Ir para conteúdo

Maquina Italian Coffee - apenas 3 bar de pressão ? problema nas cabeças e upgrade paea e61

Quinho

Postagens recomendadas

Olá pessoal, parabéns pelo fórum.

Estou abrindo uma cafeteria e gostaria de algumas informações. Comprei uma Italian Coffee Elite LX usada de 2 grupos. Bem usada. Estou revisando ela, limpando, desamassando quase todas as chapas, etc.

Gostaria de perguntar algumas coisas:

1. Onde eu conseguiria o manual dela ou de alguma parecida ? Estou tentando contato com a Italian Coffee mas aparentemente não vai ser muito fácil. De cara o Email no site está errado ! E não havia links para downloads.

2. Ví q o mostrador só vai até 3 bar, ele está conectado direto na caldeira, não deveria ser mais ? Se estou correto o ideal seria algo acima de 9 bars.

3. Alguém conhece essa cabeça ? Ela seria equivalente à E61 ? Se não for, é plausível fazer um upgrade ? Ela usa portafiltro de 58 mm (se estou correto, o mesmo da E61).

4. É uma boa máquina para uso comercial ?

Aproveito para deixar uma dica. Eu consegui mais ou menos entender como ela funciona, ativar a bomba, aquecer caldeira, etc. Estava saindo vapor das mangueirinhas de inox do lado e tb água do cano rígido. Mas não saia uma gota de água das cabeças. O problema é que os parafusos que assinalei estavam entupidos (seria uma camara de pre-infusão ?). Após desmonta-los e desentupir (estava bem difícil desentupir, acho que a máquina realmente ficou alguns anos parada) os grupos funcionaram.

IMG_20250126_130426_402.jpg

IMG_20250126_130925_286.jpg

IMG_20250126_160449_873.jpg

IMG_20250126_131037_215.jpg

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Quinho disse:

Olá pessoal, parabéns pelo fórum.

Estou abrindo uma cafeteria e gostaria de algumas informações. Comprei uma Italian Coffee Elite LX usada de 2 grupos. Bem usada. Estou revisando ela, limpando, desamassando quase todas as chapas, etc.

Gostaria de perguntar algumas coisas:

1. Onde eu conseguiria o manual dela ou de alguma parecida ? Estou tentando contato com a Italian Coffee mas aparentemente não vai ser muito fácil. De cara o Email no site está errado ! E não havia links para downloads.

2. Ví q o mostrador só vai até 3 bar, ele está conectado direto na caldeira, não deveria ser mais ? Se estou correto o ideal seria algo acima de 9 bars.

3. Alguém conhece essa cabeça ? Ela seria equivalente à E61 ? Se não for, é plausível fazer um upgrade ? Ela usa portafiltro de 58 mm (se estou correto, o mesmo da E61).

4. É uma boa máquina para uso comercial ?

Aproveito para deixar uma dica. Eu consegui mais ou menos entender como ela funciona, ativar a bomba, aquecer caldeira, etc. Estava saindo vapor das mangueirinhas de inox do lado e tb água do cano rígido. Mas não saia uma gota de água das cabeças. O problema é que os parafusos que assinalei estavam entupidos (seria uma camara de pre-infusão ?). Após desmonta-los e desentupir (estava bem difícil desentupir, acho que a máquina realmente ficou alguns anos parada) os grupos funcionaram.

IMG_20250126_130426_402.jpg

IMG_20250126_130925_286.jpg

IMG_20250126_160449_873.jpg

IMG_20250126_131037_215.jpg

Fala @Quinhotudo em ordem?

Amigo, fica tranquilo esse manômetro mede a pressão da caldeira e não da extração, ele serve pra você controlar a temperatura que irá manter a água na caldeira, quanto maior a pressão significa que a água está mais quente na caldeira, acho que um bom valor seria em torno de 1,7bar, mais que isso começa a ficar muito forte, lembrando que a caldeira é quase uma panela de pressão jovem.

Sobre não estar saindo água do grupo, realmente é bom fazer uma boa limpeza, talvez uma descalcificação na caldeira também seja recomendado, principalmente se a máquina ficou muito tempo sem uso.

Se não estou enganado o portafiltro é 57mm ponto alguma coisa, quase 58mm, a máquina é excelente, um tanque de guerra, pode usar de boa comercialmente que a máquina aguenta muita porrada.

Sobre o modelo, até onde eu sabia, a Elite já vinha com grupo E61, agora não lembro se era a Elite ou a Royal, mas pelo visto esta está com controle volumétrico de dose, aí não usa E61, mas isso é o de menos, a máquina tem uma excelente estabilidade, pode ficar tranquilo, que o grupo não influencia em nada, a gente tem uma Torino, de dois grupos também, está com o mesmo controle volumétrico da sua pela foto, o grupo deve ser o mesmo, pode ficar tranquilo com a estabilidade térmica, que a máquina demora muito pra esfriar.

É bom fazer uma revisão sim, pra ver se não vai precisar substituir nada, essas máquinas geralmente tem mais de 30 anos fácil, então é bom fazer uma descalcificação, dar uma revisada na bomba, substituir as vedações, e coisas do tipo, o telefone que você ligou foi esse: (11) 3113-2300?

Eles tem um whatsapp também, as vezes demora um pouco pra responder, mas eles respondem sim.

Link para o comentário

Marcão, muito obg pelo seu tempo de dedicação ! Mesmo com perguntas tão triviais - que, acredito, devem ter sido feitas dezenas de vezes.

A dica da pressão/temperatura ajudou pra caramba ! Obg ! Estou faznedo alguns café e ajustando aos poucos. A questão do entupimento era esse parafuso que marquei em verde, limpando ele deu tudo certo. Quer dizer, isso se não montei errado o parafuso, mas pelo menos está saindo café.

No fim acabei aprendendo a mexer na máquina por conta própria. Eu tenho algumas outras máquinas como a Espressione retrô e a Tramontina/Breville que, apesar de diferentes usam coincietos parecidos.

• Curtir 1
Link para o comentário