raphaelanjos1 Postado 22 de Agosto Denunciar Share Postado 22 de Agosto De uns tempos pra cá, percebi que tomar 2 shots de 18-20g num curto espaço de tempo estava me dando picos de ansiedade. Para evitar isso, decidi me aventurar no mundo dos single shots, adquirindo 2 cestos: um cesto de La Pavoni 51mm 7g de formato cônico e um cesto single de formato normal. Tenho uma Philco 15 bar, máquina de 51mm, modificada com dimmer e manômetro, onde consigo uma pressão minima utilizável de 6-7 bar, mas geralmente fico entre 8 e 10 mesmo. Usei o mesmo método de preparo para ambos os cestos: 5s de pré-infusão após os 5s iniciais até surgirem os primeiros pontos no fundo do puck (posiciono o dimmer em 9 bar antes, inicio a extração, reduzo totalmente o dimmer quando obtenho os primeiros pontos e aguardo a pré-infusão), depois faço a extração de uma parte em 9 bar e a ultima parte em 8 bar. Geralmente ficando com um tempo total de 35-40s. A diferença entre os cestos, além do formato, é a capacidade. No cesto de La Pavoni, consigo usar de 8-9.5g e no outro cesto, de 11-12g. Cheguei nessa conclusão fazendo o teste da moeda com diferentes cafés. Uma observação: o cesto Pavoni parece até que é de 51.5mm, sobre um pouquinho quando coloco o puck screen após usar o tamper, mas nada que atrapalhe. Com o cesto single de formato "normal", obtive ótimos cafés, sem maiores dificuldades. O cesto de La Pavoni está dando um pouco mais de trabalho para dominar. Consigo tirar cafés redondos nele, percebendo que é bem difícil de errar tanto para acidez quanto para amargor, mas sinto o corpo meio fraco na maioria das vezes. Nos próximos testes vou adotar uma moagem 2 clicks mais fina e uma pré-infusão maior (7-10s ao invés de 5s) para tentar extrair mais corpo sem amargar. Tenho feito surf de temperatura para manter a temperatura o mais parecida possível nas extrações. Aos colegas que também utilizam single shots no dia-a-dia, peço que compartilhem seus testes e idéias. No que diz respeito à ansiedade, o resultado tem sido muito bom! Procuro me limitar a 3 espressos no cesto Pavoni, 2 no cesto single normal e quando o tempo está curto, apenas 1 shot de 16g no IMS normal. Evito ao máximo consumir em jejum e coloco um bom intervalo entre os shots. De vez em quando, utilizo o café Aramosa, da Dutra. Ele é orgânico e possui 50% a menos de cafeína, com um sensorial bem legal de chocolate + floral. Também comprei um descafeinado para os shots após as 18h, mas não me dei bem com ele. Bons cafés! 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mgbt Postado 23 de Agosto Denunciar Share Postado 23 de Agosto Legal @raphaelanjos1, vi que vc falou em clicks, qual moedor está usando? E vc usou a mesma moagem por enquanto tanto no cesto de 9g quanto no de 12? Acho que é normal a capacidade menor exigir uma moagem mais fina. Eu não tive muita paciência com o cesto single, depois de já ter gasto café aprendendo a ajustar o duplo, e por todo o processo que envolve, se eu não quero tomar todo o espresso eu congelo uma parte e depois uso ele de gelo no leite hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 23 de Agosto 11 horas atrás, mgbt disse: qual moedor está usando? E vc usou a mesma moagem por enquanto tanto no cesto de 9g quanto no de 12? Tô usando um J-Ultra. Fiz ajustes de moagem sim, mas pouca coisa, tipo uns 2 ou 3 clicks. Num moedor de 8 microns por click, é bem pouco. Acho que o formato cônico influencia em alguma coisa. Talvez se fosse um cesto de 8g plano e outro de 12g plano o ajuste seria maior entre eles, mais vai saber né kkk. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Reis Postado 23 de Agosto Denunciar Share Postado 23 de Agosto Agora, raphaelanjos1 disse: Tô usando um J-Ultra. Fiz ajustes de moagem sim, mas pouca coisa, tipo uns 2 ou 3 clicks. Num moedor de 8 microns por click, é bem pouco. Acho que o formato cônico influencia em alguma coisa. Talvez se fosse um cesto de 8g plano e outro de 12g plano o ajuste seria maior entre eles, mais vai saber né kkk. Sei que esta regulagem depende de vários fatores mas só para ter uma ideia (já que tenho um J ultra também), qual a regulagem que vc está usando ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 23 de Agosto 2 horas atrás, Ivan Reis disse: qual a regulagem que vc está usando a partir de 1.1.8 (1 volta, número 1 e 8 clicks) até 1.2.2. Faço a calibragem dele sempre o mais apertada possível. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 23 de Agosto 20 horas atrás, raphaelanjos1 disse: o cesto Pavoni parece até que é de 51.5mm Pesquisando mais a fundo, descobri que ele realmente é de 51.6mm. Encaixa na Philco de 51mm, mas esses 0.6 a mais tem algumas consequências: Como meu tamper e puck screens são de 51mm, o preparo do puck não é perfeito, ficando algumas rebarbas. Como o puck screen deixa 0.6mm da superfície de fora, sobe um pouco de café para o puck e suja mais o chuveiro. Sem contar que com certeza esses 0.6 não preenchidos pelo puck afetam um pouco na distribuição de água. Consegui importar um puck screen e um tamper de 51.6mm para testes, mas jamais recomendaria alguém a fazer isso. Como eu pretendo adquirir uma La Pavoni dessas medidas no futuro, ficará guardado com carinho. Num resumo, acredito que o cesto single de fundo plano com algo entre 11-12.5g seja a melhor opção para a tarefa, pelo menos em máquinas de 51mm. Muitas máquinas de 58mm vem com esse cesto cônico, só que a diferença de tamanho faz com que ele também suporte 11-12.5g. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ivan Reis Postado 23 de Agosto Denunciar Share Postado 23 de Agosto 1 hora atrás, raphaelanjos1 disse: a partir de 1.1.8 (1 volta, número 1 e 8 clicks) até 1.2.2. Faço a calibragem dele sempre o mais apertada possível. Valeu pela resposta. Mas fiquei impressionado. Eu uso entre 1.4.5 e 1.5.0. Na verdade abaixo de 1.3.0 já não passa nada com minha Flair Classic a 9 bar…. Tem que se levar em conta que o filtro da Flair Classic é de 40mm então 16 gramas de pó já fica com o bolo bem alto, deve ser por isso que a moagem não pode ser tão fina… 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
raphaelanjos1 Postado 23 de Agosto Autor Denunciar Share Postado 23 de Agosto 28 minutos atrás, Ivan Reis disse: Mas fiquei impressionado. Eu uso entre 1.4.5 e 1.5.0. Na verdade abaixo de 1.3.0 já não passa nada Pode ser variação de calibragem também. Eu limpo ele completo 1x por semana, daí faço a calibragem para o 0 ficar certinho. Eu sentia muita diferença nos clicks entre uma calibragem e outra. Depois que passei a apertar até meu limite de forca, melhorou. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas