Bernardo B Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 A importância do nivelamento ... Canalização onde o nivel esta mais baixo, a água percorre o caminho do menor esforço. Observe na grande pressão final e repare como o puck "expande" quando a pressão diminui. Wrong extraction via McTube for YouTube. Correct extraction via McTube for YouTube. 12 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Uau, muito legal. Até que enfim alguém mostrou um filtro/porta-filtro transparente, não sei como eles fizeram. De repente estão testando com menos pressão. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Muito bacana mesmo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Excelente Bernardo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 muito bom Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Anderson Silva Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 Muito massa! O que foi aquilo ao final da extração ? A maquina suga a água? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 8 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2013 A válvula de 3-vias. Ela muda a rota de água da entrada para o grupo, para da entrada para a saída da válvula. A pressão no bolo está na faixa de 9 bar, portanto a água é "sugada" para fora. Na verdade isso só foi feito justamente para essa pressão do bolo ficar igual a atmosférica e o barista poder remover logo o porta-filtro sem tomar um banho de café. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 1-Interessante que a extração "correta" também tendeu a sair pelo lado esquerdo, talvez estivesse ligeiramente desnivelada a máquina. 2-Seria legal ver se o bolo se comporta diferente com uma pré-infusão, pois não ocorre expansão alguma do bolo durante a extração mostrada, e sim no final, quando não importa mais. Então aquelas teorias de o bolo expandir para tocar no tela dispersora (como recomendado em toda a parte para as Gaggias) parecem falácia. 3-Aquele nivelamento torto tá pra lá de exagerado. Nem um barista profissional consegue fazer assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Se olhares com cuidado (em tela cheia e maior resolução) veras qua na correta o bolo tem uma leve inclinação para a direita, e suspeito, que para atrás. Da para ver que a extração começa por aí. De fato o nivelamento certo não é nada fácil, eu tenho um tamper muito alto, que sobressai acima da borda e permite ver com muita precissão. Já fiz o teste de verificar com este após ter feito um calcado cuidadoso com os outros que tenho, e mostrou erros que eu não conseguia visualizar de outra maneira. Ainda, percebi que quanto mais força se aplica, maior a possibilidade de desnivelamento, por isso utilizo a batidinha da OE. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Muito legal o vídeo. Mais legal ainda seria se esse portafiltro/filtro fosse bottomless e tivesse um câmera filmando também por baixo! Concordo com o Rodrigo... Pra mim o que mais me impressionou foi o fato do bolo só se expandir no final da extração. O que até faz algum sentido na minha cabeça. Hehe Uma dúvida que eu tinha, talvez meio óbvia para quem tem um mínimo de experiência, foi respondida com esse vídeo: Após compactar o pó, quando se encaixa o portafiltro, o pó não deve tocar no dispersor de água, certo? Refazendo a pergunta: pode-se colocar e retirar o portafiltro no grupo com o pó compactado que ele vai ficar intacto? Pelo que entendi, o pó seco compactado não deve tocar no chuveiro, e se depois da extração ele ficar marcado pelo chuveiro, não indica sobredose, porque a expansão ocorre após o término da extração. Tá correto isso? Ainda, percebi que quanto mais força se aplica, maior a possibilidade de desnivelamento, por isso utilizo a batidinha da OE. O que seria essa "batidinha da OE"? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Se o bolo toca o chuveiro, quando giras o PF para apertar, o chuveiro irá alterar o bolo que estava bonitinho e preparado, certo ? Para testar se tem pó demais, se coloca o PF preparado e se retira (ainda seco), se tiver alguma marca na superfície é que tem pó demais e deve ser utilizado um filtro maior. Ainda, normalmente vai ser difícil de encaixar e de fechar o PF. E uma técnica de calcar, chamada Slap shot, e preconizada pela OE. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Nunca tinha visto esse vídeo mas sempre dei essa batidinha, é um costume meu adquirido da culinária, quando não tenho balança e tenho que medir por volume. Sempre é bom bater o copo ou xícara que se está usando para medir o pó para ter certeza que não existem bolhas de ar no meio, assim, o peso é sempre próximo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 9 Agosto 2013 Autor Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 Após nivelar com o tamper, ainda com este no lugar (e segurando com os polegares) dou uma batindinha (ou duas) mais, para ter certeza que o pó esta bem assentado. A isto é que chamo minha versão do Slap Shot. Obs: também utilizo um tamper de perfil bem alto que me permite verificar o nivelamento com maior precisão. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 9 Agosto 2013 Denunciar Share Postado 9 Agosto 2013 1-Interessante que a extração "correta" também tendeu a sair pelo lado esquerdo, talvez estivesse ligeiramente desnivelada a máquina. 2-Seria legal ver se o bolo se comporta diferente com uma pré-infusão, pois não ocorre expansão alguma do bolo durante a extração mostrada, e sim no final, quando não importa mais. Então aquelas teorias de o bolo expandir para tocar no tela dispersora (como recomendado em toda a parte para as Gaggias) parecem falácia. 3-Aquele nivelamento torto tá pra lá de exagerado. Nem um barista profissional consegue fazer assim. Pelo que da pra ver, o bolo só se expande quando não tem mais pressão. Na pré-infusão o bolo é molhado sem, ou com pouca pressão. Então imagino que deva expandir sim na pré-infusão. / ou não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Tem um vídeo novo e mais bem produzido que o Márcio me passou o link. Ele usa uma spring lever e dá para ver vem a PI e e extração. http://vimeo.com/89652511 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Uau! Aquele deslocamento do bolo pra cima é quando o pistão é empurrado pra cima pra água entrar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Exatamente, violento né? Acho que é por isso que falam para não calcar muito em máquina manuais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Muito violento. Fiquei impressionado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Sim, vácuo. A solução de travar o Portafiltro só quando começa entrar água pode ajudar... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Bacana! Depois dessa vou continuar a só fechar o PF quando a água começa a cair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Uma coisa interessante que faço na Velox. Quando tá lento demais o fluxo, pinga pinga, posso puxa um pouco a alavanca etc o vácuo parece "soltar" o bolo um pouco, e o fluxo aumenta. Claro que corro risco de canalização etc. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 22 Março 2014 Denunciar Share Postado 22 Março 2014 Verdade, também faço isso com a MCAL, se o fluxo está baixo eu puxo mais uma vez a alavanca e o fluxo aumenta bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Março 2014 Denunciar Share Postado 23 Março 2014 Excelente o vídeo! Não sei se vocês viram, mas na descrição tem um link para um site explicando o experimento: http://kostverlorenvaart.blogspot.nl/2014/03/stephen-sweenys-tpf-transparent.html Uma das constatações é de que se o tamper é justo no filtro, é melhor calcar mais leve. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 23 Junho 2014 Denunciar Share Postado 23 Junho 2014 Mais dois vídeos: Pelo que eu entendi, a conclusão é que com um tamper não tão justo, o bolo de café não é sugado pra cima pelo pistão. Hoje tive problema de canalização na Mini Gaggia. Fiquei pensando que o bolo deve ter sido sugado e ficou "desarrumado", porque quando olhei o bolo depois, tinha uma parte que estava com um baita afundamento. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Tem mais um interessante, diversas extrações na Pavoni: 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Bastante interessante mesmo Márcio, inúmeras possibilidades de extrações, de levantar o bolo, de pressionar, pré infusão, etc... fiquei na dúvida naquela extração que o bolo sobe, isso de alguma forma não prejudicaria a distribuição talvez ficando um pequeno vácuo em alguma parte do filtro? Penso que não seja correta a extração do bolo se deslocar dessa forma, mas é bem interessante como na Pavoni você pode brincar bastante... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 2 Julho 2014 Denunciar Share Postado 2 Julho 2014 Não é uma maneira de extração, é o vídeo que mostra o que acontece se levantar a alavanca com mais ou menos cuidado... Esse filtro transparente não mostra o que acontece no meio do bolo também, pode haver canalização mas mesmo assim parecer tudo OK pelas laterais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniesp Postado 25 Março 2015 Denunciar Share Postado 25 Março 2015 Alguém ja viu esse filtro transparente? Achei muito legal, agora quero ver se o resultado é bom:: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 25 Março 2015 Denunciar Share Postado 25 Março 2015 Esse vídeo está mais detalhado. Interessante quando forma o furo no bolo quando a bomba é desligada (extração 6) Vini o filtro é mais para mostrar/estudar o que acontece. Usar no dia a dia não deve aguentar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 25 Março 2015 Autor Denunciar Share Postado 25 Março 2015 Essa experiência do Tije tem uns dos anos, ele fez após a do Sweeney, o filtro e de acrílico e quebrou logo conforme esperado, mas foi bem interessante desde que mostrou que a dinâmica d'agua entrando a pressão é bem maior do que imaginávamos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas