Carneiro Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Basta adaptar o código do TC4 do Arduino, como já pretendem fazer, que funcionará com o Artisan. O "TC4" no Artisan na verdade se comunica com o Arduino pela serial do USB e segue comandos simples, que o Jim implementou no código do Arduino/TC4. Ele espera ao menos 2 leituras (BT e MET ou ET), mas é possível também, no código, escrever a leitura do seu sensor em BT e qualquer coisa fixa na segunda leitura, ou uma temperatura ambiente se comprar um sensor desses simples de umidade e temperatura. Eu usava o Artisan com o TC4 só para gravação, não cheguei a controlar o torrador. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 É verdade Márcio, podemos usar a leitura que quisermos como BT e resolver o problema. O uso do Artisan ou do RoastLogger será opção de cada um, no HomeRoasters o pessoal se divide entre os dois. No fórum do Lab de Garagem o pessoal tem ajudado bastante. Um Engenheiro de Automação da área agrícola está dando muitas dicas e estou confirmando se o Arduino terá portas suficientes para rodar tudo isso, conforme coloquei lá: Sobre as portas, gostaria de confirmação se estou fazendo as contas corretamente. O pessoal se esqueceu das portas que o LCD usa. O LCD do DX precisa de 6 portas, mais 5V e GRD, pelo que eu li até agora, e usa a biblioteca LiquidCrystal. os botões só funcionam um por vez, não tem como fazer multi acionamentos dos mesmos. O Bluetooth precisa de 2 portas? http://i875.photobucket.com/albums/ab314/youkeshu/Z20130115/EE068_4... Cada MAX31855 usa os seguintes pinos: PIN1: GND PIN2: CS, Active-Low Chip Select PIN3: VDD PIN4: SCK, Serial-Clock Input PIN5: SO, Serial-Data Output PIN6: GND Então seria 2 portas também? A placa filha com relés usa duas portas, mas é até dispensável em caso de falta de portas, pois podemos incluir dois interruptores para ligar o motor síncrono que gira o tambor e outro para o ventilador da convecção ou resfriamento. O SSR usa uma porta diretamente do UNO. Por último pensei em adicionar um slot para cartões SD, onde o arduino poderia salvar e ler o log das torras, para uma operação totalmente independente do computador. Aí seriam mais 4 portas? Module connector: V-5V / G-GND / CS-D10(SS) / DI-D11(MOSI) / DO-D12(MISO) / CK-D13; Working voltage: DC 5V /3.3V; Micro SD card: 2G, current: 10uA O leitor de SD pelo que lí usa a interface SPI, isso seria serial? Dessa forma ele poderia compartilhar portas? Se as contas estão certas o total de portas é de 19, mas aí tem ainda a divisão das analógicas e digitais. Se der para usar tudo isso o projeto estará na sua forma ideal: -Dois controles independentes de temperatura; - Dois relés para ligar motores acessórios; - Um SSR para ligar as resistências; - conexão bluetooth para PC e celular - LCD com botões para controle independente - Leitor de SD card para carregamento e salvamento de perfis de torra. O Uno tem 18 portas, estou no limite da honra ainda sem saber a questão das digitais e analógicas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Outra sugestão que tiver por lá é usar SSR para tudo, na linha que o Márcio tinha comentado também. Poderiam ser SSRs menores para ligar os ventiladores e motor síncrono, dessa forma eles seriam acionados diretamente pelo UNO. Eu só tenho uma consideração quanto a voltagem necessária para esse acionamento, se o UNO dá conta de 3 SSRs ao mesmo tempo. O da resistência pode ser de 25A ou 40A, os demais podem ser bem menores. Baratinho no ebay acho que tem de 10A. Acho que o custo de dois de 10A é mesmo da placa com dois relés, então será opção de cada um. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 O professor Mauro que está ajudando sugeriu a leitura desse artigo dele: http://automatobr.blogspot.com.br/2013/05/controle-de-potencia-em-corrente.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 23 Julho 2013 Denunciar Share Postado 23 Julho 2013 Outra alternativa diferente: O autor do Roastmaster colocou uma opção para comunicação via WiFi do SW e um torrador. http://rainfroginc.com/frogpad/index.php?topic=30.msg112#msg112 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Opa Arduino estamos por aqui. Na verdade fiquei com preguiça de ler o tópico todo, mas pelo que vi a coisa tá rolando bem. Em relação a quantidade de entradas e saídas que serão utilizadas eu sempre prefiro utilizar o Arduino Mega que tem muita porta sobrando. Ano passado fiz um controle meia boca para a C-08, tentando controlar a temperatura da caldeira por meio de um relé(controle on-off). Não ficou aquela coisa toda pq a medição da temperatura tava muito ruim. Ia comprar um SSR e modificar para um PID, mas aí outras obrigações... Já venho analisando o bolinha para ver se "automatizo" ele, mas novamente o tempo meu deixa se espaço para "brincar" em casa. Ligar um motor e tentar colocar uma medição de temperatura, com a ideia do outro tópico pode ser que avance um pouco. Se não fosse a grande burocracia do governo federal estaria com uma prototipadora funcionando no lab e seria muito fácil de fazermos quaisquer placas, mas acho que antes do fim do ano é complicado dela aparecer. Prometo que volto a ler o tópico todo e me "interar" mais do projeto. E qualquer coisa, estou indo para Brasilia no começo do mês e podemos tomar uns cafés e discutir um pouco sobre o CDController Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 beleza Pedro, estamos só esperando as primeiras placas chegarem. vou pedir uma Mega também, mas pelas minhas contas a normal vai dar conta. A mega no DX é menos de $20, quem quiser pode pedir logo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Não pensam também em utilizar o arduíno para controlar a bomba ulka e fazer pré-infusão? Seria muito legal um projeto assim. Se conseguissem fazer uma versão "Plug and Play", rsrs, acho que muitos iniciantes gostariam de instalar nas suas máquinas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Não pensam também em utilizar o arduíno para controlar a bomba ulka e fazer pré-infusão? Seria muito legal um projeto assim. Se conseguissem fazer uma versão "Plug and Play", rsrs, acho que muitos iniciantes gostariam de instalar nas suas máquinas. Isso aí já tem para a Silvia, inclusive com listas de peças. Alguns blogs em inglês tratam disso. Os caras monitoram nível da água, pressão e temperaturas. No fórum oficial do Arduino também tem. As peças não são muito baratas. Um sensor de pressão razoável custa uns $30.00 Pessoalmente acho o pid suficiente, mas fazendo com o Arduino temos mais possibilidades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Pode ser só um controle para a bomba, sem medição da pressão. Mas tem que fazer o PWM sincronizado com o zero da onda, então acho que precisa de um SSR aleatório e um sensor que diga ao Arduino quando é o zero da onda senoidal da rede elétrica. O que o Jim tem no site do TC4 serve para isso também, ele fez pensando no controle de exaustor: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Isso, controlar a bomba sem medir a pressão já seria ótimo. Se bem sucedido, não só dá pra fazer pré-infusão como também diminuir um pouco a vazão mais ao final da extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 24 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Lendo o tutorial do Mauro. Muito bom. Algumas duvidas ainda, principalmente, em como fazer um circuito que controle potência para amperagem mais alta (falo de algo entre 20A e 30A). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Julho 2013 Denunciar Share Postado 24 Julho 2013 Use um SSR de 40A com dissipador, mais fácil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 é o que pensei. Tenho bastante dissipador guilherme, se precisar avise. Márcio, esses SSRs chinas supostamente tem um zero cross interno, será que serve? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 Na verdade a questão do controle de exaustor, ventilador ou bomba é quando acionar o SSR, e talvez funcione tanto zero-cross quanto aleatório... Veja a diferença: O problema é fazer o liga/desliga na faixa correta. As resistências não se importam muito com esse "erro" adicionado pelo zero-cross pois elas têm uma inércia grande. Mas um ventilador ou bomba, que funcionam de acordo com a frequência da rede, podem reclamar. Por exemplo, você quer manter 50% da energia fornecida. Se iniciar o SSR fora do zero, ele só ligará a rede no próximo zero, e estará perdendo precisão no controle. Lembro de ter visto um vídeo da dupla da máquina ZPM mostrando o controle de bomba deles e acho que havia esse problema, o controle era impreciso e a bomba "rateava". Com a detecção de zero da rede você pode iniciar sempre o SSR em sincronia. Se o SSR zero-cross responde rápido nesse zero, sem problemas, se ele jogar para o próximo zero, já zoa. Tem que comparar as especificações de ambos e verificar o tempo de resposta etc. Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 No caso de não utilizar o zero-cross acredito que se perde um pouco do controle e alguns ainda recomendam um controle de malha fechada para minimizar os erros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 25 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 Mas, será que colocando um triac mais potente não da para fazer esse controle diretamente? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 Me desculpem o OFF tópic, mas eu fico lendo isso aqui e fico admirado, mas para mim falam grego. Sempre tive vontade de aprender sobre eletro eletrônica. Alguém poderia me indicar alguma leitura, ou algum tipo de curso on-line, para "iniciar" neste "mundo"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 Idem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pedro Ivo Postado 25 Julho 2013 Denunciar Share Postado 25 Julho 2013 Recomendo o Laboratório de Garagem Tem um link logo acima aí, lá tem um curso on-line de Arduino que pode ser um início bom para a área. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 26 Julho 2013 Autor Denunciar Share Postado 26 Julho 2013 Leo, eis a pinagem do arduino uno Santos 12 2.1.4. Pinout Disponível Torna-se importante uma descrição das possibilidades em termos de pinout do Arduino, sendo uma representação esquemática possível para o Arduino Duemilinove a seguinte: Pinos de I/O digitais 14 (6 com Pulse Width Modulation (PWM)) Pinos analógicos 6 Pinos de Ground (GND) 3 Pinos de 5 V 1 Pinos de 3.3 V 1 Pinos de Analog Reference (AREF) 1 Pinos de reset (RESET) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 26 Julho 2013 Denunciar Share Postado 26 Julho 2013 Leo, eis a pinagem do arduino uno Santos 12 2.1.4. Pinout Disponível Torna-se importante uma descrição das possibilidades em termos de pinout do Arduino, sendo uma representação esquemática possível para o Arduino Duemilinove a seguinte: Pinos de I/O digitais 14 (6 com Pulse Width Modulation (PWM)) Pinos analógicos 6 Pinos de Ground (GND) 3 Pinos de 5 V 1 Pinos de 3.3 V 1 Pinos de Analog Reference (AREF) 1 Pinos de reset (RESET) 1 Então, já fiz essa conta com o pessoal do Lab de Garagem e estamos em cima da bucha para fazer tudo com uma Uno. Quem vai querer mais funcionalidade futura teria que partir para uma Mega. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 26 Julho 2013 Denunciar Share Postado 26 Julho 2013 Use I2C... Ao menos pro LCD, já libera vários pinos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 27 Julho 2013 Denunciar Share Postado 27 Julho 2013 O I2C é mais caro que comprar um mega logo de cara. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 27 Julho 2013 Denunciar Share Postado 27 Julho 2013 Hein? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 29 Julho 2013 Denunciar Share Postado 29 Julho 2013 ampliar mais portas através de um I2C é mais caro do que comprar um Arduino Mega, que tem portas sobrando, desde o início. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Julho 2013 Denunciar Share Postado 29 Julho 2013 Uma plaquinha i2c para LCD não é cara, na faixa de 10 dólares. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Klause Postado 29 Julho 2013 Denunciar Share Postado 29 Julho 2013 Estou quase optando em fazer algo com minha raspbery pi que já está comigo. Vai acabar saindo mais barato. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 naquele wiki que passei o link já tem alguma coisa sobre a raspberry pi. Pelo que me lembro dela teria um objetivo multimidia, não sei se tem as portas de entrada e saída como temos no arduino. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Uma plaquinha i2c para LCD não é cara, na faixa de 10 dólares. Uma Uno ou Leonardo Custa entre 12 e 15 dólares, uma Mega custa entre 15 e 20 dólares. Uma mega vai ter portas e espaço para programação suficiente para telas LCD mais elaboradas, multisensores, etc. Vale mais a pena. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas