgrade necessário. Claro que se for fazer várias bebidas com leite por dia, uma HX ou uma de duas caldeiras seria uma escolha natural, p. ex. Se é só um cappucino ou latte por dia, e o resto alguns espressos, acho que uma máquina de apenas uma caldeira desempenha até que bem.

 

Tem a questão da conveniência também, que difere da necessidade. Às vezes enche o saco esperar as transições de temperatura entre extração e vaporização em uma máquina de uma caldeira, principalmente se for fazer mais de um latte na sequência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Silvia funciona legal sem PID, mas dá um certo trabalho para gerenciar a temperatura. Com o PID, fica mais fácil, e você acerta mais. Não vai melhorar a qualidade da melhor extração possível da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não vai melhorar a qualidade da melhor extração possível da máquina.

 

Mas certamente vai melhorar a qualidade MEDIA das extrações. Daí sua vantagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa,qual a media de tempo dessa maquina entre as extrações dessa máquina?Posso fazer em média quantos expressosmpor dia sem perder a qualidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Toninho, medidor de temperatura seria o PID? Manômetro não sei se eles fazem também, mas o PID quem instala:

 

Alexandre Velloso

Supra Café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe,o medidor de temperatura e o manometro...brigado anita,vou entra em contato com ele.Pelo q li no cllube rancilio anita vc eh uma das q mais tem conhecimentomda silvia v3....se habilitaria a um review para os iniciantes como eu?

Abs.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Toninho, eu só encho o filtro e aperto o botão... Respeitando, claro, as temperaturas (atualmente marcadas pelo pid). Sugiro que você procure usuários mais "técnicos", como Eduardo, Klause ou Luis Sanches (certamente há mais gente).

 

Uma curiosidade: você começou agora com a Silvia e já quer um upgrade?

 

Outra pergunta: Vario 885 é o Vario Home?

 

E temos um tópico de instalação do pid na Silvia, o assunto está bem mastigado lá.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vario 885 é muito parecido com o vario-w,sendo este mais caro nao entendo porque...Só puxei o assunto para ir tendo uma ideéia daqui a 4 anos fazer o upgrade e entender mais das top de elite;também porque fiquei um pouco preocupado com algumas críticas a silvia...axo q vc postou q ela eé bem temperamental se nao me engano...a minha máquina nem chegou ainda acho que chrga semana q vem ,comprei no supra cafe...vou procurá-lo a respeito do pid.

Brigado ana maria.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse vario 885 é muito parecido com o vario-w,sendo este mais caro nao entendo porque...Só puxei o assunto para ir tendo uma ideéia daqui a 4 anos fazer o upgrade e entender mais das top de elite;também porque fiquei um pouco preocupado com algumas críticas a silvia...axo q vc postou q ela eé bem temperamental se nao me engano...a minha máquina nem chegou ainda acho que chrga semana q vem ,comprei no supra cafe...vou procurá-lo a respeito do pid.

Brigado ana maria.

Abs

 

A diferença entre o 885 e o W é que o W moe o café em função do peso que você escolher.

Ele tem uma balança na saída, para entregar a medida exata escolhida, dispensando a pesagem do porta filtro após a moagem.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Toninho, compre aquela pequena digital no ML, com décimos.

 

Removendo o suporte do porta-filtro, ela cabe exatamente sob a saída do pó no Vario e você pode pesar diretamente enquanto moi. Recomendo usar o funil do copo de iogurte se for fazer assim.

 

Um abraço

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toninho,

 

modestia da Anita, pois ela entende e muito da Silvia!

 

Mas concordo com ela, nem recebeu a Silvia e ja ta pensando em upgrade?? Kkkkkk.

 

Agora, nao confunda temperamental com problematica...hehe. A silvia exige sim um conhecimento de seu mecanismo (principalmente em relacao à temperatura) pra tirar excelentes shots, mas nada que em alguns dias vc nao domine.

 

E acredito que o primeiro up a se pensar seria um pid. Instalei um na minha e facilitou muito a vida! Depois acho que o up seria pra uma de trocador de calor, se vc costuma tomar muitos lattes ou outras bebidas com leite.

 

E esse eh justamente o meu caso. Vou trocar por uma rocket pois estou usando muito o vapor pra leite e na single boiler demora muito ficar alternando a temperatura de vapor e a de extracao.

 

Ja vou ate aproveitar e questionar o Bruno sobre a evolutione. Estou entre a cellini classic e a evolutione. As principais diferencas (alem do acabamento) sao: a evolutione pode ser ligada diretamente na rede hidraulica, boiler isolado, manometro pra medir pressao no grupo e bomba rotatoria. Os tres primeiros nao me interessam no momento, mas estou em duvida em relacao à bomba rotatória.

 

Sera que vale a pena a diferenca de preco (450 euros) só por causa da bomba? Pelo que eu sei a bomba rotatoria eh mais robusta em relacao à vibratória e tb aceita agua com pressao na entrada (por isso pode ser ligada na rede), mas sera que dá diferenca na qualidade das extracoes??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luiz,

não vai perceber diferença na qualidade das extrações,

mas na qualidade de vida...

A rotatória é muito silenciosa...

Ainda pretendo fazer a instalação pra rede hidráulica,

mas a máquina ainda não está no local definitivo,

mas também conta pra qualidade de vida (e ainda ganha uma pré infusão manual com pressão da linha),

o tanque é grande, mas tenho costume de lavar o filtro após cada extração,

logo em um dia que use bastante a máquina encho o tanque umas 2 ou 3 vezes,

e a pior coisa é a máquina interromper um shot seu por falta de água...

Devido à localização do tanque não dá pra saber se está vazio,

mas não se preocupe com a segurança, já que a máquina tem mecanismos de proteção bastante eficientes pra quando acaba a água do tanque,

preocupe-se com os shots perdidos...

Espero ter ajudado,

Bruno Goulart.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana Maria foi essa mesma balança que vc se refere que eu comprei...se não me engano sāo 9g pra simples e 21g pra duplo correto?Sanchez,fica complicado instalarmum pid no interior de pernambuco...vou ao rio em junho e penso em entrar em contato com alexandre para a colocacao do pid...nao comprei uma maquina um pouco melhor pq ainda sou meio leigo no assunto,nāo se pode dar uma ferrari pra quem só sabe andar de moto...mas ana poderia me explicar resumidamente a questāo de manuseio da temperatua sem pid(surfing) vc chamam?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Oi Toninho, várias coisas:

 

em 4 anos, até você chegar no upgrade, muita coisa nova vai ser lançada, não se preocupe;

 

a Silvia é uma máquina top. Você começou com uma mini Ferrari. :) A minha é definitiva, ainda que demore uns 2-3 minutos para estabilizar, principalmente quando sai do latte pro café;

 

se instalar o PID agora, perde a garantia. Imagino que perca mesmo se instalar com a Supra, que te vendeu. Eu faria uma consulta a eles se instalariam e mandariam pronta e se não haveria prejuízo da garantia. Diga para eles que é o esquema de PID do Clube do Café, sobre o qual foram consultados ano passado e eles disseram que fariam. Mas se te responderem que você perde a garantia, sugiro virar surfista profissional no primeiro ano e só depois mandar fazer;

 

não lembro direito do esquema de surf, há muita coisa em inglês. Há mais de um jeito de surfar, eu faço da forma mais comum, sei que o Eduardo fazia um passo a mais, portanto o esquema dele era mais complexo e demorado (talvez fosse mais eficiente). Basicamente (não lembro direito, precisaria ver outra vez um tutorial, quase sempre estão em inglês) você liga a máquina e aguarda 30 minutos para aquecer (praxe - se quiser reduzir este tempo vai surfar para apressar o processo), dê um flush (ligar o botão de cima, de extração, mas sem café), até a luz acender. Espere apagar, aguarde 20 ou 30 segundos e então extraia. Aproveite este tempo de 30 segundos para secar o filtro, moer, calcar e pronto: hora de extrair.

 

Com a prática, você começa a perceber os ciclos da caldeira e em que momento vai extrair com a melhor temperatura. Principalmente entre shots.

 

Finalizando: estamos no tópico errado. Provavelmente vão expulsar esta conversa pro Clube da Silvia. Procure estudar tanto o Clube da Silvia quanto o de instalação do PID. Mesmo que não instale agora, ali tem umas informações importantes sobre a oscilação da temperatura entre shots.

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brigado pelas dicas vou até copiar colar rsrsrsrs.realmente perde a garantia,entrei em contato com o pessoal,talvez espere para 1 ano para colocar o pid.Vou mandar minhas dúvidas pra lá...

Um grande abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou postar aqui pra não perder o foco, daí um administrador pode transportar o pacote todo para o foro adequado.

 

O esquema que a Anita sugeriu é o que chamam mais propriamente de "time surfing" nos fóruns gringos. Há também outra abordagem bastante simples que envolve expurgos e que expliquei no link abaixo pra Gaggia Twin, mas funciona exatamente da mesma maneira, mudando apenas o padrão de luzes que sinaliza o que está acontecendo com a caldeira:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1173-iniciante-amargurado/page__view__findpost__p__24429

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MP especificamente (paddle) é a Marzocco, né?

 

Máquina automática (AV no caso da La Marzocco) é a que tem botões programáveis de dose, ou seja, ela desliga a bomba depois de X ml. A semi-automática (no caso da GS/3 é controlada pelo "paddle") você decide quando desligar a bomba. E manual são as de pistão com ou sem mola (comerciais usam mola, a La Pavoni, doméstica, não usa mola, é força no braço durante os "30s"... :)).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...