Ir para conteúdo

Consumo de energia das HX´s

RogerioD

Postagens recomendadas

Tem sensor para parar tudo quando o tanque esvazia. Pior mesmo, se não tiver a bandeja ligada no esgoto, é que se o tanque estiver cheio, vai transbordar a bandeja e molhar tudo.

De qualquer maneira, se usa a máquina normalmente a desliga com tudo fechado (alavanca do grupo, válvula de vapor e de água quente). Não pode é alguém mexer nela fria e deixar aberto qualquer coisa.

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcio.

Muito interessante as observações.

Restaram algumas dúvidas. São elas:

Quanto tempo a R58 levou para estar pronta desde ligada e em temperatura inicial igual à temperatura ambiente?

Em quanto tempo se deram, de fato, as sessões intermediárias?

A caldeira de serviço esteve ligada durante todo o período?

O PID esteve em ação durante todo o tempo?

Link para o comentário

Putz, foi só uma estimativa... :) Medi o quanto gastou no aquecimento, depois parada, depois numa sessão. Bem mais ou menos...

Na verdade não fiz intermediárias, estimei! Posso te responder que ela levou 40 minutos para ficar pronta, com 2-3 flushes aos 30, 33 e 35. Caldeira de serviço é a de vapor? Sim, ligada. De fato, essa máquinas, para alguém que não vai usar leite depois da manhã, pode ser mais econômica ao desligar a caldeira de vapor.

O controlador fica atuando o tempo todo, mas não necessariamente ligando a resistência. Para ver isso só abrindo a lateral esquerda e observando os leds dos SSRs. Na verdade não sei se implementam PID mesmo ou algo mais "simples". Mas a máquina é bem estável. Mas... Acho que o grupo, na montagem padrão de termo-sifão, é ideal para um trocador de calor. Se eu fosse usar esse grupo com uma caldeira dedicada faria de outra maneira...

Márcio.

• Curtir 1
Link para o comentário

Ok Márcio.

Pedi a ECM essas informações sobre as máquinas Technika e Mechanika com TC e caldeira de 2,1 L e com caldeira simples de 0,5 L. Estamos aguardando a resposta do departamento técnico. Quando a tiver, publicarei aqui.

Apenas para acrescentar que a R58 possui uma resistência de 1400 W para cada caldeira, sendo a de serviço com 1,7 L e a de extração com 0,58 L, ambas feitas com cobre.

Nas ECMs, para a Technika e a Mechanika há caldeiras de 2,1 L com trocador de calor feitas em aço para os modelos com bomba rotatória e feitas em cobre para os modelos com bomba vibratória. E a simples de 0,5 L em aço e bomba vibratória da Classika. As resistência variam em potência em função da tensão da rede elétrica, desde 1200 W em 100 V até 1400 W em 230 V.

Imagino que os diferentes materiais empregados nas construções das caldeiras irão influenciar o tempo de aquecimento inicial. Só não sei se alterará severamente o consumo de energia.

• Curtir 1
Link para o comentário

Não sabia que a R58 tinha as 2 resistências de 1400w (pensava que a potência seria menor), mesmo os boilers sendo menores que das HXs prosumers e pelo que o Márcio relatou demora quase 40 minutos para estabilização completa, o consumo da R58 será bem maior que das HXs com boiler com tamanho médio de 2 litros?

Alex acho que a caldeira em aço é mais lenta para aquecer por completo do que o cobre porém depois de aquecida creio que seja mais estável.

Vamos aguardar para ver se a ECM tem essas informações e testes para lhe passar, seria interessante pois daria para fazer uma comparação média entre as prosumers HXs e Dual Boilers em relação ao consumo elétrico.

Link para o comentário

A R58 tem resistências de 1400W em 115V mas nunca liga as duas juntas. Talvez na máquina 220V sim.

A caldeira de inox não deve demorar mais que a de cobre no aquecimento inicial, pois a água é a mais lenta. Depois, o desempenho do trocador de calor sim, pode ser um pouco mais lento na recuperação, pois aí o metal é que transfere calor da caldeira para a água que entrar. Para a caldeira de vapor realmente não deve fazer grande diferença, até há um pouco mais de massa térmica que no cobre, pois além do inox ter capacidade maior, se usa paredes mais grossas do que nas de cobre.

Márcio.

Link para o comentário

• 7 months later...

no que toca consumo de energia, pode ser razoável deixar máquinas com isolamente na caldeira ligada a maior parte do dia. Digo isso me baseando na discussão acima.

Agora, e sobre calcificação, com água quente e parada por um longo período todos os dias? Acho que ninguém tocou neste assunto. Sei que o tópico é consumo de energia, mas se a diferença entre um método e outra for tênue este poderá servir como critério de desempate.

Link para o comentário

Creio que o problema de calcificação aqui no BR nossa água é menas agressiva, na minha só utilizo água mineral e não é uma água dura aqui em minha região, agora que estou de férias estou deixando ligada o dia todo e desligando só a noite

Link para o comentário

Roger, a sua máquina não está ligada direta na rede, já que possui bomba rotativa? Quando diz água mineral eu logo penso naquelas garrafinhas que se compra no supermercado, ou galão.

Link para o comentário

Infelizmente a minha não esta ligada na rede hídrica pq não tem encanamento, acho que até final do ano me mudo e terei um lugar específico ai sim ligado na rede, por enquanto uso o tanque da máquina que cabe 3 litros de água e a água eu pego desses galões de 20 litros, mas o consumo dessas máquinas é muito alto, devido aos flushs, back flushs e limpeza, tenho que encher a cada 2 dias, ou seja, vai uma água danada heheheh 

Link para o comentário

Mortari a água aqui vai ficar mais caro que o café rss, é que estou de férias, meu irmão também, então estamos tomando bastante e toda vez que uso faço o flush, back flush, vai uma água danada 

Link para o comentário

Salve Mortari

Quinze dias é período muito longo! Use menos água. Não mais que o necessário para três dias.

A cada duas ou três semanas, limpe o reservatório de água para evitar a proliferação de micro organismos.

Se o reservatório de tua máquina sair com facilidade, retire-o e lave-o sob água corrente, sem detergente. Esfregue o interior do reservatório com o lado fino de uma esponja que deverá ter uso exclusivo para essa limpeza, embebida em solução de 100 ml de água limpa acrescida de 5 gotas de água sanitária. O atrito será responsável pela remoção da maior parte de possíveis colônias. Enxágue bem.

• Curtir 4
Link para o comentário