Ir para conteúdo

Briel ES150 - Fluxo baixo na extração


Postagens recomendadas

Resolvi criar um tópico específico para a minha máquina. Depois que "restaurei" a máquina que estava com mofo, agora estou em outra fase, que é de tentar tirar um café decente com ela. E vou dizer que está sendo bem difícil...

 

O texto é longo, eu sei, mas pode ser que ajude alguém...

 

Depois de 12 extrações, acho que descobri um caminho novo a seguir. Conforme mencionei no outro tópico, a vazão na extração está muito baixa. Segui a sugestão do Márcio e aumentei a granulometria para aumentar a vazão. Porém, fui até o 8º click do Porlex Mini e mesmo assim o fluxo estava baixo. Hoje fui no Santo Grão da Oscar Freire, a barista Keiko foi super atenciosa, tive uma overdose de cafeína lá e ela me deu algumas dicas. :) Com essa visita, descobri o que meu Porlex está moendo normalmente, ou seja, as tabelas de referência de "clicks" que encontrei por aí estão de acordo com o resultado que tenho obtido. Até então nunca tinha sido apresentado pessoalmente às diferentes granulometrias. :P Para um espresso, preciso ficar na faixa do 3º ou 4º clicks, talvez até o 5º dê certo.

 

Pois bem, já que o problema não era a granulometria, pensei que podia ser a dose. E agora tenho quase certeza que é isso. Estranhamente, me parece que o filtro dessa máquina não deve ser preenchido até o limite máximo. Com 15g, o pó antes da compactação praticamente atingia o volume máximo. Agora resolvi testar com 12g e o fluxo foi realmente melhor. Nas duas quantidades, o bolo depois da extração fica com a marca de que foi comprimido no dispersor de água. Já viram isso? Estou começando a achar que o filtro na verdade é um mini-double (se fosse single, teria que ter uma área pequena com furos, certo?)!!! :o

 

Resolvi tirar umas fotos para mostrar a "super qualidade" do filtro e também ilustrar tudo isso que eu estou falando. As fotos são da extração com 12g de pó. Foram extraídos 31g de líquido em 28s no 4º click do Porlex. Eu devia ter parado antes porque começou a ficar clara a extração, mas tirar foto, controlar o tempo e inspecionar a extração ao mesmo tempo é muito pra mim! Hehe... :P

 

 

Y13755874542463946_1.jpg Y13755874542463946_2.jpg Y13755874542463946_3.jpg Y13755874542463946_4.jpg Y13755874542463946_5.jpg Y13755874542463946_6.jpg Y13755874542463946_7.jpg Y13755874542463946_8.jpg Y13755874542463946_9.jpg Y13755874542463946_10.jpg

 

p.s.: Nenhuma das extrações obtive crema, mesmo com cafés torrados com 3 a 8 dias. Em algumas extrações consegui um ristretto aceitável para o meu paladar de iniciante no início do começo do princípio do barismo amador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ahhhh..... Faltou um detalhe muito importante. Talvez eu esteja sendo injusto com a máquina. Ela só dispõe de filtros pressurizados. O que veio com a máquina é um filtro que não achava que dava certo despressurizar. Então, pedi um despressurizado na Café Fácil, importadora da máquina, e me mandaram outro filtro pressurizado! Porém, de um modelo diferente, que permitia despressurizar tirando o tampo inferior do filtro como em outras máquinas que vi aqui no fórum. Nas fotos abaixo, o filtro da esquerda é o que estou usando, modificado para ficar despressurizado. O da direita é o filtro original, que não consegui extrair líquido nenhum, mesmo deixando o parafuso de regulagem o mais frouxo possível. Estou começando a achar que fui bem burro de achar que esses filtros eram para duplos... Agora estou caçando o Manuel, digo, manual, para ver a orientação com relação a quantidade de pó a ser usado.

 

J13755900352461358_1.jpg J13755900352461358_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-Acho que você apertou demais a válvula de gotejamento do grupo e dessa forma restringe a passagem de água . Deixe mais frouxa e mesas a vazão da bomba sem o porta-filtro .

2- Essa é mais complicada. Existe uma válvula de segurança na maioria dessas maquinas pra expresso . A OPV! Ela determina a pressão máxima exercida pela bomba sobre o bolo de café. Quando a pressão chega ao limite determinado por essa peça o restante da água é reenviada para o reservatório . Talvez a sua esteja regulada a uma pressão muito baixa ! Fiz um tópico sobre a regularem dessa peça em minha maquina . Talvez a sua também possa ser feita !

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1344-regulagem-opv-chef-crema-silver/page__fromsearch__1

Lá existe a forma como fiz para medir a pressão e o gráfico da minha bomba ! A minha é a E5! Acho que deve ser a mesma da sua!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anderson, obrigado pela resposta!

 

1-Acho que você apertou demais a válvula de gotejamento do grupo e dessa forma restringe a passagem de água . Deixe mais frouxa e mesas a vazão da bomba sem o porta-filtro .

 

Quando montei a máquina novamente, percebi que essa válvula anti-retorno e/ou anti-gotejamento estava restringindo o fluxo. O Márcio então me aconselhou a deixar o máximo de vazão possível, e foi o que fiz. Sem a válvula, a vazão é de 100ml por 10s. Com a válvula frouxa ao máximo, a vazão é de 50ml por 10s. Acho que não é esse o problema.

 

2- Essa é mais complicada. Existe uma válvula de segurança na maioria dessas maquinas pra expresso . A OPV! Ela determina a pressão máxima exercida pela bomba sobre o bolo de café. Quando a pressão chega ao limite determinado por essa peça o restante da água é reenviada para o reservatório . Talvez a sua esteja regulada a uma pressão muito baixa ! Fiz um tópico sobre a regularem dessa peça em minha maquina . Talvez a sua também possa ser feita !

http://forum.clubedo...__fromsearch__1

Lá existe a forma como fiz para medir a pressão e o gráfico da minha bomba ! A minha é a E5! Acho que deve ser a mesma da sua!

 

Bem interessante esse tópico! Valeu pela indicação! :)

Minha máquina tem um OPV (chamado de Acquastop). Depois vou estudar sim as informações do seu tópico, mas por enquanto, o problema que eu estou (ou estava) encontrando era de fluxo baixo, e não alto por excesso de pressão.

 

E não estou ficando louco, não. Os filtros que tenho são duplos sim... Encontrei um tópico de um cara na coffegeek.com que tem uma Briel parecida com a minha. Pelo que ele falou, a quantidade de pó utilizada na máquina é menor que o normal!!! Com isso, hoje testei extrações com 10,5g, 11g e 12g! Em todas, o bolo depois da extração continuou a ficar marcado pelo dispersor de água. Acho que agora vou começar a chegar na dose e moagens adequadas para a extração do espresso! Foram 15 extrações até agora, e a esperança de tirar um espresso decente aqui em casa com a Briel está resgatada! :)

 

As últimas extrações ficaram assim:

 

Extraído (g) / Tempo (s) / Pó (g) / Click no Porlex

34,0 / 20 / 10,5 / 4 (blonding muito cedo)

30,0 / 23 / 12,0 / 4 (acho que esse foi o melhor shot até agora)

25,6 / 26 / 11,0 / 3 (não gostei muito desse)

 

(juro que tentei criar uma tabelinha aqui mas não conseguir! :/)

 

Quando eu tiver mais novidades, publico aqui.

Editado por santiago
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda com relação a dosagem do filtro duplo da minha máquina, me ajudem com umas duvidazinhas, por favor...

 

Após compactar o pó, quando se encaixa o portafiltro, o pó não deve tocar no dispersor de água, certo? Refazendo a pergunta: pode-se colocar e retirar o portafiltro no grupo com o pó compactado que ele vai ficar intacto?

 

Estou começando a suspeitar que o dispersor da Briel ocupa muito espaço dentro do filtro. O pó precisa ficar muito baixo. O filtro é de 53mm, e pelo que andei lendo por aí, o filtro é o mesmo das Saeco, Starbucks Barista ou Solis SL70/90. Porém, na Briel me parece que se deve usar menos pó do que se usa nessas outras máquinas, com o mesmo filtro. :(

Alguém tem uma máquina dessas, pode comentar a respeito? Pode colocar uma foto do dispersor, por favor?

 

Z13757564022466216_1.jpg Z13757564022466216_2.jpg

 

Só mais uma dúvida por agora: depois da extração, é normal o bolo ficar com a marca do dispersor nele? Reparem nas fotos do início do tópico, que o aro do dispersor fica marcado no bolo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OPA! Achei uma foto interessante da Saeco Aroma... Se comparar com a tela de dispersão da minha Briel, a da Saeco é chata enquanto que da Briel o aro preto é saliente (isso sim é chato!!!). Acho que isso pode estar atrapalhando a extração por igual do bolo. Prevejo modificações... :huh:

 

7136240473_6b916c4a16.jpg

The shower head por Arne Hulstein, no Flickr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de matar a charada que eu mesmo criei. Hehehe.. :D Estou escrevendo aqui pra talvez ajudar alguém com as mesmas dúvidas que eu. ;)

 

Essa máquina que tenho foi feita para ser usada com pods (sachês) ou com pó em um filtro pressurizado. Por isso, o formato do dispersor (shower head) é côncavo, para acomodar o sachê. Usando pó, o impacto desse desenho importa pouco porque o filtro original é pressurizado.

 

É só olhar esse kit de adaptação para utilização de sachês que encontrei na Seattle Coffee Gear:

cmr467a0020.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EXCELENTE NOTÍCIA! :D

 

Lixei o aro do dispersor para retirar a saliência para sachês (ganhei um calo no dedo) e fiz duas extrações beeeeeem melhores que antes! :)

Dessa vez, consegui colocar 14g de pó no filtro duplo, com grãos torrados Santo Grão e moagens no 3º e 4º clicks do Porlex. Saiu até uma certa quantidade de crema na extração, que depois de um tempinho foi se diluindo... Com relação ao sabor, ficou muito bom para o meu paladar! Já não preciso mais sair de casa para tomar um espresso decente!!! Agora que fiz esses ajustes (o filtro foi despressurizado e o formato do dispersor adequado ao filtro) consigo começar a brincar com as extrações para afinar o sabor do café extraído! Fico imaginando se tivesse filtro e chuveiro decentes e um controlador de temperatura! ^_^

 

Extraído (g) / Tempo (s) / Pó (g) / Click no Porlex

33,4 / 25 / 14,0 / 3

48,3 / 28 / 14,0 / 4

 

 

 

Próximos passos:

- adquirir um filtro duplo decente (acho que esse mesmo que linkei anteriormente)

- fabricar um chuveiro decente (acho que esse ainda está provocando canalização por dispersão mal distribuída)

- transformar o portafiltro em bottomless

- colocar um PID para controle de temperatura (mais pra frente)

 

P1375834271246323_1.jpg P1375834271246323_2.jpg P1375834271246323_3.jpg P1375834271246323_4.jpg

 

 

Abraços,

 

Santiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, valeu por comentar! Pelo menos eu vejo que não estou "falando para as paredes". Hehehe... :rolleyes:

 

Ter uma máquina doméstica não muito difundida complica ainda mais a vida do barista amador, viu... Minha ideia é buscar ajuda e, se possível, também ajudar outras pessoas com a experiência que estou tendo. Apesar que acho difícil alguém ter a mesma "sorte" que eu tive.

 

Por exemplo, se eu fizer uma nova tela para o dispersor de água e tiver um resultado positivo, eu abro um tópico aqui com o assunto.

 

Dica pra quem tem filtro pressurizado regulável, como o da direita de um dos posts acima (li isso durante minha pesquisa em algum lugar que não lembro, acho que foi pelo AndyPanda do CoffeeGeek): guarde-o e utilize-o para limpar/lavar o dispersor fazendo uma extração sem pó nenhum. :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outro site português que tem muita coisa para máquinas Briel: http://pecas.friparque.pt/produtos/subcategoria/131/18/maquina-de-caf/briel

Me parece que têm telas dispersoras e filtros despressurizados, só tem que confirmar quais são compatíveis com a sua máquina. Há algum tempo entrei em contato com eles questionando se enviam para o Brasil e disseram que sim, mas não cheguei a fazer nenhuma compra.

 

Olhando a última foto do bolo após a extração, tive a impressão (pode ser só impressão) de que a moagem está um pouco grossa demais para utilizar filtro sem pressurização, não? Já tentou afinar um pouco e, se necessário, diminuir a dosagem para ver como fica? Qual café está usando?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Bernardo! Eu não sabia que tinha modelo de dispersor original para filtro despressurizado, achei que só tivesse esse modelo da minha máquina!

 

E obrigado aos dois pela indicação de lojas de peças. Já consegui comprar algumas peças com a Café Fácil anteriormente. Vou tentar encontrar o dispersor primeiro com eles. O filtro despressurizado eu sei que eles não tem, mas acho que vou acabar comprar da Seattle Coffee Gear porque tenho um amigo que pode ser que traga para mim.

 

Olhando a última foto do bolo após a extração, tive a impressão (pode ser só impressão) de que a moagem está um pouco grossa demais para utilizar filtro sem pressurização, não? Já tentou afinar um pouco e, se necessário, diminuir a dosagem para ver como fica? Qual café está usando?

 

Então, essa foto é com a moagem no click 4 do Porlex, que é fina... Acho que é impressão sua, mesmo, porque está de acordo com o que vi no Santo Grão, onde comprei esse grão que usei nessa extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Comprei o dispersor para pó e também comprei o filtro duplo e o simples da SCG. Gostei bastante da qualidade desses filtros. Comparados ao original que eu despressurizei, a qualidade é bem melhor e há muito mais furos...

Achei que ia colocar o dispersor novo e "ir pra galera", mas.... Sempre tem um "mas". Parece que o café que estou tirando agora está pior que com a configuração anterior!

Tá difícil pensar numa solução. Os palpites do Anderson agora estão fazendo sentido para mim. Estou começando a achar que o problema agora está na regulagem da pressão no bolo. A OPV dessa máquina não é regulável, é fixo. Baseado num

, retirei o OPV da máquina e tentei uma extração: 60ml em 9s!!! Acho que não deu muito certo... :blink:

Ainda não entrou na minha cabeça como funciona a vazão e a pressão... A bomba consegue atingir 9 bar com uma vazão de ~260ml/min, ou seja, 130ml em 30s. Mas um espresso deve ser extraído em ~30s com 60ml para o duplo, por exemplo. Aí que a conta não bate. Só com o OPV jogando o excesso de vazão de volta para o reservatório essa conta fecha. É isso mesmo? Onde encontro um OPV para a ULKA E5 (EP5, no caso, mas acho que é igual)?

p.s.: Só pra constar, a foto do dispersor novo em comparação com o anterior.

CfR0zYil.jpg

7gWmbESl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Boa noite, também tenho uma Briel ES150 e o meu café sai muito aguado.

Procurando em sites italiano para fazer um legitimo espresso achei a regra dos 25 segundos, ou seja com 25 segundos de extração devo ter na xícara 25 ml de cafe.

 

Comprei café moído no Grassy Spazio Caffé (não tenho moedor em casa) e obtive o seguinte resultado:

com 25 segundos de extração tive 80 ml de bebida.

 

Também tentei com o filtro pressurizado vazio sem café, tive 130 ml de agua;

E direto sem filtro com 25 segundos saíram 160 ml de agua (cerca de 60ml com 10 segundos).

 

A minha duvida é: preciso somente de uma moagem mais fina para chegar nos 25 ml com 25 segundos?

Ou ou fluxo da maquina está muito alto e devo ajustar algo, por exemplo apertando a válvula de não retorno?

Atualmente a regulagem da maquina é original de fabrica.

 

Obrigado! Aliás... Grazie!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...