matsuura Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro Receita que usei foi de v60 do não sou barista: 200ml para 14g (click14, 15, 16 ou mais a depender do grão) 50ml até 30s - mais 50ml 30s - finaliza com 100ml Grão utilizado "frutas tropicais" - notas de damasco, pessego e baunilha. A torra era descrita como média clara, mas agora nao tem essa especificação no pacotinho - aqui quero deixar claro que a primeira vez que provei esse café eu amei, tinha umas notas bem cítricas e uma doçura que me lembrava doce de fruta e baunilha mesmo, frescor muito bom e aroma ótimo na xícara Estou passando por uma dor de cabeça aqui, me mandaram um café com torra nova para testar (eu já tinha usado esse grão quando eles torravam como torra média clara e nunca tive problemas), o café tinha sido torrado no mesmo dia e fiz o teste dele nesse dia e depois de 4 dias. O que acontece é que no timemorec3 no click 16 ficou muito duro para moer (tanto que o grão saiu mais grosso no final da moagem), o resultado na xícara foi intragável com o café claro de mais e com uma nota herbál muito forte (meio como um amendoim verde). Como o click 16 já estava impossível de moer eu não consegui afinar a moagem então mudei a temperatura da água (cheguei a usar ela fervendo), aumentei os despejos, fiz um furo na cama do café para tentar distribuir mais a agua na pré infusão, agitei o sistema na pré infusão e nada (todos os resutados foram o mesmo, como se o café não respondesse a nada). *OBS: aqui vale resaltar que não percebi diferenãs significativas no grão torrado no mesmo dia e após 4 dias, a moagem ficou um pouquinho menos dificil e as notas caracteristicas do grão tbm, mas nada que ressaltasse tanto) Nesses testes do primeiro grão que me enviaram a receita passou em uns 5 minutos, isso pq eu cortei a estração e não apresentava nenhum amargor, mas o café era ralo e sem corpo. Mandei mensagem para eles e eles me enviaram o mesmo café com uma torra diferente: Aqui eu consegui moer no click 16 do C3, mas uma extração que passa em no máximo 3 minutos passou em 5 minutos com essa receita. Fiz a receita de 5 despejos do tetsu com o click 22 e com a água a 94º para tentar extrair mais e o café ficou apagado, o tempo de extração foi para 8 minutos, (geralmente nessa receita eu conseguia entre 3 a 4 no máximo) OBS: novamente mesmo com a demora na extração eu não senti presença nenhuma de amargor. o resultado não foi tão ralo quanto no primeiro mas acho que poderia ter mais corpo. Concluindo: o café esta mais "moivel" porem ainda tenho dificuldades, as notas de amendoim verde ainda estão presentes (sinto umas notas estranhas tanto no cheiro do grão quanto no resultado na xícara). eles tem 3 variedades de café, pedi 2 esse frutas tropicais em questão e o moca, os 2 eu senti essa nota de amendoim verde meio herbal. Percebi que o click 22 para esse grão, se parece muito com o resultado do click 15 nos outros grãos que eu utilizo O que quero saber também é se isso é caracteristica de torras claras ou se é algo neste café, pois eu sempre usei café media clara para media. E se tem alguma forma de eu resolver isso Não sei se ficou confuso mas tentei passar todas as informações possíveis, se alguém puder me ajudar eu agradeço, pois tenho receio de estragar até as mós do meu moedor com esse grao duro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roger W. Rocha Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro Amigo, pela sua descrição imagino que essa torra esteja muito clara, e que este sabor de grão cru que percebe seja por isso. (Minha humilde opinião) Já peguei alguns poucos cafés com esse "problema", pra mim um problema pq esse sabor não é nada agradável. Pode ser que seja desejado por algumas pessoas, não sei. E realmente parecia estar moendo pedra. Assim como uma pizza que ficou tempo a menos ou com temperatura mais baixa no forno, pode não assar por completo e deixa aquele sabor de farinha na massa, creio que seja algo parecido com o café. Pode ser questão de paladar? Pode... Enfim, depois que ficou claro pra mim que essa nota era de grão cru, eu cometi o sacrilégio de re-torrar o café (se é que isso existe), fiz vários testes na panela com porção pequena. Resultados foram do melhor extra forte que já tomei , até algo aceitável e interessante (sem aquele sabor de grão cru), mas com certeza longe do potencial daquele grão, ao menos não virou objeto de decoração dentro de um vidro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 11 de Dezembro Autor Denunciar Share Postado 11 de Dezembro 4 horas atrás, Roger W. Rocha disse: Amigo, pela sua descrição imagino que essa torra esteja muito clara, e que este sabor de grão cru que percebe seja por isso. (Minha humilde opinião) Já peguei alguns poucos cafés com esse "problema", pra mim um problema pq esse sabor não é nada agradável. Pode ser que seja desejado por algumas pessoas, não sei. E realmente parecia estar moendo pedra. Assim como uma pizza que ficou tempo a menos ou com temperatura mais baixa no forno, pode não assar por completo e deixa aquele sabor de farinha na massa, creio que seja algo parecido com o café. Pode ser questão de paladar? Pode... Enfim, depois que ficou claro pra mim que essa nota era de grão cru, eu cometi o sacrilégio de re-torrar o café (se é que isso existe), fiz vários testes na panela com porção pequena. Resultados foram do melhor extra forte que já tomei , até algo aceitável e interessante (sem aquele sabor de grão cru), mas com certeza longe do potencial daquele grão, ao menos não virou objeto de decoração dentro de um vidro. vou tentar fazer essa "retorra" rsrsrs. vou tentar salvar esse grão e quando eu for comprar novamente vou comprar outra variedade Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Roger W. Rocha Postado 11 de Dezembro Denunciar Share Postado 11 de Dezembro 29 minutes ago, matsuura said: vou tentar fazer essa "retorra" rsrsrs. vou tentar salvar esse grão e quando eu for comprar novamente vou comprar outra variedade O problema não seria a variedade, mas o ponto de torra. Na torra não pode parar de mexer, segurei a panela inclinada no bico do fogão e fiquei mexendo com uma colher até começar um crack dos grãos... usei um escorredor de macarrão (inox) pra resfriar imediatamente. No micro-ondas tb da certo, mas tem que ficar parando muito pra mexer. Se o grão tiver com muita película ainda, ela queima fácil e dá um amargor. Testa aí e conta como foi! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
matsuura Postado 12 de Dezembro Autor Denunciar Share Postado 12 de Dezembro 16 horas atrás, Roger W. Rocha disse: O problema não seria a variedade, mas o ponto de torra. Na torra não pode parar de mexer, segurei a panela inclinada no bico do fogão e fiquei mexendo com uma colher até começar um crack dos grãos... usei um escorredor de macarrão (inox) pra resfriar imediatamente. No micro-ondas tb da certo, mas tem que ficar parando muito pra mexer. Se o grão tiver com muita película ainda, ela queima fácil e dá um amargor. Testa aí e conta como foi! Fiz aqui e casa, torrei em uma panela mesmo e sempre mexendo na circular. Deixei chegar em um ponto que me pareceu uma torta média clara, esperei o café esfriar e coloquei em uma peneira. a torra estava muito mais bonita do que a original da torrefação, porém provavelmente sem o conhecimento do mestre de torras lá. Outra coisa é que ficou mais aromático, então eu senti umas notas diferentes que me lembrava mais chocolate. esperei esfriar o grão e parti para o melitta mesmo. Usei o click 22 e 20 gramas para 300ml. Usei a receita do Thales mesmo. já na pré infusão eu percebi aquelas borbulhas de café recém torrado, das quais eu não percebi na torra original. na xícara eu percebi um leve amargor, mas o café estava muito mais saboroso do que da torra que veio, tem muito mais corpo aliás. acredito que posso fazer alguns ajustes na receita e na torra talvez. Esse final de semana vou ver se estudo mais essa questão da torra. Mas gostei muito mais do café assim, que me levem a seguinte conclusão: eu não gosto de café de torra clara hahahahahaha E muito obrigado pelas dicas, essa do microondas eu não sabia que tinha como. O grão tinha algumas películas sim, talvez até isso que ressaltou esse amargor na xícara então. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas