Ir para conteúdo

transformador funciona?


Postagens recomendadas

Senhores,

 

desculpa estar abrindo um tópico para um assunto bem batido. No entanto, não encontrei um tópico aqui que fosse mais específico. Peço se já existir tópico aberto retirar este.

 

Quanto a frequência da rede, a bomba da máquina e o motor do moinho podem ficar comprometidos numa rede de 60Hz se as mesmas são para 50Hz? Elas funcionam mais rápido tornando a moagem e a extração mais rápidos? Isto é prejudicial?

 

Quanto a utilizar transformador de 127v para 220v, a redução da corrente elétrica compromete alguma coisa? É melhor adaptar a rede puxando mais uma fase ou utilizar o transformador?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas barato e limpo fazer uma tomada 220V, não? Mas com o transformador funciona sim.

 

A resistência não dá a mínima para a frequência. Na bomba praticamente não deve dar diferença (talvez aumente levemente o fluxo pela frequencia um pouco maior do movimento do pistão), nos motores de moinho são 20% de diferença na rotação, mas que também não causa danos ou impacto maior.

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado Márcio.

 

Vi que os moinhos da Baratza são 127v e 60hz, então não vejo problemas. Mas não estou convencido que os moinhos da rancilio (rocky) sejam mesmo 60hz. Como pode a Rancilio vender maquinas 220v 50hz e moinhos 220v 60hz?

 

Ricardo, uma certa vez meu sogro teve que transformar uma tomada de 220v para 127v quando se mudou pra Jundiai, por causa de uma geladeira. Nada que um eletricista possa fazer. Sobre utilizar um transformador de 220v para 127v acredito que ainda valem as considerações do Márcio. Pelo visto, deve contar mesmo a potência e não a corrente, para o desempenho. Eu estou me preocupando mesmo com a mudança de freqüência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Se tem, eu nunca movi para mudar. :)

 

Não, é como a fonte do meu computador: automática. Só que a fonte é 110/220 V, 50/60 ciclos. Já a Silvia é 50/60 Hz, mas voltagem 220 (até 240).

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Nao sabia que este sistema inteligente de selecionar a tensão automaticamente - como nos notebooks - também se aplica a freqüência de rede. Se isto valer para os moinhos da rancilio tá ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

Se não mudo, se ele se vira sozinho, para mim é automático. :)

 

Uma pergunta, Márcio: será que com o moinho Rocky é igual? O site da Rancilio fala que a cafeteira é 50/60, mas não fala nada do moinho.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É igual, todo motor AC.

 

No caso da Silvia, se abrir a máquina a bomba terá escrito 50 Hz, mas funciona normalmente em 60 Hz, com alguma leve diferença no fluxo, como falei. Acho mais difícil estimar a diferença da bomba, mas do motor é mais claro, rotação 20% maior. Veja que não deve mudar o torque.

 

A Ulka tem toda a linha de bombas com as voltagens e frequência adequadas, mas não é fácil as empresas fabricarem para todos os locais, né? Isto é, se alguém aqui certificar uma máquina para importar, pode ser que mudem o projeto para adequar, mas nem acho que isso seja questionado na certificação.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Alexandre.

 

Falando ainda de maquinas expresso, estou me convencendo que estas bombas - como a ulka citada pelo Márcio - são dimensionadas para operar tanto a 50hz como a 60hz, em cada situação com desempenho diferente mas dentro dos limites desejáveis pelas fabricantes. Digo isso me baseando numa curva característica de bomba, como na imagem abaixo, meramente ilustrativa pois nao se trata de bomba para maquinas de expresso. O ponto de trabalho é definido pela interseção da curva da bomba (vazão maior implica em menor pressão/energia ofertada) com a curva do sistema (vazao maior implica em maior perda de carga). Mudando a freqüência sujeita-se a variar a vazão e a pressão. Esta variação dependerá dos aspectos construtivos da bomba (quanto aumentar a velocidade se traduzirá em aumento de vazão) e das características do sistema (resistência ao fluxo pelas mangueiras por exemplo). Quanto mais inclinada a curva menor será a variação. Mas chega de blá blá blá.

 

Afinal, como o sistema impõe 11bar de pressão? Há um dispositivo que mede a pressão com capacidade para se adaptar?

 

Falado agora em moinho, fica mais difícil entender que a mudança de freqüência não afeta o funcionamento do moinho, aumentando a velocidade em 20% numa rede de 60hz.

post-1992-0-33964100-1374454602_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra encerrar de vez a discussão dos motores, encontrei um pequeno artigo da WEG - ver site abaixo - explicando que a não só a rotação aumenta 20%, mas o conjugado (ou torque) diminui 17% quando aplicamos motores de 50hz em redes 60hz, devido a redução do fluxo magnético ( =V / f ).

 

http://www.motoreletrico.net/index.asp?InCdSecao=3&InCdEditoria=2&InCdMateria=21&Motores+em+60Hz+ou+50Hz+-+consequ%EAncias

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pra encerrar de vez a discussão dos motores, encontrei um pequeno artigo da WEG - ver site abaixo - explicando que a não só a rotação aumenta 20%, mas o conjugado (ou torque) diminui 17% quando aplicamos motores de 50hz em redes 60hz, devido a redução do fluxo magnético ( =V / f ).

 

http://www.motorelet...consequ%EAncias

 

Não encerra, não. Isso é um dado bastante relevante. Eu uso transformador 110->220 para o meu BB005, e às vezes tenho um ou outro problema de travamento de mós com algum grão mais duro.

 

Pois bem. Motivado pela informação que postaste, Fábio, pesquisei no site da Bezzera as especificações do Bezzera BB005, e percebi que a voltagem de operação é 220V para frequência de 50Hz, e 240V para 60Hz. Como eu uso um transformador que entrega 220V de ddp, estou perdendo os tais de 17% de torque.

 

Acho que vou providenciar uma troca de transformador...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nâo vou. Pelo que entendi, a utilização recomendada do moinho é entre 220 e 240V com uma frequência variando de 50 a 60Hz. Segunda a fórmula acima, como o torque depende do fluxo de magnetização, posso compensar parcialmente a perda de torque da frequência de 60Hz aumentando a voltagem. Aumentando para 240V, na teoria o torque aumentaria 10%. Difícil é dizer quanto este aumento seria relevante no uso diário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É isso mesmo Rodrigo. Pelo jeito, para compensar a perda do conjugado teria que acrescer 20% na tensão. Tem esse outro pequeno artigo explicando.

 

http://www.lmphotoni...r_50Hz_60Hz.htm

 

Então poderíamos pensar em 220v para 50hz e 264v para 60Hz. Mas, penso eu, devemos confiar nas informações do fabricante. Eles devem calcular as condições de operação suficientes e adequadas para cada caso. O artigo da WEG bem menciona que elevar demasiadamente a tensão pode diminuir a vida útil do motor. Além disso, com 240v a perda no conjugado estaria em torno de 8%, bem menor que 17%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...