edsonnota100 Postado 13 Julho 2013 Denunciar Share Postado 13 Julho 2013 Pessoal tenho uma dúvida que não sei se alguém mais tem ou seria somente eu, gostaria de colocar aqui nesse tópico os tipos de canecas e copos que hoje usamos e suas medidas e sua utilização para tomar café, vou começar para exemplificar mais ou menos qual é a minha idéia porque hoje sinceramente temos uma infinidade de xícaras e copos no mercado que sinceramente não sei sua real utilização no mundo dos cafés.... Copo Barista Utilização - Comumente usado para se extrair café e medir o volume do espresso, pode conter graduação em Oz e Ml Tamanho - 60 ml Link - http://clubedocafe.tanlup.com/product/543788/copo-do-barista 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Freires Postado 14 Julho 2013 Denunciar Share Postado 14 Julho 2013 A alguns dias atras comprei xícaras de 80ml para tomar espresso, o bacana delas é que tem parede dupla. Link: http://www.aliexpress.com/snapshot/247290395.html 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 14 Julho 2013 Denunciar Share Postado 14 Julho 2013 Boa pergunta ! Vamos aguardar os entendidos do assunto, mas de qualquer forma gostei desta " tal camada dupla", deve evitar o esfriamento rápido do café, sem contar que não deve aquecer a mão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Salve. Para espressos, bom que a xícara tenha o fundo convexo, de forma arredondada, pois assim o líquido ao encontrar o fundo, é reconduzido para a superfície, que propicia a criação de bela crema. Quando há ângulos retos ou obtusos, esta recondução à superfície é prejudicada, provocando turbilhonamento indesejado. Importante é também que o material seja capaz de reter calor, como as grossas paredes de boa porcelana. As xícaras Sofia produzidas pela Porcelanas Schmidt são bom exemplo a reunir estas características. Nas fotos abaixo é a menor, com 80 ml de capacidade cúbica. As outras são de 900 ml e 590 ml. Quanto aos copos de dose, preferencialmente de vidro grosso e transparente. Normalmente com marcações de 28 ou 30, 42 ou 45 e 56 ou 60 ml. Permitem quantificar o volume de líquido extraído e perceber a formação da dose de espresso. O modelo profissional da Rattleware é bom exemplo. Veja na última foto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Thiago Vale Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Sem querer ser chato, mas já sendo, pra tomar 60mL (um duplo!) de café, precisamos de parede dupla? pra não esfriar? em casa? Não me entendam mal, eu tenho umas 8 xícaras diferentes pra tomar espresso, mas não comprei nenhuma pensando na temperatura. Acha que vai tomar café frio? esquente a xícara, dê mais tempo pra sua máquina! Caneca já é outra estória, mas também não penso na temperatura, penso na estética. Nas "travel mugs" a conversa é diferente. Aí sim, a qualidade em conservar a temperatura é importante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Os copos de parede dupla são de borossilicato, mesmo material de equipamentos de laboratório, como tubos de ensaio, béqueres, etc. Apesar de resistente ao calor, é necessário cuidado com choques de temperatura, como o vidro comum. Quanto à parede dupla, é muito bom para não queimar os dedos. O efeito estético também é interessante, pois parece que o líquido está flutuando dentro do copo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Caneca já é outra estória, mas também não penso na temperatura, penso na estética. Aí é que está, o que mais me atrai nos copos de parede dupla é justamente a estética. Eu compraria só por isso. Preocupação com esfriar um café de 60ml é bobagem mesmo. Já com queimar os dedos, nem tanto. Algumas pessoas tem as mãos bastante sensíveis ao calor. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 São muito bonitos, e com certeza são bons. Mas o bebedores de café somos volúveis :-) Gostamos de variar, de achar xícaras novas, de trocar e depois de um tempo voltar a usar e perceber as mudanças sensoriais e mudar novamente. Aproveitem, faz parte da curtição. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Eduardo Filho Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Bom tópico, ainda mais pra nós, eternos novatos..rs.. Eu sempre achei que esse tipo de xícara fosse a ideal para espresso. Estive errado esse tempo todo?.rs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 Não acho que seja incorreta. É mais uma opção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Freires Postado 15 Julho 2013 Denunciar Share Postado 15 Julho 2013 São muito bonitos, e com certeza são bons. Mas o bebedores de café somos volúveis :-) Gostamos de variar, de achar xícaras novas, de trocar e depois de um tempo voltar a usar e perceber as mudanças sensoriais e mudar novamente. Aproveitem, faz parte da curtição. Esse é o negócio, não se trata de precisar Thiago, alias pra quem tem 8 tipos diferentes de xícaras uma a mais não faria mal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edsonnota100 Postado 16 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2013 Caneca de Latte Art Utilização - Usada para se fazer Latte Art Volume - 130ml Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Julho 2013 Denunciar Share Postado 16 Julho 2013 Caneca de Latte Art Utilização - Usada para se fazer Latte Art Ainda bem que você esclareceu a utilização. (é bom ir se acostumando comigo, Édson, que não deixo nada impune, kkk) A propósito, tem certeza que tem apenas 130ml? Eu tenho uma caneca que é idêntica a essa e deve comportar uns 200ml... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edsonnota100 Postado 16 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Julho 2013 Ainda bem que você esclareceu a utilização. (é bom ir se acostumando comigo, Édson, que não deixo nada impune, kkk) A propósito, tem certeza que tem apenas 130ml? Eu tenho uma caneca que é idêntica a essa e deve comportar uns 200ml... kkkkkkkk...verdade mesmo não deixa passar nada Quanto ao volume dele peguei a informação no site não sei exatamente a medida....ainda não tenho uma estou muito interessado em comprar.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Julho 2013 Denunciar Share Postado 16 Julho 2013 Então o pessoal do CdC pode esclarecer. Talvez esse modelo tenha em mais de um tamanho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Julho 2013 Denunciar Share Postado 16 Julho 2013 Vamos confirmar o volume da caneca do latte e avisamos. A informação original veio do fabricante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fernando Lopes Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Qual seria o volume total de uma xícara de capuccino ? Vi esta no Ateliê do café com 120ml Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Uma xícara de cappuccino deveria ter ao redor de 180-200ml. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Caneca de Latte Art Utilização - Usada para se fazer Latte Art Volume - 130ml Confirmando: a nossa caneca de latte (na nossa versão, não no padrão italiano) comporta até a borda 130 ml de líquido. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Então a que tenho é maior. Na foto, pela ausência de escala, parece igualzinha. Gosto de fazer Mocha na minha, fica muito bonito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Tem vários tamanhos mesmo. Eu tenho uma similar, mas que comporta apenas 100 ml. Ainda menor. um abraço Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Julho 2013 Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Agora há pouco estava fazendo um lanche no restaurante do tribunal e vi o garçom servindo uma bebida (que devia ser uma versão de um cappo) em uma caneca dessas, pequena. Devia ser a de 130 ml. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edsonnota100 Postado 17 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Julho 2013 Essa tarde estava com a patroa no mercado e dei uma olhada nas xícaras quando me deparei com essas duas Volume - 120 ml Volume - 240 ml Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 A propósito, alguém tem dica de onde comprar aquelas xícaras de espresso de paredes bem grossas? O Press tem umas que invejo, da Vista Alegre, mas sei lá eu onde comprar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 Eu vi uma de vidro hoje. Neste formato. Só que a alça era de inox. . Muito massa... Quase comprei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 Salve Rodrigo. Procure a Sofia da Porcelanas Schmdit. Não há melhor produzida no Brasil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 É que da Sofia já tenho, Alex. Tava procurando por novidades. Vou ter que subornar alguém no Press pra descobrir como conseguir dessas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 Mas é Sofia mesmo, ou tipo Net? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Freires Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 Visitei o site Xará, excelente dica, achei o modelo que sempre quis comprar. Thanks. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 27 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 27 Agosto 2013 Salve xará. Se tiveres dificuldade no site do fabricante ou quiser economizar no frete, entre em contato pois temos à venda com ou sem logotipo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas