Ir para conteúdo

Água também "estraga"


Bernardo B

Postagens recomendadas

Após 10 dias de ausência fui preparar meu esperado espresso.

Tinha deixado a máquina bem limpa e cheia de água.

Esquentei a maquina, fiz alguns tiradas sem portafiltro e backflushes somente com água, usando o filtro cego, sequei tudo, esquentei as xícaras e coloquei o portafiltro no brewhead para uniformizar a temperatura.

Após pesar os grãos, preparar a jarra para o leite, purgar o vapor e demais preparativos e mágicas que achamos necessárias para tentar o espresso perfeito, retirei o portafiltro e senti um cheiro diferente do vapor condensado no filtro.

Fiz novos flushes, melhorou, fiz minha extração mas o gosto ficou esquisito ....

Decidí fazer a faxina completa: lavagem do tanque e chuveiros com escova e detergente neutro, enxaguar bem, colocar água filtrada, bombear por dois ou três minutos e vaporizar para limpar todo o circuito interno; depois novo backflush com Cafiza.

Enxaguei generosamente e tentei novamente: cheiro e sabor perfeitos.

Não sei o motivo mas a água tinha estragado, imagino que o filtrado, eliminando o Cloro somado a algum resíduo de café tenham sido as causas, mas doravante pretendo lavar tanque e chuveiros, além de de fazer o backflush com Cafiza, semanalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Bernardo.

 

Realmente a água parada, depois de passar por um filtro que remova o cloro, pode ficar ruim. Se usa a máquina frequentemente, não deve ter problema, os tanques e caldeiras costumam ser pequenos. A água de uma caldeira de vapor também não deve dar problema pela alta temperatura.

 

Em que máquina teve esse problema?

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcio,

 

E minha Graef EC90, com dois termoblocos, portanto sem caldeira.

Alias, agora que a conheço melhor, estou gostando demais dela: tem recursos que maquinas muito mais caras nem sonham.

Sem Cloro para conservar e com restos de matéria orgánica deve ter iniciado um processo de decomposição.

Por via das duvidas, doravante também trocarei a água semanalmente para preservar o sabor e a saúde.

 

Abraços,

 

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, então o volume de água dentro dos termoblocos é mínimo.

 

Se usa todo dia, essa água é sempre reciclada. Em todo começo de sessão se extrai água para xícara etc, isso também ajuda. Certamente a água parada alguns dias no tanque pode dar problema, uma opção é deixá-lo vazio.

 

Abraços,

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um dos recursos a que me referi anteriormente e que, 1 a 2 minutos após que ligas a maquina ela expele toda a água dos termoblocos (a válvula joga uma nuvem de vapor e água na bandeja) e os carrega com água do tanque novamente, daí continúa esquentando e só alguns minutos depois e que ascendem as luzes indicando que esta pronta. Com isso garante que a água a ser utilizada sempre será fresca.

 

Tem vários outros recursos interessantes: pre-infusão, controle de temperatura de extração (de 88 a 98ºC), contrôle de temperatura de vapor, contrôle da quantidade de umidade no vapor (vapor mais seco ou mais úmido), programa de limpeza - com backflush - de 10 minutos de duração, manômetro que indica a pressão de extração, contrôle de volume para 1 ou 2 xícaras programável, vapor e água quente com lanzas articuladas 360º , tanque de 3 litros, e vários outros detalhes.

 

Abraços,

 

Bernardo

 

PS: acho que novo programa esta marcando as horas com atraso, deve estar confundido pelo horário de verão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

 

O problema parece ser na água do reservatório. Três litros é muita coisa . Se ficar parada por 2 ou 3 dias, toda essa água ficará comprometida..E não há expurgo, por mais longo que for, que resolverá.

Tente manter o reservatório sem água quando for passar períodos de 2 dias ou mais sem usar a máquina. Use sempre água fresca para não comprometer o sabor da bebida.

 

Vi que os cafés foram entregues no dia 02/01. Já usou-ós? Que achou?

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sou um lavador compulsivo (flushes e back-flushes em cada uso) normalmente os 3 litros não duram mais de 2 ou 3 dias :-)

 

O Huila me deu um pouco de trabalho para extrair o seu potencial, mas aumentando 4ºC a temperatura (teoricamente começaria a extração por volta dos 96º, segundo indicação da máquina mas esta temperatura não é exata e só serve como indicativo) neutraliza toda acidez sem se tornar amargo.

 

Ainda, tive de diminuir 2 pontos do MACAP para obter uma boa crema e acentuar o delicado sabor. Sem estes cuidados a acidez natural da bebida escondia os predicados deste café.

 

O Expresso Brasil ainda não experimentei, mas com certeza irá agradar.

 

Um abraço,

 

Bernardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Aqui vejo como maior problema o reservatório de plástico, uma vez por semana deixo de molho em 10% de água sanitária e algumas horas só com água. Qualquer dia vou partir definitivamente para a garrafa de água mineral ao lado da máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

Pessoal, vou ressuscitar esse tópico talvez tardiamente para mim.

 

Gostaria de saber o que vcs fazem em relação à agua na máquina quando ficam sem usá-la por alguns dias. Hoje pela manhã deixei minha soltária Twin em casa para uma ausência de 5 dias. Já Tinha lido esse tópico sobre a água estragar, então fiz os backflushes com o detergente especifico e depois tentei extrai toda a água.

 

Terá sido uma boa? O que vcs costumam fazer nessas situações?

 

Obrigado (from Ubatuba :) )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Twin também é termobloco, é suficiente tirar o tanque e deixar-lo sem água durante a ausência.

No regresso e só colocar água fresca, fazer alguns flushs (verificando o cheiro e sabor da água extraída) e tudo deve estar no ponto.

Se demorar muito tempo sem usar, também é conveniente fazer algumas extrações de "amaciamento" , sem beber o café, só para lavar o grupo e filtros com café e tirar eventuais cheiros e sabores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Twin tem a caldeira que guarda 100ml e um termobloco que é usado para o vapor.

 

Não me preocuparia muito com dias de água parada na Gaggia ou Silvia ou qualquer outra de caldeira pequena...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tava devendo o relato, uns dias atrás fiz uns testes aqui com água mineral, água da torneira e água do filtro (passa por carvão ativado e umas traquinagens), a água filtrada me pareceu o melhor resultado, a água da torneira você "sente" o aroma de cloro, a água mineral é "diferente", para tal teste usei taças ISO de degustação de vinho (outra paixão) que coloquei 1/3 de água direto do grupo, fiz analise olfativa/visual antes de experimentar, e antes havia limpado e feito flush na máquina.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 years later...

Boa noite pessoal, vi os comentários acima sobre a questão da água estragar e me deparei com um problema similar hoje.

Viajei por um período de 10 dias e deixei a minha Gaggia Classic parada e com reservatório e caldeira cheios (água mineral).

Voltei hoje e tentei utilizá-la (sem descalcificar),  a água começou a sair cheia de de particulado branco, que após uns flushs mais longos foi diminuindo.

Vocês já passaram por isso? Isso se trata de degradação da água ou classificação na caldeira? Devo descalcificar a máquina sempre que a deixo parada por longos períodos?

Att,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...