Klause Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Raspberry pi serve pra qualquer coisa, é um PC que vc pode instalar Linux, o céu é o limite. Pra comunicação com periféricos de baixo nível ele tem o GPIO que dá até para acoplar um arduino shield através de um bridge. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 30 Julho 2013 Denunciar Share Postado 30 Julho 2013 Só deve ter poucos pinos, não? Novamente, i2c é uma boa, ou se apenas tiver SPI, que seja. Gosto da possibilidade que o Arduino Yun trará também, num preço bom. Disponível o Wifi e um SoC parrudinho com Linux para tarefas mais pesadas, já com comunicação com o Atmel. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 31 Julho 2013 Denunciar Share Postado 31 Julho 2013 Isso mesmo. E uma interface XK18y de 44 pinos e protocolo REDBONE V.12 também funfa desde que o programador conheça Assembly padrão 8088 e tenha um transmissor de alta freqüência com impedância reversa e sincronismo HUD H8 trifásico de baixa latencia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Goulart Postado 31 Julho 2013 Denunciar Share Postado 31 Julho 2013 e eu leio: blá blá blá Whiskas sachê... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 31 Julho 2013 Denunciar Share Postado 31 Julho 2013 Hehehe Idem aqui, Bruno. Depois dizem que alemão que é difícil... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 31 Julho 2013 Denunciar Share Postado 31 Julho 2013 Estudei hoje a comunicação serial SPI do Arduino, vai dar para fazer tudo com o Uno sim. Quem quiser duas medições usa dois chips em cascata. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 1 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 1 Agosto 2013 um aviso sobre o adaptador bluetooth para arduino. o Link que eu coloquei uns posts atrás é apenas para a placa que recebe o chip bluetooth, portanto não é uma placa filha completa. recomendo comprar a placa filha completa pois a solda dessa plaquinha é muito delicada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 15 Agosto 2013 Ontem chegou meu shield sensor termopar. Como já tinha me adiantado por aqui e comprado a arduino e o protoboard, hoje montei na placa e testei. O sensor é muito bom. Agora vou partir para a programação do PID, pois os reles ssr vou ligar direto na arduino. Segue o mini video de teste: 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 16 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Seria possível a ligação de mais de um termopar por placa ? Talvez 3 termopares colocadas em posições diferentes do forno e sendo feito uma media deles desse um resultado estatisticamente mais fiel . Existe algo assim ? Seria,viável ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 As posições diferentes são úteis para entender melhor o forno. No caso do tambor girando, acho útil ter uma fora do tambor (forno), dentro do tambor no ar, e dentro no tambor nos grãos. Não é o caso do forno do Guilherme. Ele pode colocar algum sensor mais perto da resistência (não muito perto) para saber quão quente está a fonte de calor. Para mais sensores, o TC4 é ideal. Pena que o Jim não está produzindo ao menos as placas. Eu estou num dilema de como fazer o sensor para a DC Mini, pois queria ao menos 0,5°C de precisão. Esse chip, por exemplo, deve dar 1-2°C. Para torra não faz tanta diferença. O TC4 é bem preciso, mas aí entra outro problema: o termopar pode descalibrar ao longo do tempo, ideal é sempre dar uma verificada (por exemplo em água fervendo). Ler PT100 é um saco... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 O chato, mesmo sendo esforçado, é ser um newbie em programação. Até agora (24h), só consegui fazer o arduino funcionar como um PID comum e, o pior, sem o frontend que permite acrescentar os parâmetros on the fly. Muita frustração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Mas, apossando-me das palavras de leobsb, como sou brasileiro e não desisto nunca, vou continuar dando murro na ponta da faca até ela ficar cega. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Depois de algumas horas de sono, parece que a cabeça começa a funcionar melhor. Consegui fazer o arduino funcionar com o frontend gráfico. Meu próximo passo é programar rampas. Video: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Carneiro, Porque não compra dois shields max31555? Você renomeia a biblioteca de um deles e usa os dois ao mesmo tempo no arduino. Quem sabe num mega? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
albanibr Postado 16 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Guilerme, tentei lhe enviar uma mp, mas não consegui...segue ela.. Olá Guilherme! sou um cervejeiro artesanal e estou pesquisando para automatizar uma parte da produção que é muito trabalhosa... Preciso justamente de um controlador desses ae... Um cervejeiro da austria me mandou um projeto com as informações necessárias... entretanto sei muito pouco (ou quase nada) sobre eletronica... o projeto é esse: http://www.mediafire.com/download/6i78he4c8k5kalt/The_Brauduino.zip e deve ter algo que o ajude no seu projeto... dai pergunto quanto vc cobraria para montar um pra mim! agradeço a atenção e desculpe qualquer coisa! abraço! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2013 Eu queria mais precisão. Agora, procurando, vi essa plaquetinha montada com o MAX31855T: http://www.ebay.com/itm/MAX31855-K-T-R-J-Type-Thermocouple-Module-arduino-compatible-MAX6675-/111133370195 A Maxim não diz qual é a precisão típica do chip, só o erro máximo. Teria que testar... Uma coisa chata em caldeiras de café é que os termopares tendem a descalibrar com o tempo, e 1-2°C podem fazer certa diferença. Mas a vantagem de um termopar bom é que pode ser fino, só a pontinha é que mede a temperatura e portanto responde bem rápido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 17 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 17 Agosto 2013 Pelo que vi, a precisão é de 0,2•C. Mudando de assunto, Hoje adaptei outro programa para fazer o arduinoPID funcionar com rampas pre-programadas, ligando a ventoinha de ar quente/frio no inicio e no final da torra (resfriamento). Próxima etapa, fazer esse programa funcionar com o pidfrontend, que já compilei no processing. Não pude encarar modificar o programa do TC4C, em razão de vários pontos: meu controle não é por potência, mas SSR simples (liga/desliga); o programa foi escrito em cima de quatro sensores, enquanto, por ora, só uso um; o programa é de uma complexidade bem acima da minha capacidade de entendimento de programação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 17 Agosto 2013 0,2°C nem o termopar tem de precisão. O tipo T especial chega a 0,5°C mas a medição é outro problema. O TC4 usa SSR também ligando e desligando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 18 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 18 Agosto 2013 Consegui introduzir as rampas, embora sejam pré-definidas no próprio programa do arduino. Algo a se modificar no futuro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Agosto 2013 Peço ajuda aos navegantes: Meu sketch "stain" está quase pronto e a ligação do arduino está bem simples (o que facilita muito para os newbies como eu). No sketch original, havia cinco rampas predefinidas. Na minha modificação, defino tais rampas via pid_frontend (processing), por meio do parâmetro SETPOINT. O problema que estou enfrentando e que, por ora, não consegui transpor é que, embora eu consiga definir as rampas antes de iniciar o loop, o parâmetro int Tprofile [] = {(a), (, (f), (d), (e)}; // Temperature profile (phase 1, 2, 3, etc) não as está guardando. Não sei o que estou fazendo errado. Portanto, peço ajuda aos navegantes. O link do sketch é: https://docs.google.com/document/d/1-V8xJJAgDPwT3m5YKP0U8bi5l9vbdFPhFzTjKueaHyg/edit?usp=sharing Valeu 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Agosto 2013 Já descobri onde estava o erro no sketch. Corrigi em outro mais simples. Depois vou mexer com esse e repará-lo tb. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 19 Agosto 2013 Corrigi tb no sketch. Ficou show - cinco rampas pre-definiveis. Faltam alguns ajustes, mas já é um ponto de partida. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 21 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 21 Agosto 2013 Ajustes realizados e arduino PID testado. É bem rudimentar, perto daquele que o LEOBSB pretende implementar. Mas, já adianto, é o mais barato e simples que é possível implementar como PID conectado ao computador. De quebra, da para controlar tb uma ventoinha, para ajudar no resfriamento. Nem o shield LCD foi necessário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leo_bsb Postado 28 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 28 Agosto 2013 O chato, mesmo sendo esforçado, é ser um newbie em programação. Até agora (24h), só consegui fazer o arduino funcionar como um PID comum e, o pior, sem o frontend que permite acrescentar os parâmetros on the fly. Muita frustração. Parabéns Guilherme, estou de volta! As minhas peças estão quase todas aqui, exceto o arduino Chegou o motor de 16rpm, em princípio deu conta do recado. Vou tentar montar o forno e funcioná-lo com pid para garantir que torra café e depois vou dar uma olhada na programação. Mas, apossando-me das palavras de leobsb, como sou brasileiro e não desisto nunca, vou continuar dando murro na ponta da faca até ela ficar cega. é nóis. Ajustes realizados e arduino PID testado. É bem rudimentar, perto daquele que o LEOBSB pretende implementar. Mas, já adianto, é o mais barato e simples que é possível implementar como PID conectado ao computador. De quebra, da para controlar tb uma ventoinha, para ajudar no resfriamento. Nem o shield LCD foi necessário. eu não tenho ventoinha mas vou colocar um controle para o motor de girar o tambor. sobre as temperaturas do TC4C, comprei um sensor baratinho para usar do lado de fora e manter duas leituras de temperaturas, que pelo que lí é o mínimo que ele trabalha. Vou começar a ler se sketch e o do TC4C essa semana. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Agosto 2013 O sensor termopar que nós compramos lê duas temperaturas, a da placa e a do termopar. Portanto, será desnecessário vc comprar outro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 28 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 28 Agosto 2013 Depois do meu ultimo post aqui, transformei o meu arduino em OSPID. Ta funcionando que é uma beleza. Umas poucas modificações no codigo do BRETT e voi la. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Setembro 2013 Leo, Seu arduino já chegou? O meu ta parado lá no correio desde o dia 22/8/13 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Setembro 2013 Estive olhando o sketch do tc4 e acho que sem ao menos um dos chips controladores não rola não. As modificações no código teriam que ser bem extensas e com maior profundidade (leia-se aqui conhecimento de programação mais avançado). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 4 Setembro 2013 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2013 Um dos chips controladores? A placa TC4 tem um conversor A/D, MCP3424, um sensor de temperatura local, MCP9800, e uma EEPROM. É necessário ter a temperatura próxima aos conectores dos termopares pois se determina a temperatura na ponta pela diferença entre a ponta e a conexão. Claramente, um chip dedicado como o MAX31855 tem isso internamente (que é chamado de "cold junction compensation"). O que teria que mudar do código do TC4 é apenas como ler a temperatura, ou seja, se vai usar um leitor próprio com outra biblioteca, não precisa incluir a dele feita para o MCP3424 e substitui a leitura de temperatura pelo seu código. Também teria que remover o código que lê ou escreve na EEPROM, exceto se tiver alguma plaquinha com essa EEPROM que usa i2c. Mas isso se quiser aproveitar o que já foi feito lá para PID ou para se comunicar com o Artisan. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 4 Setembro 2013 Autor Denunciar Share Postado 4 Setembro 2013 (editado) o max31855 tem tudo para calcular a temperatura já embutido. É um pouco chatinho em relação à sensibilidade a eletricidade estatica. (editado - falei besteira - vi depois que eu reli). Eu resolvi esse problema isolando completamente o sensor termopar da parte metálica do forno. O problema em relação à leitura de temperatura, é que o código do tc4c, em relação a isso, é um pouco chato, porque envolve várias linhas no sketch relacionadas a forma de cálculo dos dados lidos pelo sensor que vem no tc4 shield. Não se limita a uma pequena alteração (ao menos acho que não). Para mim, que não tenho um conhecimento aprofundado, seria um processo de erros e acertos. Exemplifico: t1 = D_MULT * temps[0]; t2 = D_MULT * temps[1]; void get_samples() // this function talks to the amb sensor and ADC via I2C { int32_t v; float tempC; for( int j = 0; j < NCHAN; j++ ) { // one-shot conversions on both chips adc.nextConversion( j ); // start ADC conversion on channel j amb.nextConversion(); // start ambient sensor conversion delay( MIN_DELAY ); // give the chips time to perform the conversions ftimes[j] = millis(); // record timestamp for RoR calculations amb.readSensor(); // retrieve value from ambient temp register v = adc.readuV(); // retrieve microvolt sample from MCP3424 tempC = tc[j]->Temp_C( 0.001 * v, amb.getAmbC() ); // convert to Celsius if( celsius ) v = round( tempC / D_MULT ); // store results as integers else v = round( C_TO_F( tempC ) / D_MULT ); // store results as integers temps[j] = fT[j].doFilter( v ); // apply digital filtering for display/logging ftemps[j] =fRise[j].doFilter( v ); // heavier filtering for RoR } }; Editado 4 Setembro 2013 por Guilherme Torres Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas