Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Quando consigo acertar o shot realmente esse café fica muito bom, o Vario está sofrendo com a moagem dele, no macro setado em 1 e no micro E, F... se for para errar na regulagem nesse café prefiro que fique subextraído :P

Ontem fiz 3 batchs o primeiro com uma desidratação mais lenta com 6 minutos e uma temperatura mais baixa e depois com temperatura de 230º C até o 1C depois abaixei e finalizei com 15 min, mas ainda não provei.

O segundo também com 15 minutos desidratação 5 minutos em seguida até o 1C a 240º C e depois de uns 2 minutos abaixei a temperatura até a finalização e deixei resfriar pelo Gene mesmo.

A terceira torra foi na pipoqueira que só era 100g e acho que não compensa desgastar o gene com tão pouco café, na pipoqueira o tempo total da torra foi de 8 minutos a uma temperatura de uns 210º C queria esperar o 2C mas estava demorando muito e fiquei com receio de passar demais do ponto.

Ainda não provei nenhuma das torras e meu café da faz. Monte Verde já acabou :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei, provei e...não gostei.

 

O Rafa possivelmente tem razão, esse café se comporta como um grão denso, pede mais calor comparativamente aos cafes brasileiros que venho torrando.

 

Eu avisei que parecia um Hard Bean...

 

Em relação à torra, acredito que deve ser nas médias claras que se perceberá o seu maior potencial.

 

Já fiz 3 torras diferentes dele, vou tomar espresso dele no próximo final de semana.Uma das torras léo foi feita no P2 e levada ao final do primero crack.No final de semana beberei ele.

 

Mas no Clever e na Aerofrenchpress ficou excelente na torra média clara. :)

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que o diferencial na torra deve vir do processo de secagem diferenciado, já que os grãos brasileiros de altitude mais ou menos se assemelham em densidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve pessoal,

 

Acabei de fazer a prova da minha primeira torra do Monte Verde. Torrei ontem umas 18h, então não tem nem 24h de torrado, mas não aguentei esperar :) .

 

Fiz a torra na pipoqueira Mondial, comecei com 110g de grãos verdes.

 

Como sempre, no início da torra vou agitando os grãos com o próprio termômetro, e quando a temperatura chega a 160 ºC passo a ir desligando e ligando a pipoqueira, sempre agitando com o termômetro, de modo a manter a temperatura entre 165 ºC e 160 ºC. Faço isso por 5 minutos.

 

Passados os 5 min, espero a massa de grãos voltar a 160 ºC para re-ligar a pipoqueira, aí não desligo mais. Para esta torra iniciei esta segunda fase com 5:58

Desta fase até o início do 1º crack, não acompanho a temperatura. Ao invés disso, vou ajudando a agitação com o cabo de uma colher de teflon, tentando trazer os grãos de baixo p/ cima, além da movimento de rotação da pipoqueira.

 

O 1º crack começou com 8:35 de torra, ou 2:37 do início da 2ª fase. Daqui pra frente a agitação vai bem sozinha, então paro de auxiliar a agitação, e volto a acompanhar a temperatura. Tento posicionar a ponta do termômetro no centro do tambor e a ~1 cm do fundo.

 

Eu tenho gravado o áudio das torras com um app. p/ android. Desta forma é só eu falar a temperatura, ou qualquer outra informação, que ela está registrada. Só tomo o cuidado de iniciar a torra com 1 min de gravação, pra facilitar a conversão do tempo de gravação p/ tempo de torra. Registrei as seguintes temperaturas:

 

Tempo 2ª fase Temperatura

3:24 210 ºC

3:42 215

3:50 212

4:17 217

4:22 219

4:25 219

4:47 222

4:50 222

 

Encerrei a torra com 5:00 de 2ª fase, ou 10:58 de torra.

 

Resultado (na Aeropress): O café ficou excelente. A característica deste café é mesmo o sabor cítrico, com acidez média/alta, mas equilibrada. O corpo achei médio/baixo, na medida, mas já esperava isso pelo café ser CD.

 

Excepcionalmente não perdi nenhum grão durante a torra :D , então consegui calcular a perda de massa: 15,7 %

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa pessoal,

 

Atendendo a pedidos, lá vão as fotos. Mas já aviso que minhas habilidades como fotógrafo são bem limitadas. A primeira foto é sem flash e a segunda com.

 

i1f0.th.jpg

 

anp5.th.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...