-
Total de itens
544 -
Registro em
-
Última visita
-
Days Won
39
Tudo que Marcão postou
-
Opa maravilha, ainda não desativei, vou tentar desativar pra ver como fica.
-
Salve @Mardenmb, tudo bem? Amigo, acho que deve ser só uma coisa da minha cabeça mesmo, sobre o que perguntou vamos lá: Flush -> Exatamente isso, deixar a água sair sem o portafiltro Modo -> A minha está no modo café também, e a temperatura está no modo I (torra média) Sobre o tempo, no dia ficou cerca de 1 hora +/-, eu tirei meu espresso, e uma meia hora depois fiz o capuccino, depois do capuccino que percebi, já fiz essa rotina n vezes antes com o outro grão e não tinha acontecido ainda. Foi a primeira vez que aconteceu comigo de fazer o flush e sair todo o fluxo de água em funil concentrado no meio com vapor (o tal do "superaquecimento" que o povo fala), até este dia sempre o fluxo saía distribuído por todo o chuveiro e sem vapor, não medi com termômetro, foi tudo no visual mesmo, na minha Minibar sempre acontecia isso, era só dar um leve flush até a luz da resistência acender e tirar o shot em seguida, na VFA Torino também mesma coisa, então já to que meio acostumado e não vejo isso como problema, pelo contrário acho uma característica boa da máquina. O que pensei na hora foi, será que chegou minha vez? rsrs Aí parei pra analisar, só por curiosidade mesmo, a única coisa que tinha mudado foi o grão, o que estava usando antes me permitia uma moagem mais grossa, já o grão novo pedia uma moagem mais fina. Liguei várias vezes depois e não aconteceu denovo, mas percebi que o fluxo concentrava um pouco mais do que antes de mudar o grão, por isso pensei que talvez o café novo, numa moagem mais fina pudesse ter "sujado" o chuveiro por dentro e criado uma restrição ligeiramente maior, e na minha cabeça veia a ideia de que com maior restrição e o grupo bem aquecido, a água teria um pouquinho mais de tempo pra esquentar, mas não medi nada, foi tudo no visual mesmo. Resumindo a história, eu já fiz alguns backflushes pra limpar, e não percebi de novo, pode ter sido alguma coisa pontual mesmo, pensei de relatar aqui pra ver se alguém podia dar uma luz sobre o assunto. Também estou gostando demais da máquina, era meu sonho de consumo, não me arrependo em nada de ter pego ela, pelo contrário, só alegria, eu pessoalmente gosto bastante do funcionamento das HXs de forma geral, na época que fui pegar ela, tinha a opção de pegar uma Bezerra Dual Boiler por um valor parecido, acabei preferindo uma HX como a Mara justamente por causa dessa ligeira variação de temperatura, pra mim é o que faz o hobby ser mais divertido, não deixar tudo automático, dentro da metodologia dos 5M´s, a "mano", é a parte que eu acho mais importante da bebida.
-
Amigos cafeinados, ontem pela primeira vez aconteceu comigo a necessidade de fazer o flush com a Mara X, e depois de um tempo usando ela direto estou com uma suspeita sobre o porque aconteceu, não sei se é uma bobeira da minha cabeça ou se pode ter algum fundamento. Ontem tirei meu espresso, e deixei a máquina ligada mais um tempinho pra fazer um capuccino pra minha esposa, e após o capuccino na hora de limpar o chuveiro aconteceu aquele flush com água mais quente e vapor, quando aconteceu percebi que o fluxo da água mudou um pouco em relação a algumas semanas atrás quando comecei a usar a máquina e é aqui que começou minha suspeita. O fluxo mais quente fica concentrado no meio, com vapor junto, mas nas demais semanas mesmo após a máquina ficar ligada por um período longo e tirar capuccino, percebia que o fluxo estava saindo distribuído pelo chuveiro todo, foi quando lembrei que tinha mudado o café que estava usando por um que fazia moagem mais fina, as configurações da máquina estavam iguais: configuração para café no nível I (94º), preferência para o café ao invés do vapor. Geralmente eu limpo o chuveiro fazendo um flush, e passo um pano de microfibra no dia a dia após o flush, aí uma vez na semana faço o backflush com o filtro cego umas 4 a 5 vezes, porém como estou sem cafisa, fiz só com água normal. Depois de ver alguns relatos sobre o "superaquecimento" da Mara, pelo menos os que li, o cenário era mais ou menos igual ao meu, ou seja, no início do uso da máquina não acontecia, aí depois de um tempo começava a ocorrer. Como a máquina é construída com 2 sensores, sendo um dentro do HX, e a programação é feita pra considerar ambos, e este "superaquecimento" só aconteceu depois de um tempo usando a máquina diariamente (no meu caso quase um mês), estou suspeitando que na realidade o problema pode acontecer porque com o uso frequente, sem uma limpeza mais rígida com cafisa, ou remover o chuveiro para limpar por dentro, talvez o que pode influenciar, é que os óleos de café estão acumulando na parte interna do chuveiro, com isso o fluxo ao invés de distribuir, concentra mais no meio, e encontra um pouco mais de restrição na saída, e devido ao calor acumulado no grupo a água pode aquecer um pouco mais ali mesmo no grupo, do que dentro da caldeira. O que estou considerando também, é que mesmo "fria" o fluxo está concentrando no meio do chuveiro após um tempo de uso, percebi isso principalmente após mudar o café para um fazia moagem mais fina, como ainda não fiz uma limpeza mais profunda com cafisa ou removi o chuveiro pra limpar por dentro não tenho base nenhuma pra saber se isso é só fonte "arial black", rsrs da minha cabeça ou se tem algum fundamento, em todo caso, achei bom compartilhar pra quem mais tiver a máquina ou um outro modelo de HX, a gente possa testar e ver se tem algum fundamento, ou se não tem relação nenhuma e assim descartar a hipótese.
-
opa vlw @regisassao não é sempre que vaza, acontece mais quando a torneira está próximo ao máximo de abertura, aí desce algumas gotinhas pelo manômetro, vou deixar pra um dia que tiver de boas até porque não é algo que atrapalhe a extração, é mais estético mesmo, eu peguei pela WLL, e já veio instalado, eles mandaram 2 opções de torneira, uma maior que acredito ser a original do kit da Lelit, e uma menor que permite rotacionar 360 sem pegar na máquina, que é uma versão melhorada que desenvolveram, ela veio com esta instalada, funciona bem, só preciso acostumar com a posição para começar a extração e até onde ir durante, mas é questão de treino mesmo.
-
Fiz alguns testes com o controle de fluxo, e percebi que ela não mata a pré-infusão original da máquina, ela só restringe ou abre o fluxo direto na saída do grupo, estou apanhando um pouco pra acostumar a posição ideal da torneira pra iniciar a extração e até quando subir, ela responde bem rápido ainda to apanhando, porque agora além da moagem, tem a torneira pra controlar o fluxo da extração. Só percebi que dependendo da posição da torneira se o fluxo for muito aberto, as vezes vaza umas gotinhas no manômetro do grupo durante a extração, não sei se isso é algo que dá pra resolver com teflon, ou se é assim mesmo.
-
Aê galera, acabei de entrar para o grupo! A máquina é linda, já comprei com o pressure profile instalado pela WLL, estou começando a testar a máquina até agora não tive nenhum problema de superaquecimento, a máquina é muito competente do gerenciamento de temperatura, tento em torras claras como escuras, já teste com vários espressos seguidos, testei deixando ela ligada mais de uma hora pra ver se ia sobreaquecer mas não tive problema nenhum, não precisei fazer nenhum flush por causa do trocador de calor, ela trabalha com dois sensores de temperatura pra controlar, pelo menos comigo funciona perfeitamente. Outra coisa é a vaporização, é uma maria fumaça, e muito seca, eu costumo usar leite desnatado por recomendação médica, e mesmo com o desnatado o leite fica muito sedoso e com a textura ótima pra latte. Aí tá o dia que eu e meu filhão fizemos o unboxing da nossa garotona, que dia memorável! Quem mais tiver a máquina vamos trocar figurinhas aí, to muito animado.
-
Pesquisa academica Mestrado UFMG - Habitos de consumo de café
Marcão respondeu ao tópico de Wayne Vinicius em Quando o Assunto é Café!
Respondido amigo, boa dissertação!- 3 respostas
-
Utilizar cafeteira expresso para café coado, é possível?
Marcão respondeu ao tópico de TiagoBisoto em Máquinas de Expresso
Amigo, em teoria qq máquina serve, é só você usar a saída de água quente e jogar no melitão que sai coado ;D -
Amigos cafeinados, chegou a hora de me despedir desta pequena guerreira que me acompanhou por 5 belos anos, só me dando alegrias. A máquina dispensa apresentações para aqueles que conhecem, mas para quem ainda não conhece vai uma breve descrição: - Caldeira em latão capacidade de 300ml excelente estabilidade térmica bem maior que da Gaggia Classic, é equivalente a Silvia para quem conhece, fiz a descalcificação e limpeza completa da caldeira, troca da resistência e troca dos termostatos direto com a Fiamma, aqui em São Paulo, está em excelente estado devido ao cuidado que eles tiveram com a máquina durante a manutenção. Quem conhece a máquina sabe que é um tanque de guerra com mais de trinta anos, é muito difícil encontrar a venda uma máquina com esta qualidade no estado que estou vendendo. - 3 Portafiltros profissionais, todos comprados direto com a Fiamma: single e double spot + um naked todos em aço inox e cabos de excelente qualidade igual de máquinas profissionais, não tem nada do Aliexpress, é tudo original comprado direto com o fabricante. - Acompanha 2 filtros: um single original da Fiamma e um double de precisão 3hBomber DEX + o puckscreen. - Vareta de vapor que troquei pessoalmente, substitui a original que apenas girava para os lados e tinha um perfil mais curto por uma vareta profissional longa com articulação 360º e ponteira com quatro furos, envio a original caso o comprador não se adapte é possível reverter. - Válvula OPV Fluid-O-Tech em latão com ajuste via parafuso, comprada diretamente com a Fiamma, fiz a instalação e ajuste, é possível variar entre 6 e 15 BAR pelo parafuso da válvula, deixei próxima de 9BAR. - Quando comprei a máquina ainda troquei a bomba Ulka por uma nova EX5 com cano de saída em latão igual os modelos que vem nas prosumers que usam bomba vibratória, a Minibar tem um sistema onde a bomba é montada sobre uma estrutura em borracha que torna o acionamento bem mais silencioso que a maioria das máquinas com bomba vibratória, isso fica bem destacado principalmente durante uma extração, no vídeo dá pra perceber a diferença quando aproxima a câmera o som da bomba aumenta, mas quando afasta pra distância que normalmente quem está extraindo fica, é o barulho que faz. - Também troquei as vedações, o chuveiro, e a proteção contra respingos no escoamento da válvula solenoide, é uma tampa que vai na bandeja de escoamento da máquina (outro item que máquinas usadas costumam vir faltando). Resumindo, é uma máquina muito confiável e parruda (por isso continua funcionando como nova mesmo depois de 30 anos), toda em aço inox, a única coisa de plástico que tem são os botões e a válvula do vapor, como se trata de uma máquina antiga muita gente vende por um preço ligeiramente menor para o comprador arcar com as manutenções que costumam ser bem caras, no meu caso fiz todas as manutenções direto com o fabricante para garantir a qualidade, e o comprador já vai levar a máquina pronta pra uso, por isso estou pedindo um pouco mais que as versões com manutenções por fazer. Abaixo um vídeo de extração nela que fiz hoje pela manhã: Segue o anúncio: https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/cafeteira-espresso-fiamma-minibar-1488758429? Abaixo, uma foto mostrando o estado da caldeira após a limpeza feita na Fiamma.
-
Aê amigos, estava curiando pelo CoffeeLab e fiquei sabendo de uma novidade bem bacana pra gente poder experimentar essas máquinas prosumer antes de mergulhar milhares de reais de uma vez na compra de uma. O Apê é um clube de assinatura de máquina de espresso que inclui moinho e alguns cafés bem pontuados pra uso. Acabei de ver a novidade, ainda não sei bem como funciona, mas parece que tem planos a partir de R$ 798 que já inclui além dos equipamentos também a manutenção adequada, se alguém tiver interesse o site é esse: https://apecoffee.com.br/assinatura-ape/p Com certeza pra quem pensa em ficar muito tempo com a máquina vale mais a pena comprar, mas pra quem gostaria de experimentar uma máquina top sem arcar com o custo de uma vez só achei a ideia bem interessante. Se alguém tiver uma experiencia conta pra gente o que achou da ideia.
-
Opa amigo, se eu fosse você pegaria logo uma máquina ou moinho melhor que não achamos por aqui.
-
Amigo, tive problema com ansiedade mas não foi por causa do café, em todo caso, o que ajuda mesmo é um equilíbrio, tentar medir o quanto está tomando, e o horário também, hoje eu tomo 2 vezes no dia, uma xícara de espresso pela manhã e um coado a tarde, está tranquilo a dose pra mim, agora se tomar mais a noite sei que pode atrapalhar um pouco o sono, então prefiro deixar pro outro dia. Sobre o café, acho que o ideal é você medir o quanto está consumindo primeiro, se for uma dose ok, precisa ver se a ansiedade não está vindo de outro lado, agora se estiver passando um pouco a dose, aí o jeito é diminuir mesmo, mas pra diminuir primeiro precisa encontrar o que seria uma dose ok pra você.
-
VENDIDO, moderador, por gentileza pode encerrar o tópico
-
Bom dia amigo, tem uma baita diferença entre esse japones e o da Carmomaq. O torrador da Carmomaq é um torrador mesmo, com motor, refriamento, controle de temperatura, de fato um equipamento feito para torra, já esse modelo japonês, é uma gambiarra, que você mesmo tem que girar na mão o tambor, você acende um fogo abaixo e não tem controle algum além do visual mesmo, pelo valor que está no site em conversão para reais tá dando quase 3k, na minha humilde opinião não vale a pena, se você quiser eu torrador mesmo eu iria na Carmomaq, agora se não quiser gastar muito e ter um controle bem melhor que esse japonês, tentaria conseguir um forninho no nosso amigo Beto aqui do forum, ele adaptou uma airfryer, nós chegamos a comprar uma unidade funciona muito bem, tem motor que gira o tambor, tem resistencia, e tem um uso bem mais fácil que esse japonês, fora que o valor é bem menor, mas não sei se ainda está produzindo. Se não quiser gastar muito uma opção é a pipoqueira, foi o ponto de entrada pra muitos de nós aqui do forum amigo, você consegue bons resultados gastando menos de 200 reais. Outra opção, é nosso tradicional torrador bolinha, é manual, você esquenta direto no fogão, e é barato também, o único problema são as casquinhas.
-
Neste caso, talvez uma máquina de vendding deve servir melhor mesmo, se quiser uma que tem um bom apego, tem a da Nestlè que tem algumas bebidas da marca como o cappuccino de alpino, o chocolate nescau que costuma chamar atenção de quem é leigo em cafés, e é relativamente simples de operar.
-
Bom dia amigo, minha sugestão quanto a máquina é procurar um aluguel no início, conforme as coisas andarem aí sim dá pra pensar em adquirir. Pra aluguel tem várias opções dependendo da sua cidade, a gente trabalhou com a Italian Coffee, eles tem algumas opções de máquinas profissionais, como a VFA, Casadio, La Cimbali, todas são excelentes, além da Italian Coffee, existem outras empresas que alugam, como a Gran Coffee a Fiamma e outras, vale a pena cotar em mais de uma, mas acho que pra começar, o aluguel é melhor porque o custo de comprar uma máquina no início mesmo talvez pese um pouco no orçamento inicial.
-
Qual portafiltro serve na FIAMMA MINI BAR?
Marcão respondeu ao tópico de Bruno Silvia em Máquinas de Expresso
Tmj amigo, é um pouco mais caro que no Ali, mas é menos dor de cabeça. -
Qual portafiltro serve na FIAMMA MINI BAR?
Marcão respondeu ao tópico de Bruno Silvia em Máquinas de Expresso
-
Qual portafiltro serve na FIAMMA MINI BAR?
Marcão respondeu ao tópico de Bruno Silvia em Máquinas de Expresso
Se fosse você ligaria direto pra Fiamma, é mais certeza, já comprei três com o Thiago, um single, um double e um naked, é um pouco mais caro, mas é certeza que vai servir. Sobre o da SE50, é bem diferente, nem perde tempo amigo. A aba do portafiltro da Minibar é na diagonal, os da VFA Italian Coffee também são, mas a grossura da aba da Minibar é mais fina que o da VFA, uma gambiarra seria lixar a aba, mas não fica bom, quando comprei a minha veio com um assim, não serve direito, o ideal é pegar o modelo certo mesmo, foi o que fiz, comprei direto da Fiamma aí serviu certinho, fora que o padrão do porta filtro deles é profissional, de muito boa qualidade, é bem diferente dos que vendem no Ali. -
Te recomendo ligar na Fiamma do Brasil direto (vulga Café, cozinha & cia), fale com o Thiago.
- 1.377 respostas
-
- 1
-
-
- Semi profissional
- Máquina
- (e 2 mais)
-
Qual portafiltro serve na FIAMMA MINI BAR?
Marcão respondeu ao tópico de Bruno Silvia em Máquinas de Expresso
Isso 58mm com orelhas na diagonal, mas a orelha é um pouco mais fina, então se comprar com orelha maior não entra, o meu, eu pedi direto na Fiamma, é um pouco mais caro que os do Aliexpress, mas é certeza que serve direitinho. Todavia, se quiser arriscar, ouvi falar que o da Astoria e da Bezzera serve, mas não tenho certeza. O da SE50 com certeza não serve. -
Amigos cafeinados, estou desapegando do meu querido moinho Tramontina Breville, é um moinho com mós cônicas, muito bom para espresso, mas também serve para métodos coados, tem 60 níveis de regulagem no display além de regulagem direto na mó para ajuste fino. O moinho está em ótimo estado estou anunciando pelo OLX, estou em SP capital, também aceito retirada em mãos caso o comprador for daqui e quiser ver o moinho funcionando primeiro. O anuncio está em: https://sp.olx.com.br/sao-paulo-e-regiao/eletro/eletroportateis-para-cozinha-e-limpeza/moinho-de-cafe-tramontina-breville-1463276920?utm_medium=shared_link&utm_source=direct Valor: R$ 1.100,00 Seguem fotos reais, a última tem café nas mós porque é meu moinho de uso pessoal, mas obviamente irá limpo caso vendido, pode ficar tranquilo, rsrs.
-
legal @barthurolembra um pouco a maneira como funciona na Nanopresso deles também, e como fica a qualidade da bebida despressurizada, dá pra comparar com uma máquina de mesa?
-
top jovem, saberia dizer qual a medida do portafiltro dela? Será que é fácil de encontrar filtro despressurizado pra ela?
-
Gaggia Classic E24 - Pequena cafeteria
Marcão respondeu ao tópico de maxamorim em Máquinas de Expresso
Amigo, a Gaggia é uma máquina pra uso doméstico, na minha opinião não foi feita pra aguentar o tranco de uma cafeteria, concordo com o @TOMCAF em relação ao aluguel, você pode pegar uma máquina apropriada pro dia a dia de um comércio sem precisar comprar uma.