Ir para conteúdo

Lucas Leão

Senior Members
  • Total de itens

    22
  • Registro em

  • Última visita

Profile Information

  • Equipamento
    Bravito, ZP6 Special, Koar, April, ARAM

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Lucas Leão's Achievements

Contributor

Contributor (5/14)

  • One Year In
  • Collaborator
  • One Month Later
  • Week One Done
  • Dedicated

Recent Badges

15

Reputação

  1. Fala pessoal. Tive uma dúvida e gostaria de opiniões sobre, e caso alguém fez mais testes. Para quem usa Tamper com regulagem da força por mola, qual vocês usam? Estou utilizando a mola normal no Tamper do Bravo. Veio dois mais pesados, ainda devo testar com eles, mas gostaria da opinião de quem já tem mais experiência em relação a isso.
  2. Fiz essa pergunta semana passada pro Gilberto. Inclusive já estou em mãos o 53,2mm e funciona tranquilamente.
  3. Com o medidor entupido, o Focus indicava que a 1v não tinha pressão. O mesmo ocorreu até chegar a 0,4v. Nos primeiros vídeos que postei mostra a velocidade que eu fazia vs o quanto apresentava, que era mal um 2 bar. Normalizou assim que tirei o excesso de graxa, indo para uma moagem 1,04v. Agora as extrações estão muito boas para o grão que estou usando. O Focus tem apresentado funcionar tranquilamente agora. Inclusive, só relatando caso alguém leia. Como resolvi meu problema, atualizei a ARAM a isso mas com o intuito de informarem ao atelier sobre o problema do excesso de graxa entupindo o Focus. Recebi o feedback hoje que repassaram já para o Maycom ARAM, e que vão ficar atentos. Torcer que os novos ARAM que forem enviados não tenham mais esse problema. Em relação a graxa, @Thomas B. de Santana, não passei uma nova, mas devo usar a Molykote Dc 111 mesmo. É caro, mas pelo relatos, parece que dura bastante os tubinhos. (ESPERO eu que umas 100g dure uns 3 anos.)
  4. Em relação a 9 bar, eu tbm tento não forçar. Depois que removi o excesso de graxa, o uso dele não só melhorou bastante, como a moagem e o giro ficou bem mais suave. O perfil de extração que chego no máximo em 6 bar. Não senti dificuldade de chegar em 9 bar, mas você sente sim ser mais pesado em girar. Em relação a resultado na xícara, agora com ajustes e conversando com uns baristas da região, o espresso tem sido realmente maravilhoso. Com a moagem a 1,04v no Bravito, escaldando 3 vezes e um perfil de pressão a 22g, está saindo bem saboroso, bem presente, com uma finalização prolongada de sensorial de cacau com o grão que tenho aqui. Depois da limpeza do medidor, ficou bem mais fácil fazer a regulagem da moagem. Em relação ao produto, nada a reclamar, bastante surpreso com o que ele entrega. Inclusive, o workflow no papel parece exaustivo, mas no dia a dia, dá para escaldar tranquilo 3x enquanto estou moendo e preparando. Em relação a suporte/atendimento, infelizmente péssima (ainda não tive retorno) Se não fosse pelo tópico e o forúm, meu medo é que eu poderia ter danificado a máquina com a força do giro, pois dps que limpei, a força que faço para 4~6 bar é bem menor. Único lado ruim que vejo, mas novamente, a receptividade daqui e o histórico dessa postagem ajudaram demais. Evoluí muito rápido em espresso, pois minha experiência é 100% em coados.
  5. Depois dá uma olhada na graxa como ocorreu comigo e o Luciano. Dá uma checada na moagem, em 6 bar pra 30 segundos, acredito que faço menor força no giro.
  6. Fala galera, acho que última atualização. ARAM ainda não me respondeu. A parte do suporte me pediu desculpas, aparentemente o atelier ainda não deu feedback sobre meu caso e estão em alta demanda pelo lado de lá. Não vou levar de ficar batendo cabeça nisso, só pontuar que acho um gap um pouco chato isso, mas vamo que vamo. Fiquei estranhando demais a quantidade de granulação do meu Bravito e pressão do ARAM quando me baseava nas receitas e vídeos de outros usuários. Por fim, resolvi desmontar e montar meu bravito, como o ARAM. Em relação ao Bravito, tudo certo. Em relação ao ARAM.... Não sei quanto aos outros membros, mas estava com muita graxa. Isso estava entupido totalmente o medidor. Fico preocupado com a pressão que estava exercendo no equipamento. Tinha também em outras partes. Inclusive, havia dentro da cesta (?) que vai antes do naked. Enfim, tirei o excesso de boa parte, montei novamente, e para moagem 1,0v no café que estou, passou de sub extraído para super extraído. Não só senti o peso do giro agora, como os pistões começaram a levantar naturalmente, inclusive consegui ver o 9 bar. É, achava que era lenda urbana já. Vou pontuar isso para eles para não ocorrer com outros compradores, e provavelmente verificar se essa parte pequena ficou danificada por conta desse excesso.
  7. Bom dia, Elton. Acredito que não, pois o meu ARAM é do novo lote e aparentemente sofre disso. Hoje pela manhã ele se mostrou bem mais duro que ontem, subindo no máximo 4 bar. Realmente não to entendendo mais nada vou me atentar a todo processo se consigo perceber algo.
  8. Bom dia, pessoal. Algumas coisas que relataram, passei a observar também no meu medidor. Dia 2, mesma moagem do Bravito Relataram que após alguns usos, o Focus se abria. Fiz umas 6 extrações pela manhã (braço tava quase doendo já hauhauah), comecei a reparar que nas últimas, aonde o medidor não se mexia, simplesmente começou a mostrar 2, 4 e até 5 bar, como pontuou @Matheus Maurer. É possível que seja apenas um excesso da graxa. Na xícara, saiu uma café bem melhor agora que consigo a utilizar o medidor como referência. Ficou apenas levemente ácido, mas bem mais saboroso. Ainda não consigo levantar pra 6 bar. Fiz tbm outro teste, utilizando 0,40v, aonde não gravei. Ele chega até 6 bar, mas claramente com dificuldade enorme no giro. Quando percebi, já parei de girar e diminuí a velocidade. Na xícara, utilizando a receita novamente do Matheus, saiu super extraído. Ali, interpretei que deveria ser 9 bar, ao invés de mostrar 6. Não sei é o pensamento correto. Tbm cabei gravando o Naked. Agradeço a todos que estão dando dicas para melhor extração. Mesmo com certa dificuldade no medidor, o resultado na xícara melhorou drasticamente. Ainda estou à espera de resposta com a ARAM, mas irei relatar a eles sobre essa evolução, como possível problema com a quantidade de graxa.
  9. Bom dia, galera, só atualizando... Me atentei mais a compactação, como também na velocidade média que sugeriram. Aparentemente não é o problema. Não saiu o melhor café, mas bem menos ácido, se eu diminuir a velocidade. Entretanto, pouca diferença fez o medidor, ele realmente mal sobe mais que 2 bar, seja aumentando ou diminuindo o giro. Sigo ainda esperando resposta da ARAM em relação a isso. Também verifiquei se está ocorrendo de alguma forma canalização. Aparentemente não está, mas posso gravar caso alguém ainda ache que possa ser isso. Testando com 20 gramas.
  10. Fala, fiz alguns testes e filmagens após os relatos, pois já não sei se é minha falta de experiência, ou realmente o medidor está com algum problema. Em comparação ao vídeo que outro membro do forúm me enviou, parece-me que o meu medidor não está demonstrando a real situação. Vou deixar os vídeos e fotos. Ignorem os comentários se eu falei alguma besteira, estou tentando entender se está saindo a crema, se está pegando pressão mas não mostrando, ou se nada do que comentei realmente tem feito sentido. Vou aproveitar e enviar também a ARAM os vídeos que fiz. Se acharem necessário, também posso filmar apenas a saída embaixo, para ver se está rolando alguma canalização ou não. O intuito maior é saber se na minha situação, é um problema do ARAM, apenas do medidor, ou uma inexperiência total minha com essa máquina e espresso em geral. A, sobre o problema de vazamento, não teve sequer mais um. O problema possivelmente foi a quantidade mesmo de pressão que estava rolando antes, mas não chegou a mostrar 6 bar naquele tempo. Referencial da moagem: Bravito Moagem 1,03v: Bravito Moagem 1,0v:
  11. Fiz mais outros testes e comparei com alguns vídeos da ARAM com Focus. Testei 1.02v, 1.03v e 1.05v. Nelas não subiram a manivela do Focus após pressão (testando com 20g), de modo algum. Máximo subiu com 1v/0,40v, mas uma luta pra chegar em 4 bar, muito diferente do vídeo. Encomendei alguns grãos para continuar os testes e tentar gravar, mas em suma já vou tentar conversar com eles via Instagram. Também devo testar com um antigo K4 meu nesse fim de semana, para tirar a variável de poder ser moedor. Em questão de temperatura, estou passando duas vezes a 100 graus, pegando 90 ~ 92 graus internamente usando um medidor. Em questão de tempo, eu parei de observar assim que vi que o medidor não subia, passei então a focar nisso por hora. No quesito extração, achei bem ácido e quase sem crema, parece que ele não está recebendo pressão de alguma forma. Estou achando a passagem rápida da água no café. Não cheguei a checar a canalização ainda, mas estou fazendo com WDT, puck screen e tamper.
  12. Cabei fazendo mais testes. Em 1,02v ele no máximo sobe 2 bar se eu fizer mais força :/ em relação ao vazamento, só chegou quando realmente estava muito fino. Enfim, já mandei msg para eles, vamos ver.
  13. Vou testar dps novamente em 1,05v. Imaginei q seria fino, mas achei estranho o medidor não subir. Bem, vou testar com 22g tbm, mas já mandei msg para eles, caso tenham alguma instrução que possa resolver.
  14. Boa noite. Chegou meu ARAM, mas estou sentindo bastante resistência para chegar acima de 4 bar. Usando bravito em 1 volta e 3, ele parece não conseguir resistência, mas com 0,40v a manivela parece precisar bem mais de força comparado ao vídeos. Outra coisa que devo testar mais, mas estou percebendo um pequeno vazamento de água no focus. Não sei se estou fazendo algo de errado ou o problema é o usuário.
×
×
  • Criar Novo...