Ir para conteúdo

Máquina mofada recupera-se?


Postagens recomendadas

Oi pessoal,

 

Há uns meses comecei a pensar e fazer meu próprio café espresso. Li muita coisa na internet e comecei a desistir da ideia por conta da complexidade e do custo. Eis que ganhei uma Briel ES150 zerada, mas que estava na caixa há pelo menos uns 2 anos. A máquina está funcionando perfeitamente, porém está com mofo. O cheiro parece estar impregnado em tudo. Limpei tudo que pude com água e vinagre, inclusive passei 1L de água com vinagre (50/50) pela saída de café e pelo vaporizador. O desgramado do cheiro de mofo não sai!!!

 

Como não tenho muito a perder, resolvi desmontar a máquina e tentar limpá-la. Parece bem simples o mecanismo, mas estou pensando aqui se vale a pena tentar limpar tudo, porque apesar de simples, vai ser trabalhoso.

 

Alguém já teve essa experiência, ou sabe dizer se compensa? Quanto será que uma assistência em São Paulo cobraria pra fazer o serviço?

 

Obrigado,

 

Santiago

2013-07-07 12.54.52.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha eu sinceramente recomendo se caso você tiver muito receio de fazer o serviço não o faça apesar de não ser muito difícil desmonte, tire fotos e depois siga as fotos para fazer a montagem, mas isso vai depender mesmo de você, eu sempre gostei de fazer esse tipo de coisas embora não possa fazer na minha porque está na garantia mas com certeza quando sair da garantia se for preciso vou fazer sim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago,

 

Eu também tentaria limpar tomando os devidos cuidados, mas não deixaria o Shrek colocar a mão na máquina. k k k k k ! (brincadeira). Mas falando sério, só tome cuidado com o vinagre, que é ácido e pode gerar oxidação, se não for bem limpo após a aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gosto da ideia de desmontar e conhecer a máquina por dentro. Minha dúvida é se é possível tirar esse odor. Vou ver se troco as mangueiras que tem nela porque o plástico ou borracha pegaram bastante cheiro. Meu medo é que a bomba d'água tenha pegado cheiro também, mas aí é zica demais, né?

 

Vai dar um certo trabalho, mas vou em frente!!!

 

A bomba é uma EP5 da ULKA e a caldeira me parece ser de alumínio. Vou limpar bem pra tirar qualquer resíduo. Espero que dê certo e que a máquina seja boa pra começar a aprender...

 

Fica tranquilo que o Shrek tá me ajudando. Ele tá de olho pra me ajudar a montar tudo de volta! :P

 

Alguém sabe dizer se essa peça branca (em anexo) que fica mergulhada no reservatório é comum? Onde posso encontrar para comprar?

 

Obrigado!

2013-07-08 00.24.53.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela última foto a caldeira parece inox. A bomba não tem alumínio algum, internamente é plástico e inox, por fora da bobina é aço galvanizado (essa armação que segura tudo junto). É viável você desmontar ela completamente, limpar (tudo que for possível deixar em ácido cítrico, evitar fazer isso com alumínio), e remontar, trocando qualquer parte que decidir estar condenada. É trabalhoso, veja se vale seu tempo. O aprendizado e prazer de fazer isso, entretanto, não tem preço.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba! Esse odor está absolutamente impregnado! Principalmente nas peças de borracha ou plástico. Deixei acho que 1 dia de molho em água com vinagre e nada. Deixei mais umas 4 horas de molho em água com bicarbonato de sódio e nada. Falta testar o ácido cítrico, mas estou começando a ficar desanimado.

 

Márcio, você conhece alguma loja que venda peças aqui em São Paulo que possa indicar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não... Pelo jeito precisaria trocar mesmo as Vedações e mangueiras. De repente não é inviável encontrar opções no mercado. Em geral OS Oring são de tamanho padrão. Tem coisa que é viável substituir com fita PTFE (veda-rosca) ou ainda fazer a partir de uma manta de silicone.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Márcio, se o cheiro não sair, vou tentar trocar as vedações e mangueiras sim. Acho que consigo encontrar no mercado essas partes.

 

Gilberto, nas atuais circunstâncias, tô tentando qualquer coisa! Hehehe... Acho que o mofo em si já foi exterminado. O problema é o cheiro que não sai. De qualquer forma, vou tentar deixar no freezer também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que interessante essa de colocar no Freezer eu não sabia que funcionava....mais um aprendizado agora o ruim é ficar dividindo espaço com a patroa que coloca as carnes lá...kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha que interessante essa de colocar no Freezer eu não sabia que funcionava....mais um aprendizado agora o ruim é ficar dividindo espaço com a patroa que coloca as carnes lá...kkkkkk

 

Rsrs.

 

A frase ficou engraçada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei deixar de molho em suco de lima da pérsia (na falta de ácido cítrico anidro e na falta de outras frutas) e nada. Escovei as peças com bicarbonato de sódio puro e nada. Deixei de molho em água sanitária diluída e nada. Fervi em vinagre com água e nada. Fervi no suco de lima e nada. Na verdade, uma das peças deu uma zoada, que é o suporte de borracha para a bomba, que ficou meio desgastado. Desisti. Decidi que vou gastar 100 reais em peças novas e um filtro comercial, pela Café Fácil, importadora da máquina. Achei caro, mas quero ressuscitar a máquina.

 

E nessa pesquisa toda pelo fórum, acho que vou acabar comprando uma mypressi TWIST v2 mais pra frente. Minha ideia é fazer espresso só pra mim, mesmo, uma vez por dia. E dá até pra levar pro trabalho!

 

O moedor Porlex já saiu do Japão rumo a minha casa! :)

 

Valeu pela ajuda, pessoal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Opa! As peças chegaram! Infelizmente encomendei um filtro despressurizado e mandaram um filtro pressurizado. Pelo menos esse que mandaram é possível convertê-lo fazendo aquele corte no fundo... Já escalei meu pai para essa missão. :P

 

Bom... Acabei de montar toda a máquina de volta e, acreditem, a máquina funcionou! Hehe... Pra quem já desmontou o laptop pra trocar pasta térmica do processador e já trocou auto falante de smartphone, mexer na cafeteira foi relativamente tranquilo. O bom agora que entendo 90% do funcionamento dela! :)

 

Só fiquei com uma dúvida. Essa máquina tem uma válvula embaixo da caldeira, imagino eu que para evitar gotejamento e também para evitar que o café possa ir para a caldeira. É isso mesmo?

 

Quando liguei a máquina na primeira vez após a montagem, não saia água nenhuma por lá. Tive que afrouxar a válvula para a água começar a sair. Então resolvi medir a vazão. Sem a válvula, a vazão ficou exatamente nos 100ml em 10s, como li em outro tópico como sendo a vazão livre da bomba Ulka. Ótimo! :)

 

Mas e agora? Qual vazão eu tenho que deixar com a válvula? Ela limita bastante... Será que essa vazão vai ser a mesma vazão que quando eu colocar o filtro com o pó?

2013-07-23 20.28.44.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! As peças chegaram! Infelizmente encomendei um filtro despressurizado e mandaram um filtro pressurizado. Pelo menos esse que mandaram é possível convertê-lo fazendo aquele corte no fundo... Já escalei meu pai para essa missão. :P

 

Bom... Acabei de montar toda a máquina de volta e, acreditem, a máquina funcionou! Hehe... Pra quem já desmontou o laptop pra trocar pasta térmica do processador e já trocou auto falante de smartphone, mexer na cafeteira foi relativamente tranquilo. O bom agora que entendo 90% do funcionamento dela! :)

 

Só fiquei com uma dúvida. Essa máquina tem uma válvula embaixo da caldeira, imagino eu que para evitar gotejamento e também para evitar que o café possa ir para a caldeira. É isso mesmo?

 

Quando liguei a máquina na primeira vez após a montagem, não saia água nenhuma por lá. Tive que afrouxar a válvula para a água começar a sair. Então resolvi medir a vazão. Sem a válvula, a vazão ficou exatamente nos 100ml em 10s, como li em outro tópico como sendo a vazão livre da bomba Ulka. Ótimo! :)

 

Mas e agora? Qual vazão eu tenho que deixar com a válvula? Ela limita bastante... Será que essa vazão vai ser a mesma vazão que quando eu colocar o filtro com o pó?

 

Agora faz um vídeo pra gente ver uma extração com ela....e todo o funcionamento certinho..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a dica do Márcio e deixei a válvula anti-retorno na maior vazão possível. Já com o chuveiro parafusado, a vazão que obtive foi de ~90ml em 30s. O filtro pressurizado que vem com a máquina tem ajuste de pressão através de um parafuso. Deixei totalmente frouxo e a vazão caiu para ~60ml em 30s. Em uma regulagem que fiz nesse parafuso, a vazão chegou a 10ml em 30s! :o

 

Só de farra, eu tentei tirar um "espresso" com café tradicional Melitta já moido (acho que nem deve ter em grãos). No filtro pressurizado deve ser utilizado café moido como de coador ou estou viajando? Eu pesei 14g de pó (minha balança chegou hoje! hehe) e não compactei no filtro, apenas "acertei" o pó. Primeiro problema: fui encaixar o porta-filtro no grupo e não entrava porque tinha pó demais! Tirei um pouco de pó e consegui colocar... Segundo problema: extrai uns 20ml de café em 30s!!! Nem uma espuminha sequer. Detalhe: não lembro quão apertado estava a regulagem de pressão do filtro...

 

Tô vendo que tirar um espresso razoável vai ser difícil... Vi várias pessoas sugerindo começarem pelo filtro pressurizado e só depois partir para o comercial, mas tô achando que vai ser mais complicado por esse caminho.

 

Preciso agora esperar meu moedor Porlex Mini chegar e comprar uns grãos torrados pra começar a brincadeira de verdade! :D

 

E vídeo da extração e funcionamento, eu posto depois que eu estiver me entendendo marromeno com a máquina.

 

Valeu pela ajuda, pessoal!!! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Segui a dica do Márcio e deixei a válvula anti-retorno na maior vazão possível. Já com o chuveiro parafusado, a vazão que obtive foi de ~90ml em 30s. O filtro pressurizado que vem com a máquina tem ajuste de pressão através de um parafuso. Deixei totalmente frouxo e a vazão caiu para ~60ml em 30s. Em uma regulagem que fiz nesse parafuso, a vazão chegou a 10ml em 30s! :o

 

Só de farra, eu tentei tirar um "espresso" com café tradicional Melitta já moido (acho que nem deve ter em grãos). No filtro pressurizado deve ser utilizado café moido como de coador ou estou viajando? Eu pesei 14g de pó (minha balança chegou hoje! hehe) e não compactei no filtro, apenas "acertei" o pó. Primeiro problema: fui encaixar o porta-filtro no grupo e não entrava porque tinha pó demais! Tirei um pouco de pó e consegui colocar... Segundo problema: extrai uns 20ml de café em 30s!!! Nem uma espuminha sequer. Detalhe: não lembro quão apertado estava a regulagem de pressão do filtro...

 

Tô vendo que tirar um espresso razoável vai ser difícil... Vi várias pessoas sugerindo começarem pelo filtro pressurizado e só depois partir para o comercial, mas tô achando que vai ser mais complicado por esse caminho.

 

Preciso agora esperar meu moedor Porlex Mini chegar e comprar uns grãos torrados pra começar a brincadeira de verdade! :D

 

E vídeo da extração e funcionamento, eu posto depois que eu estiver me entendendo marromeno com a máquina.

 

Valeu pela ajuda, pessoal!!! :)

 

O café Melitta tem em grão também é um pacote de 1 KG segue o link abaixo da imagem

 

http://i2.wp.com/guiadocafezinho.com.br/wp-content/uploads/2013/02/DSC02090.jpg

 

Agora não sei se no pacote encontramos data de torra e outras especificações não cheguei a visualizar essas informações quando o vi no super - mercado, mas esse tipo de café não costuma ser dos melhores por conta da data de torra ser muito antiga, mas tudo depende do seu gosto, pode achar muito bom....atualmente tenho um Café Brasileiro aqui o "Tutta Crema" ajustando a moagem legal, até que consigo um bom sabor mas crema esquece....nem na minha máquina que é pressurizada e tem a característica "crema falsa"...

Agora quando seu moedor chegar vai testando bastante que consegue ótimos resultados compra um café um pouco melhor e deixa os mais baratos para fazer experiências e ir se acostumando com a moagem, etc...e depois posta um vídeo pra gente ver suas extrações

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O café Melitta tem em grão também é um pacote de 1 KG segue o link abaixo da imagem

 

http://i2.wp.com/gui...02/DSC02090.jpg

 

Agora não sei se no pacote encontramos data de torra e outras especificações não cheguei a visualizar essas informações quando o vi no super - mercado, mas esse tipo de café não costuma ser dos melhores por conta da data de torra ser muito antiga, mas tudo depende do seu gosto, pode achar muito bom....atualmente tenho um Café Brasileiro aqui o "Tutta Crema" ajustando a moagem legal, até que consigo um bom sabor mas crema esquece....nem na minha máquina que é pressurizada e tem a característica "crema falsa"...

Agora quando seu moedor chegar vai testando bastante que consegue ótimos resultados compra um café um pouco melhor e deixa os mais baratos para fazer experiências e ir se acostumando com a moagem, etc...e depois posta um vídeo pra gente ver suas extrações

 

Sugiro fugir. É ruim e nem é barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...