Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Nesse tópico, vamos trocar informações e experiências sobre a confecção de um controlador de temperatura baseado em arduino, tendo por inspiração, origem e copiação o projeto TC4 shield do homeroasters.org. Agradecimentos ao LEO_BSB pela iniciativa. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Reprodução da idéia dada no tópico Philco Rotisserie pelo LEO_BSB hoje recebi minha segunda negativa para comprar o TC4 ( o TC4C é o modelo completo, o TC4 você precisa de uma Arduino sua e carregar os programas). Como eu sou brasileiro e não desisto nunca fui atrás e vi que podemos montar um arduino do zero e carregar o RoastLogger para realizar torras baseado em curvas pré-determinadas, gravar curvas para reaproveitá-las em próximas torras, tudo isso controlando resistências através de um SSR monitorando as temperaturas por um thermocouple tipo K. Procurei a forma mais fácil de pedir as peças e montar um sistema legal. Tem quase tudo no DX e a interface com o chip MAX31855 tem no Ebay. Vai dar mais trabalho com programas mas a vantagem é que o custo é bem menor que o TC4C. quem quiser copiar o pedido para depois programarmos juntos a lista é a seguinte: Ebay: http://www.ebay.com/...=item1c3470a57d para quem já tem um SSR que usava com o PID pode reaproveitá-lo, se não tiver tem que pedir um, pode ser de 25A, eu comprei um de 40A para garantir um projeto futuro. http://www.ebay.com/...984.m1497.l2649 mesma coisa do thermocouple, quem já usava um PID no forno já tem, quem não tem, pode comprar qualquer thermoucouple tipo K. http://www.ebay.com/...984.m1497.l2649 5 unidades ponta nua. http://www.ebay.com/...984.m1497.l2649 uma unidade com parafuso M6 (?) DX: http://dx.com/p/meee...ge-black-202588 arduino http://dx.com/p/lcd-...lcd-1602-118059 LCD com botões de comando http://dx.com/p/2-ch...-avr-arm-143916 placa com dois relés esses dois últimos acho que facilitarão a montagem http://dx.com/p/brea...able-pack-80208 cabos jumper http://dx.com/p/mini...o-yellow-147964 placa protótipo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Leo, por que recebeu negativa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Parabéns pela iniciativa! Apesar do crescimento do CdC, temos pouquíssimos tutoriais de customização de equipamentos. Espero que o projeto vingue, e que ilustrem todos os passos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Prezados Léo e Guilherme, gostaria de acompanhar o tópico mas tenho dúvidas da função geral do Arduino, bem como de cada componente envolvido, linguagem usada na programação, .... Se possível dar uma noção geral ficarei grato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Gilberto, essa eu não resisti... 4 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Gilberto, Não sei quanto ao LEO. Eu também sou iniciante, mas, reunindo a coragem necessária. Um bom ponto de partida é o site arduino.cc 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Esqueçam a solicitação, não dá para ser explicado em poucas linhas, mas foi só seguir o link do Marcio (sacanagem), rsrsr. http://labdegaragem.com.br/cursoarduino/ 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Eu tb estou nessa, o problema ainda é tempo, mas ja estou com a lista de materiais para comprar. Ainda estou na duvida se amplio o projeto pra ter saida dos dados da torra, ou se fico no basico de anotar no papel.. hehehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Qual o problema do TC4? Eu peguei uma vez 3 placas e soldei os componentes, meio chato soldar os SMDs... O projeto é aberto, é possível mandar fabricar a PCB aqui e cada um montar a sua, ou alguém faz para os colegas. Não sei qual o mínimo razoável para fabricar, talvez tenha site fora que envie também. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Gilberto, essa eu não resisti... KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK (¨&¨$#@%&¨%*)&_)(+_)*_(¨&$&@#%ü Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Tb queria entender pq o pedido foi negado. Não envia pro Brasil? Eu tenho experiência tanto para soldar componentes em placa como para fazer o circuito impresso. Claro que a placa feita em casa não fica profissional. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Leo, por que recebeu negativa? O Jim agora está se dedicando as maratonas. Ele disse que está sem tempo e tenta terceirizar a soldagem dos componentes e fabricação, enquanto isso as vendas estão suspensas. Prezados Léo e Guilherme, gostaria de acompanhar o tópico mas tenho dúvidas da função geral do Arduino, bem como de cada componente envolvido, linguagem usada na programação, .... Se possível dar uma noção geral ficarei grato. A linguagem é a Arduino, basicamente C++. Não entendo nada ou quase nada, mas estou lendo agora e um colega de sala sabe tudo de C++ e disse que é simples e ajuda. O código do TC4 vai ser adaptado para esse projeto. Eu tb estou nessa, o problema ainda é tempo, mas ja estou com a lista de materiais para comprar. Ainda estou na duvida se amplio o projeto pra ter saida dos dados da torra, ou se fico no basico de anotar no papel.. hehehe o projeto já contempla a saída de dados, usando o RoastLogger A conexão do arduino com o PC com roastogger se dá por USB ou até por bluetooth. Quem quiser essa opção deve incluir um adaptador bluetooth arduino na lista de compras http://www.ebay.com/itm/271156097645?ssPageName=STRK:MEWNX:IT&_trksid=p3984.m1497.l2649 Qual o problema do TC4? Eu peguei uma vez 3 placas e soldei os componentes, meio chato soldar os SMDs... O projeto é aberto, é possível mandar fabricar a PCB aqui e cada um montar a sua, ou alguém faz para os colegas. Não sei qual o mínimo razoável para fabricar, talvez tenha site fora que envie também. O TC4 não tem problema nenhum! Por sinal foi minha primeiro opção. O pacote completo montado tem um único sério problema, o preço. Mais de R$ 400,00, ou seja, mais que um forno elétrico. Depois de pedir o completo eu pedi o desmontado, ele disse que também está suspensa a venda desses. Daí passei para a segunda opção, Arduino Uno com sensor. Mandar fabricar vai ficar mais caro ainda. De qualquer forma, quem quiser usar o TC4 depois vai reaproveitar tudo, ele é plug and play com a Arduino UNO. Vai sobra o sensor de temperatura extra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Tb queria entender pq o pedido foi negado. Não envia pro Brasil? Eu tenho experiência tanto para soldar componentes em placa como para fazer o circuito impresso. Claro que a placa feita em casa não fica profissional. Então, mais para frente, se quisermos usar a TC4 basta deixar de lado o sensor único do Ebay e plugar a TC4. Eu achei mais complicado agora usá-la, por conta da falta de fornecedor imediato e também pelo preço mais caro. Legal. Acho que teremos que fazer algumas modificações, ja que o TC4C usa quatro sensores e o nosso terá apenas um. Isso não será problema. Para quem quiser usar mais de um sensor (temperatura ambiente e dos grãos por exemplo) pode comprar uma outra placa no Ebay, com até 4 sensores, mas aí o preço sobe bastante. Como no forno que eu vou usar não é possível colocar um sensor nos grãos de forma simples e com precisão eu optei por usar um só. O código do TC4 e roastlogger trabalha bem com um só sensor, talvez teremos que alterar o código do TC4 somente por conta disso. Estou com dificuldade de entender o layout das ligacoes do protoboard, como ligaremos o sensor e os reles no arduino. Pelo que vi, teremos que comprar alguns componentes eletrônicos por aqui tb (resistores etc). Os reles e o sensor já estão prontos para instalar no Uno, os resistores são SMD já nas placas. A breadboard é só para ligar tudo a algum interruptor, ao SSR e talvez uma extensão para o LCD, para usá-lo em um painel por exemplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Os reles e o sensor já estão prontos para instalar no Uno, os resistores são SMD já nas placas. A breadboard é só para ligar tudo a algum interruptor, ao SSR e talvez uma extensão para o LCD, para usá-lo em um painel por exemplo. Então não vamos ter problema e será fácil para todo mundo replicar. A programação, ao que aparenta, não é impossível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Já achei até uma wiki do pessoal que já usa o arduino para torras http://coffee.salburg.net/ A programação, na minha cabeça de noob, será pegar o código do TC4, encontrar a parte que recebe as temperaturas e trocar para nosso sensor, que por sinal usa o mesmo chip amplificador de sinal. A outra parte é pegar a parte que o TC4 comanda os SSRs, no caso 2, e direcionar para a placa com dois relés que nós compramos. O resto mantemos tudo. O RoastLogger já trabalha com o TC4, que é um shield para Arduino, ou com o Arduino sem o shield. Acho que não teremos muita dificuldades com a ajuda de uma pessoa que entenda o que já está pronto. Estou vendo as vídeo aulas em português que o Gilberto postou, achei muito boas para quem não sabe nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Não é o mesmo chip... O TC4 usa um MCP3424, que é um ADC de 4 canais e o código é que faz as conversões etc. Acho que o chip que citou é dedicado a termopares K, não? O controle de SSR não funcionará em relés, ideal é usar SSR também. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Não é o mesmo chip... O TC4 usa um MCP3424, que é um ADC de 4 canais e o código é que faz as conversões etc. Acho que o chip que citou é dedicado a termopares K, não? O controle de SSR não funcionará em relés, ideal é usar SSR também. Márcio. é verdade, estava olhando a lista dos input compatíveis com o Roastlogger "An Arduino, TC4 or TC4C providing temperature data (via TC4/C, Max 6675 or Max 38155) and optionally controlling heater power" acabei confundindo com o TC4. Estou lendo aqui o fórum arduino e na verdade dá para ligar e desligar o SSR direto dos pinos da placa. Os relés acho que até poderiam ligar e desligar o SSR, como um elemento no meio do caminho. Pelo jeito vai servir só para ligar e desligar a rotisseria e para quem quiser um ventilador de convecção dentro do forno ou até para resfriamento dos grãos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Se pretende controlar a resistência com PID, melhor usar o SSR. O relé é para acionamentos mais lentos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Este Post pode ajudar. mikepetro (do homeroasters.org) no ano passado automatizou um Gene. Destaco que apesar de entender bem da parte eletrônica o Mike parece não entender de torra ... Por isto se apavora com "grandes" oscilações, que de fato pouco afetam a torra. Acho que deva ter uma personalidade um tanto instável, desde que fez tudo em pouco tempo, e uma vez pronto, parace ter perdido o interesse e não deu mais notícias. http://www.homeroasters.org/php/forum/viewthread.php?thread_id=2339 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 22 Julho 2013 Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 Programação C/C++ e outras linguagens posso ajudar tb. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 é verdade, estava olhando a lista dos input compatíveis com o Roastlogger "An Arduino, TC4 or TC4C providing temperature data (via TC4/C, Max 6675 or Max 38155) and optionally controlling heater power" acabei confundindo com o TC4. Estou lendo aqui o fórum arduino e na verdade dá para ligar e desligar o SSR direto dos pinos da placa. Os relés acho que até poderiam ligar e desligar o SSR, como um elemento no meio do caminho. Pelo jeito vai servir só para ligar e desligar a rotisseria e para quem quiser um ventilador de convecção dentro do forno ou até para resfriamento dos grãos. De repente, podemos fazer do zero, sem o roastmaster. Não sei se vai dar para adaptar os códigos. Programação C/C++ e outras linguagens posso ajudar tb. Sera muito bem vinda a ajuda de quem sabe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 22 Julho 2013 é verdade, estava olhando a lista dos input compatíveis com o Roastlogger "An Arduino, TC4 or TC4C providing temperature data (via TC4/C, Max 6675 or Max 38155) and optionally controlling heater power" acabei confundindo com o TC4. Estou lendo aqui o fórum arduino e na verdade dá para ligar e desligar o SSR direto dos pinos da placa. Os relés acho que até poderiam ligar e desligar o SSR, como um elemento no meio do caminho. Pelo jeito vai servir só para ligar e desligar a rotisseria e para quem quiser um ventilador de convecção dentro do forno ou até para resfriamento dos grãos. De repente, podemos fazer do zero, sem o roastmaster. Não sei se vai dar para adaptar os códigos. Programação C/C++ e outras linguagens posso ajudar tb. Sera muito bem vinda a ajuda de quem sabe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Se pretende controlar a resistência com PID, melhor usar o SSR. O relé é para acionamentos mais lentos. Vamos usar SSR mesmo, eu tinha achado que teríamos que acionar o SSR por um relé, mas não precisa, a placa arduino pode comandar um SSR diretamente. Essa placa filha com os reles é para facilitar o trabalho. A arduino não pode usar um relé diretamente, precisa de outros componentes eletrônicos, que no caso da placa filha, já estão montados. De qualquer forma ela será muito útil para ligar e desligar os motores da rotisseria e ventiladores. Minha única preocupação agora é se teremos entradas e saídas suficientes para o LCD com teclado, SSR, thermopar e relés. Guilherme: o RoastLogger é java, roda em qualquer ambiente. Já li até comentários no Homeroasters de usá-lo em um celular android. Tem outro usuário do Homeroasters que fez um aplicativo android para controlar o TC4, que ele modificou o código, para usar tela com 4 linhas. Vou trocar uma idéia com ele pois na época ele também estava por dispensar o TC4 O problema de não usar o Roastlogger é ter que usar um cartão SD no arduino para salvar o log das torras. Se me lembro bem eu lí também que a memória do arduino era limitada ao número possível de profiles e com o RoastLogger você importa a biblioteca em um ambiente mais amigável e envia para a placa na hora de torrar. Esse é um vídeo do usuário do Homeroasters que modificou o programa dele, no caso específico ele pode usar só o arduino ou o Artisan. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Por que não o Artisan? Dá para usar em tempo real. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 leo, pelo que andei lendo, sem o shield fabricado pelo JIM, não rola nem comprar os componentes listados no gifthub. Ao menos, não sem confeccionar um shield com trilhos idênticos. Até cheguei a cotar os componentes na mouser e em outro site. Além de ficar mais caro, não compensa o trabalho, ao menos não enquanto não arranjarmos alguém aqui no Brasil que faça o pcb do tc4 shield. Vamos ter que montar no arduino mesmo, usando os modulos encomendados e pelejar na programação para usar o arduinopid com o roastmaster ou outro data logger. Pelo menos as bibliotecas necessárias já existem (PID; RELE; SENSOR). Não acho que os relés vão atrapalhar, uma vez que, em se tratando de equipamento de torra, o tempo de resposta um pouco mais lento não será problema. Se o programa do tc4 estiver bem documentado, acho que não será muito difícil aproveitar os códigos já elaborados pelo pessoal do roastmasters no nosso projeto e programar o arduino para funcionar com o roastmaster com o artisan ou até mesmo com o programa do Android. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Carneiro, Também acho o artisan um programa mais completo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 o RoastLogger pelo que eu lí está pronto para o Arduino com o MAX. O Artisan não. O programa externo acho que será optativo, minha idéia é usar o RoastLogger para ter uma tela com a curva em tempo real, o controle, depois de estabelecida a curva, quero fazer no Arduino. Isso será necessário pois terei apenas a temperatura do interior do forno e terei que descobrir a relação dessa temperatura com a dos grãos, para assim estabelecer a nova curva. Eu já desisti desse shield mesmo, o vídeo foi só para mostrar as possibilidades. Esse usuário que falou que hoje, depois da experiência dele, acha o TC4 dispensável Semana que vem meu colega vai olhar o programa do TC4, pelo que estou lendo até agora vai ser mole copiar o que nos interessa. Não terá toda funcionalidade por conta dos sensores e portas extras, mas acho que vamos nos virar bem com o Arduino. Hoje achei vários blogs com o Arduino + Silvia, também usando as bibliotecas PID. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 23 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Isso que é bom no arduino: ser modular. Roastmaster então. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Este vídeo é sobre ligar a torrador ao PC, mostra com bastante detalhe. Acabei de rever, não e muito útil, só serve para registrar não controla a torra. Mas lembro que Marcio estava experimentando com isto no Quest ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas